Regulamento da Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 18:24

BrunoAlves Escreveu:
21 set 2019, 18:07
Eu sei disso. Não tenho é a certeza que essa "vantagem" seja vantajosa (passe a redundância) para o consumidor.

É assim tão importante termos 20 OPC registados? É assim tão diferente de outra área de negócio qualquer, onde quem mais disponibiliza (regra geral) mais preponderância tem no mercado?
Eu acho super importante. Os exemplos que falas são de redes de PCR e para termos mobilidade elétrica massificado (como vemos nos outros países) temos de ter também PCN. Investir num PCR é dificil para um dono de um restaurante, parque de estacionamento, hotel, pequena freguesia, ... mas investir num PCN já não é a mesma coisa.

E estes micro investimento podem fazer muita diferença. Mas para que isso aconteça é necessário não existirem custos mensais elevados, porque senão as receitas não vão cobrir os custos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 21 set 2019, 18:41

mjr Escreveu:
21 set 2019, 18:13
Pressões por parte da inominável para alterar o modelo não têm faltado, de facto. Curiosamente muitos dizem que este modelo foi feito à medida dela, quando não podia estar mais longe da verdade.
Não percebo onde queres chegar. Aqui estamos a dar as nossas opiniões sobre o regulamento (inevitavelmente sobre o modelo, os tópicos sobrepõem-se).
Não falei da EDP, nem de qualquer outra entidade.
Mas falando, é preciso o fim da MobiE (se quiserem manter o tacho, que os mantenham a dar o estado dos postos que para pouco mais servem), liberalização total do fornecimento de energia nos pontos de carregamento.
A chargemap anunciou recentemente mais 3200 postos em países europeus (mais 3200, a somar aos muitos milhares que já têm) compatíveis com a sua app/rfid. Um agregador. Há "n" na Europa. Todos operam em toda a Europa, menos em Portugal.

Em relação aos pequenos negócios, se pudessem comprar um pcn por 2000€ e vender (ou oferecer!) o carregamento (naturalmente já comprou a energia algures), custa-me a perceber onde é que isso é mais complexo do que ter de ter um OPC (que é mais uma entidade a ganhar dinheiro no circuito), mais taxas e ainda sustentar uma MobiE e uma pilha de CEMEs.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 19:05

A vantagem deste modelo não é a MobiE, mas sim existir uma tarifa especial para a mobilidade elétrica, que reduz o custo fixo. Não sei o custo do PCN se são os 2000 que falas ou os 5000 que o mjr fala (acho com obras deve ser mais do que ambos), mas o termo fixo de potencia são 55€ por mês para ter um carregador dos novos.

Não estou a ver como se consegue rentabilizar um PCN pagando este valor... (mais o custo de energia)

Era preciso ter um valor muito elevado por kWh e muita utilização... ou seja uma equação impossível (a não ser para a EDP, que retira do bolso esquerdo (edp comercial) e coloca no bolso direito (edp distribuição)

No meu entender a EDP comercial deveria ser impossibilitada de estar neste mercado, ou ter restrições regulamentares muito fortes

Lembro-me de ver um filme do Bjorn que referia que na Noruega também não existiam termos fixos de potência para a mobilidade elétrica. Por isso é que vemos carregadores em todo o lado.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por mjr » 21 set 2019, 19:20

Ser mais simples não garante ser o mais adequado ou justo.

Falei na EDP porque às vezes parece que quem não é contra este modelo está a defender a EDP, quando é exatamente o contrário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 21 set 2019, 21:14

mjr Escreveu:
21 set 2019, 19:20
Ser mais simples não garante ser o mais adequado ou justo.

Falei na EDP porque às vezes parece que quem não é contra este modelo está a defender a EDP, quando é exatamente o contrário.
Concordo totalmente contigo. Este modelo até está bem pensado e não vejo grandes inconvenientes. O que me choca mais é a taxa que a Mobie quer cobrar.

