Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2019, 17:12

RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:01

Não conclui nada nem insinuei nada.
Mas agora que o vemos exaltado, se calhar serviu a carapuça a alguém...

Disclamer: eu comercializo baterias second-life, algo que influencia o valor futuro dos VEs e não quero nenhuma associação preocupada com o meu negócio.
Cada macaco no seu galho.
RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:19
Estamos a discutir isto pq alguém falou em lucro, só por isso.

Sustentabilidade é um jogo do longo prazo, não devemos dar ouvidos a OPCs que "choram" lucro ao mesmo tempo que continuam a investir.
Antes demais não estou exaltado, mais uma vez estas a tirar conclusões ou se quiseres a fazer suposições de uma coisa que não estas a presenciar. Um dos problemas da internet é não ter tom, portanto não sabes se o que escrevo é irritado, ou se me estou a rir da discussão. :think: Depois como não tenho nenhum negocio na área da ME (pelos vistos tu tens), nem faço parte de qualquer órgão da UVE (se tiveres dúvidas acerca disto existem muitos users do fórum que me conhecem) não tenho porque me exaltar. Não te passou pela cabeça que apenas ache o teu comentário desnecessário quando teu intuito é denegrir ou sugerir práticas improprias da UVE numa discussão sobre carregamentos?

Então como a sustentabilidade é um jogo a longo prazo e tu como "comerciante" de baterias quando eu te for comprar uma bateria em vez de ganhares os 40% que ganhas por seguir o preço de mercado, vais-me vender a bateria apenas com 5% lucro e com esses 5% de lucro vais pagar aos teus empregados, tirar o teu ordenado, pagar impostos, comprar consumíveis, pagar água, luz, seguros, medicina no trabalho, carros e todos os custos inerentes a ter uma empresa em funcionamento. :clap: É tão fácil fazermos contas ao dinheiro dos outros!

edit:

E quando fores a falência, não faz mal, porque vão aparecer outros e os carros vão sempre existir. ;)
Última edição por Nonnus em 26 mar 2019, 17:33, editado 2 vezes no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2019, 17:17

mjr Escreveu:
26 mar 2019, 16:34
Nonnus, acho que aqui o problema é a palavra "lucro". Se em vez de dizeres "dar lucro" disseres "não dar prejuízo" já não fere suscetibilidades...
OK, sermos hipócritas. :liar:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 17:33

Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 17:12
RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:01

Não conclui nada nem insinuei nada.
Mas agora que o vemos exaltado, se calhar serviu a carapuça a alguém...

Disclamer: eu comercializo baterias second-life, algo que influencia o valor futuro dos VEs e não quero nenhuma associação preocupada com o meu negócio.
Cada macaco no seu galho.
RNM Escreveu:
26 mar 2019, 16:19
Estamos a discutir isto pq alguém falou em lucro, só por isso.

Sustentabilidade é um jogo do longo prazo, não devemos dar ouvidos a OPCs que "choram" lucro ao mesmo tempo que continuam a investir.
Antes demais não estou exaltado, mais uma vez estas a tirar conclusões ou se quiseres a fazer suposições de uma coisa que não estas a presenciar. Um dos problemas da internet é não ter tom, portanto não sabes se o que escrevo é irritado, ou se me estou a rir da discussão. :think: Depois como não tenho nenhum negocio na área da ME (pelos vistos tu tens), nem faço parte de qualquer órgão da UVE (se tiveres dúvidas acerca disto existem muitos users do fórum que me conhecem) não tenho porque me exaltar. Não te passou pela cabeça que apenas ache o teu comentário desnecessário quando teu intuito é denegrir ou sugerir práticas improprias da UVE numa discussão sobre carregamentos?

