Não estávamos a falar de PCR. Estávamos a falar de carregamento AC, do carregamento de comodidade. Esse é que se tornou um luxo em Portugal.BrunoFonseca Escreveu: ↑06 jun 2024, 10:26Certamente que existindo postos de 22kW não me vou meter num pcr.
A vastíssima maioria do parque automóvel carrega a max 11kW e a realidade é que é dificílimo carregar abaixo de 40cts/kWh (menos nos "fora do modelo" do Continente). Se for um VE monofásico então, cruzes canhoto...
Ainda no outro dia tive uma conversa deste género com um utilizador no FB: é preciso mais experiência em "enxuflar" a type2 no carro e menos diz-que-disse. Eu carrego *sempre* mais barato em Espanha do que cá. Em França já não vou há algum tempo mas tenho lá familiares e estou "em cima do assunto", facilmente mais barato que em Espanha. Estando lá e querendo carregar procuramos. E ao contrário de cá, é fácil comparar preços porque são finais.BrunoFonseca Escreveu: ↑06 jun 2024, 10:26Não tenho grande experiência em carregar no estrangeiro, mas tenho muitas dificuldades em encontrar esses preços que indicas nas várias apps.
Espanha:
- Parques Telpark: 30cts/kWh
- Mercadona/Iberdrola: 25cts/kWh
- Zunder: 28-34cts/kWh
- Wenea: 28-39cts/kWh
- Enel X, Iberdrola: 39cts/kWh
O que é que estes preços não têm? Tempo. Não são variáveis consoante a hora do dia, o carro ou a literacia do utilizador.
Isto sim é um assalto e curiosamente não vejo revoltas e críticas a isto. Custo de 35cts/kWh + 0,18€/min e o posto apenas debita 120A! Em >90% do parque de VEs, carrega mais devagar que os velhinhos PCR de 2016!
A uma potência média de 42kW, carregar 1h (por limitação do posto!) custa 59cts/kWh só da componente OPC!!!
Mete-lhe mais 25-30cts/kWh do CEME e digam-me lá onde é que se carrega mais caro que isto a menos de 50kW noutro país Europeu.
Sinceramente parece-me que te alheias da realidade para justificar a tua visão da "coisa".BrunoFonseca Escreveu: ↑05 jun 2024, 11:37Sinceramente parece-me que tentam encontar problemas onde eles não existem.
Em lado nenhum diz que o opc nao pode colocar uma tarifa em kWh, existindo casos reais.
Apenas 4% dos PCN do país cobram apenas por kWh. Isso quer dizer que 96% cobram por tempo! Lá fora virtualmente tudo cobra por kWh.
Não será de considerar, talvez, que é o modelo que potencia isso uma vez que o OPC, ao contrário de todo o mundo, não faz negócio da venda de energia? Experimenta só considerar essa hipótese...