Se a Mobie quer promover a existência de VE, então os seus objectivos/rentabilidade deveriam estar alinhados com a existência de mais VE e carregamentos. Não assumir nenhum risco, e dividir os seus custos pelos OPC, parece-me a melhor forma de afastar potenciais investidores. Perdoar as taxas agora para cobrar mais tarde, não serve para nada, pois os OPC deveriam investir no médio/longo prazo e percebem que têm um risco enorme à frente.

A Mobie deveria ter uma taxa variável (%) por cada carregamento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2019, 00:00

Vamos lá a ver uma coisa...

Ninguém discute (bem, ninguém é muita gente e eu sou só eu) que o fornecimento tem de ser pago. Com todas as regras do sector.

A palavra chave e escondida parece ser EDP, tipo bicho papão. A santa casa é que não são de certeza.

Quando eu defendo liberalização total do fornecimento, vem exactamente do princípio em que todos os tachos já estão satisfeitos. A EDP já forneceu, seja a quem for! "Ah porque és uma besta a falar de favores e este modelo é muito democrático e tal". Não meus amigos. Criaram-se foi NOVOS tachos com este modelo. *cof cof* mobiletric *cof cof* Não existem antes, têm uma portada de postos oferecidos NAS CIDADES PRINCIPAIS e agora é só rentabilizar, mais que qualquer outro operador.
É injusto? Pois, ninguém me garante que se no concurso original a EDP tem ganho como estava antes de "problemas com assinaturas", o utilizador (EU!) não estaria melhor. É que os postos da EDP sempre estiveram à potência máxima com AC+DC e os da mobiletric sempre estiveram nos 40kW e...........
É quem é que ficou com os postos das cidades do interior?

Sejamos práticos!
Na "cena" do pequeno negócio, o abastecimento de energia já lá está. O shopping já tem PT, a Churrasqueira Rocha já tem energia suficiente. Já tinham, porra!
Nos PCR, o investimento devia ser promover pelo menos DOIS! Um PT, média tensão, dois PCR pelo menos. Em vez de oferecer postos à mobiletric em Lisboa e Porto, para abastecimento em baixa tensão e sem permitir pelo menos AC+DC ao mesmo tempo. E entendo, então se o posto foi de borla, porque é que iriam pagar mais para que hajam eventualmente 2 CEME a chuchar rendimento ao mesmo tempo, sem investir 1 cêntimo?

Tem vantagens? Pode ter. Diluem-se na oportunidade de trapaça ao utilizador. Lembro a factura de quase 100€ discutida no ENVE por utilização num PCN.
"ah que o utilizador é burro". Sim, como se não fosse ilegal fornecer um serviço sem saber quanto se vai pagar

Edit: e como aquilo que eu defendo já existe nos postos de acesso privado, será só uma questão de o migrar para o "geral"
Última edição por BrunoAlves em 22 set 2019, 09:06, editado 4 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2019, 00:04

caz Escreveu:
21 set 2019, 21:14
A Mobie deveria ser extinta
Corrigi para ti
De nada :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 set 2019, 12:44

Vamos recentrar o tópico. Este tópico é para darmos contribuições de como poderíamos melhorar o regulamento da mobilidade elétrica.

Hoje temos um modelo que tem vantagens e desvantagens. Acho que é praticamente impossível acabar com a Mobie e acho que não é isso que nos vai trazer mais pontos de carregamento, pois o problema não é em existir uma única rede gerida por uma única entidade ou muitas redes.

O problema é existirem condições que tornem o investimento atrativo para os investidores (quer atuais, quer futuros interessados). O modelo atual até tem a vantagem de alguém colocar um posto de carregamento, ligar à rede e já tem tudo a funcionar. Não precisa de tratar da faturação, da energia,...

A questão de fundo é que este mercado é ainda pequeno e tem futuro incerto. Na nossa cabeça gostávamos de ver a migração de todos os ICE para VE, mas para a cabeça dum investidor o mercado atual é pequeno e no futuro é incerto.