Então como a sustentabilidade é um jogo a longo prazo e tu como "comerciante" de baterias quando eu te for comprar uma bateria em vez de ganhares os 40% que ganhas por seguir o preço de mercado, vais-me vender a bateria apenas com 5% lucro e com esses 5% de lucro vais pagar aos teus empregados, tirar o teu ordenado, pagar impostos, comprar consumíveis, pagar água, luz, seguros, medicina no trabalho, carros e todos os custos inerentes a ter uma empresa em funcionamento. :clap: É tão fácil fazermos contas ao dinheiro dos outros!
Eu não tenho jeito para falar de emoções, mea culpa.

Não deixo de achar admirável alguém interpretar e escrever TANTO quando eu escrevo tão poucas palavras.
"Não te passou pela cabeça" perguntar o que eu queria dizer com a frase que escrevi? Tira poupado tanta verboreia e interpretação ao lado!
Se calhar, mas só se calhar atenção, a frase era para ser interpretada à letra?

Em relação ao seu segundo paragrafo, continuo a dizer o mesmo: do meu negócio trato eu, cada macaco no seu galho.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2019, 17:50

Como tu não tens jeito para falar de emoções, eu não tenho jeito para deixar as coisas assim meio no ar e a qualquer momento dizer que afinal não era isso que eu estava a dizer, mea culpa.

E ficamos por aqui, que mais uma vez já escrevi demais... off-topic.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por RNM » 26 mar 2019, 19:36

Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 17:50
Como tu não tens jeito para falar de emoções, eu não tenho jeito para deixar as coisas assim meio no ar e a qualquer momento dizer que afinal não era isso que eu estava a dizer, mea culpa.

E ficamos por aqui, que mais uma vez já escrevi demais... off-topic.
Amigo, se está "meio no ar" peça clarificação, terei todo o gosto em esclarecer.


Voltando ao assunto dos carregamentos:
Tesla ~30 cents/kWh
Rede Mobie ~50 cents/kWh (com taxas, taxinhas, tachos e compadrios)

Alguém quer reclamar com alguém por causa disto?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1185
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 26 mar 2019, 19:52

RNM Escreveu:
26 mar 2019, 19:36
Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 17:50
Como tu não tens jeito para falar de emoções, eu não tenho jeito para deixar as coisas assim meio no ar e a qualquer momento dizer que afinal não era isso que eu estava a dizer, mea culpa.

E ficamos por aqui, que mais uma vez já escrevi demais... off-topic.
Amigo, se está "meio no ar" peça clarificação, terei todo o gosto em esclarecer.


Voltando ao assunto dos carregamentos:
Tesla ~30 cents/kWh
Rede Mobie ~50 cents/kWh (com taxas, taxinhas, tachos e compadrios)

Alguém quer reclamar com alguém por causa disto?
Talvez quando os PCR estiveres ocupado 85% do tempo (nao me refiro aos das cidades mas sim aos das AE), o preço baixe.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 26 mar 2019, 21:46

A comparação com a Tesla é completamente descabida pois a Tesla vende carros acima de 50k€ cujo margem facilmente acomoda o custo dos carregamentos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por ExistingJellyfish » 26 mar 2019, 22:06

mjr Escreveu:
26 mar 2019, 21:46
A comparação com a Tesla é completamente descabida pois a Tesla vende carros acima de 50k€ cujo margem facilmente acomoda o custo dos carregamentos.
Eu diria que têm mesmo a ver é com um verdadeiro investimento por parte da Tesla (até porque quantos mais postos houver mais carros eles conseguem vender) contra tachos e tachinhos na mobi.e
O governo financiou muitos destes postos todos por isso essa história dos opc estarem a perder/não conseguirem fazer dinheiro não encaixa muito bem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3010
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 26 mar 2019, 22:09

RNM Escreveu:
26 mar 2019, 19:36
Nonnus Escreveu:
26 mar 2019, 17:50
Como tu não tens jeito para falar de emoções, eu não tenho jeito para deixar as coisas assim meio no ar e a qualquer momento dizer que afinal não era isso que eu estava a dizer, mea culpa.

