Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 10 dez 2018, 12:11

Este fim-de-semana fiz a primeira viagem grande a pagar...
Usei cartão Galp com oferta dos 1500kWh, carreguei a sair de casa a 100%, no destino carreguei à borla e ao chegar a casa voltei a carregar a 80%.
Valores de carregamento nos PCR obtidos pela app: https://play.google.com/store/apps/deta ... uladorfree
Valor do carregamento em Santarém (2ª linha a contar de baixo) não está muito preciso porque o posto (ou carro) terminou o carregamento, como não fui eu com o cartão não vi o tempo e energia exatos...
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 10 dez 2018, 13:40

Eu quando fui a Lisboa na passada quinta-feira optei por usar o PCR da Cepsa em detrimento do da Galp, pois eles baixaram de 0,15€/min para 0,10€/min. Sem rapid gate vale a pena, Em 39m meti 26kW.h, ou seja ficou por 3,9€. Se fosse na Galp seria bem mais caro: 4,7€.

A Cepsa basicamente ajustou os preços em face da concorrência. É o mercado a funcionar :D
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 11 dez 2018, 13:21

mjr Escreveu:
10 dez 2018, 13:40
Eu quando fui a Lisboa na passada quinta-feira optei por usar o PCR da Cepsa em detrimento do da Galp,
Isso é fantástico! Uma pessoa poder dar-se ao luxo de escolher o PCR pelo operador!
Mostra que realmente a ocupação dos PCRs diminuiu...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por caz » 11 dez 2018, 13:50

Realmente como o comportamento muda...

Eu moro em Lisboa e tenho um PCN na minha rua. Durante o dia estão lá sempre carros a carregar (BEV e PHEV), mas estranhamente durante a noite (0h-8h) está muito mais vazio.

Pensava eu que seria normal as pessoas deixarem lá o carro durante a noite a carregar e de manhã iam buscá-lo com a bateria carregada.

Noutro dia por volta da meia noite fui dar uma volta pelos carregadores à volta. Apenas vi 3 carros a carregar: 1 BMW PHEV em Entrecampos, 1 Citroen Mehari na Av. EUA e um Leaf ao pé do Inatel... De resto, ou avariados ou livres...

Quando começar a ser pago com o preço do dia mais caro do que à noite, acho que as coisas vão mudar...

Qual a vossa experiência e opinião ?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov » 11 dez 2018, 16:20

caz Escreveu:
11 dez 2018, 13:50
Realmente como o comportamento muda...

Eu moro em Lisboa e tenho um PCN na minha rua. Durante o dia estão lá sempre carros a carregar (BEV e PHEV), mas estranhamente durante a noite (0h-8h) está muito mais vazio.

Pensava eu que seria normal as pessoas deixarem lá o carro durante a noite a carregar e de manhã iam buscá-lo com a bateria carregada.

Noutro dia por volta da meia noite fui dar uma volta pelos carregadores à volta. Apenas vi 3 carros a carregar: 1 BMW PHEV em Entrecampos, 1 Citroen Mehari na Av. EUA e um Leaf ao pé do Inatel... De resto, ou avariados ou livres...

Quando começar a ser pago com o preço do dia mais caro do que à noite, acho que as coisas vão mudar...

Qual a vossa experiência e opinião ?
Na minha zona, pelo contrário é à noite que vejo maior ocupação. Muitas vezes estão as 3 tomadas funcionais a serem usadas.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 11 dez 2018, 16:35

Na notícia cujo link coloquei falava em desconto no preço para carregamentos superiores aos 10 minutos. Como não consigo ler a notícia toda, estava a ver se alguém sabia mais alguma coisa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 11 dez 2018, 17:08

Acho que é uma questão matemática...

Preço antigo: 0,15€/min
Preço novo: 0,50€ + 0,10€/min

Carregamento de 10m:
Antigo: 10m x 0,15€/min = 1,5€
Novo: 0,5€ + 0,10€/min = 1,5€

ou seja, abaixo de 10m de carga o preço antigo era melhor, acima de 10m o novo preço é melhor.

Os preços são os publicados pela Mobi.e.

A UVE fez um comparativo entre os preços de novembro e dezembro:

https://www.facebook.com/uve.pt/posts/1422183337916939
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 11 dez 2018, 17:16

OK. Pensava que era algo como um preço por minuto até aos 10m e daí para a frente outro preço...

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 11 dez 2018, 18:48

mjr Escreveu:
01 nov 2018, 08:53
frankesousa Escreveu:
01 nov 2018, 01:58
No site da MobiE (na conta) já me apetece o cartão da EDP registado e como ativo mas ainda não recebi qualquer SMS ou outra notificação. Talvez assim já funcione. Pedi a ativação ontem às 20h.
Como é que a Mobi.e associou o cartão à tua conta? Será pelo NIF?
Para ajudar a quem tiver esta dúvida... hoje ligaram-me da GALP por uma questão de acesso à área de cliente deles para ver os consumos do cartão e disseram-me que os consumos teriam de ser visualizados na área pessoal da Mobi.e e que os cartões são "inseridos" na Mobi.e através do "cruzamento" do email e não do NIF! :roll:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa » 12 dez 2018, 00:39

Hoje precisei de fazer um carregamento em PCR no Noruega (estou em trabalho com um Leaf 30kWh alugado).

Em 5 min (bem, foram 10mim, 5 para me registar na area de cliente e mais 5 para perceber o que lá estava escrito em Norueguês :shifty: ) tinha a APP no meu android, cartão crédito registado e estava pronto a ativar o PCR.

Liguei a ChadeMo, cliquei em start na APP e voalá, carregamento em curso.

Foram 11 min de carga paguei 27,5 kr = 2,8€ (2,5kr / min já com todas as taxas e taxinhas, nem sei quais são, só sei que são 2,5kr = 0,26€ por minuto)
(não perguntem quanto carregou, porque foram só 5,5kW, até começou nos 45kW mas 1 min depois baixou para os 30kW, talez porque a bateria estava a 3ºC :shock: )
Posso ver o consumo na área de cliente na hora, e vão simplesmente debitar-me no cartão.

Vá, num pais em que o diesel custa 2€/L e que os ordenados serão umas 3x os nossos, 0,26€/ min é quase de borla.
E se consumir mais durante o mês (tem patamares) vai ficando mais barato.

Mas como nem tudo são rosas, e nós (Portugueses) temos de estar na frente de algo aqui vai o problema:
Na área onde estou (uns 15 km de diâmetro) para poder carregar nos vários PCR disponíveis tenho de ter 3 Apps, 3 registos, 3 faturas, etc etc porque é cada "OPC" por si. Nisso pelo menos o conceito da MobiE é bom.
Em tudo o resto, é uma porcaria. Os estrangeiros nem daqui a 50 anos vão conseguir carregar em Portugal, é um processo estupidamente complexo, demorado e doloroso.

Eu preferia ter 10 APPs no smartphone mas poder fazer o processo simples, rápido e transparente.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”