Daí ser completamente diferente ter custos recorrentes baixos ou não. Se tiver custos recorrentes baixos, existem investidores que arriscam o seu investimento e sabem que mais cedo ou mais tarde irão ter retorno do seu investimento. Se tiver custos recorrentes elevados então é mais difícil arriscar, porque, para além do investimento inicial, vai existir um período em que estão a perder dinheiro todos os meses e eventualmente o posto de carregamento irá ter tráfego suficiente que cubra os custos.

Mas para a MobiE, EDP Distribuição, REN, ... também é melhor terem muitos pontos de carregamento do que poucos. O único custo que têm são os cartões de dados. A meu ver, para não existirem desculpas para a Mobie cobrar taxas aos OPC, deveriam ser os OPC a suportar os custos dos cartões (que é um valor ridículo)

Se as taxas da Mobie, passarem a ser cobradas directamente nos carregamentos e todos os consumos relativos aos postos fosse cobrada com a TAR de mobilidade elétrica, tudo seria mais simples e diminuiria o risco do investimento.

Todos ficariam a ganhar e nós teríamos muitos mais pontos de carregamento.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por BrunoFonseca » 22 set 2019, 12:56

caz Escreveu:
22 set 2019, 12:44
Vamos recentrar o tópico. Este tópico é para darmos contribuições de como poderíamos melhorar o regulamento da mobilidade elétrica.

Hoje temos um modelo que tem vantagens e desvantagens. Acho que é praticamente impossível acabar com a Mobie e acho que não é isso que nos vai trazer mais pontos de carregamento, pois o problema não é em existir uma única rede gerida por uma única entidade ou muitas redes.

O problema é existirem condições que tornem o investimento atrativo para os investidores (quer atuais, quer futuros interessados). O modelo atual até tem a vantagem de alguém colocar um posto de carregamento, ligar à rede e já tem tudo a funcionar. Não precisa de tratar da faturação, da energia,...

A questão de fundo é que este mercado é ainda pequeno e tem futuro incerto. Na nossa cabeça gostávamos de ver a migração de todos os ICE para VE, mas para a cabeça dum investidor o mercado atual é pequeno e no futuro é incerto.

Daí ser completamente diferente ter custos recorrentes baixos ou não. Se tiver custos recorrentes baixos, existem investidores que arriscam o seu investimento e sabem que mais cedo ou mais tarde irão ter retorno do seu investimento. Se tiver custos recorrentes elevados então é mais difícil arriscar, porque, para além do investimento inicial, vai existir um período em que estão a perder dinheiro todos os meses e eventualmente o posto de carregamento irá ter tráfego suficiente que cubra os custos.

Mas para a MobiE, EDP Distribuição, REN, ... também é melhor terem muitos pontos de carregamento do que poucos. O único custo que têm são os cartões de dados. A meu ver, para não existirem desculpas para a Mobie cobrar taxas aos OPC, deveriam ser os OPC a suportar os custos dos cartões (que é um valor ridículo)

Se as taxas da Mobie, passarem a ser cobradas directamente nos carregamentos e todos os consumos relativos aos postos fosse cobrada com a TAR de mobilidade elétrica, tudo seria mais simples e diminuiria o risco do investimento.

Todos ficariam a ganhar e nós teríamos muitos mais pontos de carregamento.
Concordo com tudo o que dizes excepto:
"...deveriam ser os OPC a suportar os custos dos cartões..." Os cartões são dos CEME
Acrescento ainda retirar da equação as garantias bancárias de 2.000€ por posto de 4 em 4 meses.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica

Mensagem por caz » 22 set 2019, 15:14

Os custos dos cartões M2M têm um valor ridículo e deixa de haver desculpa para a mobie cobrar taxas aos OPC.

Obviamente as garantias não fazem nenhum sentido de não existirem pagamento dos OPC a ninguém

Adicionalmente, o estado deveria acabar com os incentivo aos VE, para 1000 pessoas por ano, e usar esse dinheiro para colocar postos de carregamento rápido no interior do país.

Responder

Voltar para “Carregamento”