E ficamos por aqui, que mais uma vez já escrevi demais... off-topic.
Amigo, se está "meio no ar" peça clarificação, terei todo o gosto em esclarecer.


Voltando ao assunto dos carregamentos:
Tesla ~30 cents/kWh
Rede Mobie ~50 cents/kWh (com taxas, taxinhas, tachos e compadrios)

Alguém quer reclamar com alguém por causa disto?
Posso estar errado, mas tenho um feeling que és tu que esta exaltado (amigo?). Calma, que a discussão já acabou.

Bom, então pegando no exemplo da Tesla os primeiros utilizadores de VE´s deviam ter carregamentos de graça na rede Mobie para o resto da vida.

A Tesla vende carros e são essas vendas que suportam os SuC. Quando compras um Tesla não compras só o carro, compras uma rede de carregamento. Penso que não te estou a dar novidade nenhuma, pois já cá andas a mais tempo que eu. Quando queremos fazer comparações temos de analisar como um todo, e não apenas a parte que nos interessa, para fazer prevalecer a nossa ideia.

Embora o modelo de negocio dos SuC ao longo do tempo tenha sofrido algumas alterações, não me parece que possas comparar uma rede privada com uma rede publica. Existem carros que nunca vão pagar nos SuC, existem pessoas que nunca vão pagar nos SuC e agora quem compra um Tesla não paga durante nove meses. Achas que algum destes modelos pode ser transportado para a mobie? Havia de ser giro os impostos de todos os portugueses a suportar um rede de carregamento o resto da vida. Nem nos países mais ricos da Europa isto acontece quanto mais em Portugal.

Eu também gostava de não pagar carregamentos e andar o resto da vida de graça, mas também sei que isso não é sustentável para ninguém, nem para o país, porque existem muitas despesas. Se pagas serviços como a saúde e educação qual era a justificação para os carregamentos serem suportados pelo governo. Já vimos noutras situações, por exemplo as auto-estradas que são concessionadas que quem acaba por pagar 2x são os contribuintes, portanto na ME talvez seja melhor o modelo que temos.

Pegando no teu exemplo de negocio, arranjas-me uma bateria a preço de custo e ainda me ofereces a mão de obra. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 27 mar 2019, 00:31

Pessoalmente, em relação à estimativa dos 7 carregamentos para equilibrar as contas, teria os seguintes palpites a mandar:
  • Se os gestores que fizeram essas contas estiverem tão bem preparados como tudo o resto que temos visto nesta novela do pagamento dos PCRs, desde a facilidade em fazer os contratos, a grande dificuldade em ter um sistema pay-per-use, um pagamento anónimo ou um simples cartão pré-pago disponível na área de serviço, os 4 meses para enviar a factura, a publicidade ... não quero dizer enganosa, mas... Enfim, se esses gestores tiverem as suas contas tão bem pensadas como tudo isto... devem estar mesmo bem feitas.
  • Tenho a certeza que a cada OPC, sua estimativa...
  • Com o medo do desconhecido, mais vale fazer as contas a favor da empresa, e se a minha preparação não for grande, é melhor exagerar bastante.
  • Já ouvimos falar em OPCs que falam em amortização a 2 anos e outros 4 anos... Mesmo supondo que um PCR está obsoleto em 2 anos, o que não faz sentido... terá um valor de sucata, não? E bastante elevado... E quantos custos foram financiados...
  • Vamos ter de ter TODOS os PCRs a fazer 7CR/dia? É que haverão os que fazem 40... e se calhar, pode haver 1 num grande centro urbano por cada 1 no interior.
De resto, não estou preocupado com o preço no presente, não quero saber se é um roubo, não me parece que seja a questão mais importante neste momento. Mais importante, para já, é a legislação.

Com a máxima cordialidade, não estou de acordo com as pessoas que acham que a legislação está bem e que estamos mais avançados que França, RU, etc...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”