Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3308
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2024, 19:00

A minha maneira de pensar é olhando para o meu caso. Em 7 anos de associado nunca tirei nenhum proveito direto sem ser este. A partir do momento que não me revejo naquilo que a UVE defende, então passo a pagar 25€ por ano para ter um desconto quando uso o CEME EDP.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1230
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2024, 20:58

É a tua, logo não podes generalizar e dizer que tens de dividir os 25€ da quota pelos carregamento.

...até pq este protocolo n é o unico benefício (para além do que já referi)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3308
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2024, 21:05

Pois não podemos generalizar, tens razão. Para o bem, ou para o mal a maioria dos detentores de carro eléctricos e utilizadores da rede pública não são sócios da UVE. Logo generalizar esse exemplo por parte da UVE é errado. 😉

Resumindo, no geral continuamos longe dos 3.2€.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1230
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 01 nov 2024, 21:49

Nonnus Escreveu:
01 nov 2024, 21:05
Pois não podemos generalizar, tens razão. Para o bem, ou para o mal a maioria dos detentores de carro eléctricos e utilizadores da rede pública não são sócios da UVE. Logo generalizar esse exemplo por parte da UVE é errado. 😉

Resumindo, no geral continuamos longe dos 3.2€.
É um artigo uve para os seus associados.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3308
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 nov 2024, 23:19

mjr Escreveu:
31 out 2024, 15:44
Aqui estão os dados, a meu ver, mais fiáveis sobre o custo de carregar 100km em Portugal:

https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2024, 21:49
É um artigo uve para os seus associados.
Certo. Então continuamos com exemplos de preços que não são para a maioria e não correspondem a realidade dessa maioria.

Voltamos a cair para meio da tabela para baixo em comparação com muitos países com um nível de vida muito melhor.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6487
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2024, 23:58

Nonnus Escreveu:
01 nov 2024, 23:19
Certo. Então continuamos com exemplos de preços que não são para a maioria e não correspondem a realidade dessa maioria.

Voltamos a cair para meio da tabela para baixo em comparação com muitos países com um nível de vida muito melhor.
No fundo é o resumo das últimas (largas) páginas de discussão neste tópico: todas as opiniões são válidas desde que sejam as que o Bruno apresenta.
BrunoFonseca Escreveu:
01 nov 2024, 11:27
A tua forma de pensar está errada
É bom quando a UVE faz parte da solução (mesmo que do ponto de vista economicista não faça sentido - e na tabela do EAFO estou em crer que não estariam a avaliar a "missão"...), quando não faz é de ignorar e não estás a ver o panorama e coise... :doh:

Neste caso particular, nesta discussão particular, a posição de Portugal no panorama da média de carregamento, temos de considerar 25€/ano para estar a meio da tabela. Mas nem interessa não considerar essa situação de não pagar os 25€/ano e descer vários degraus na classificação. Nada disso, se não os pagas é porque "inclui-justificacão-para-seres-outra-vez-utilizador-de-segunda".

Novamente, este modelo serve só e apenas os "utilizadores de primeira". Todos os outros são de segunda e só não vêm "a missão" 🤷

Edit: estou novamente em viagem de id3 e mesmo com um tarifário informado "tipo UVE-EDP" não consigo carregamentos de oportunidade enquanto o carro espera por mim mais baratos do que faço fora de Portugal. Mas de certeza que é culpa minha e do carro que trago.... :doh:

Edit2: esta discussão só se pode ter de forma séria quando a Mobie deixar de tratar os CEME por números. Porque estou em crer que a vasta maioria dos utilizadores paga muito, muito mais que a minoria informada que se tenta "pintar" como a norma
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3308
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 02 nov 2024, 10:08

BrunoAlves Escreveu:
01 nov 2024, 23:58

Edit2: esta discussão só se pode ter de forma séria quando a Mobie deixar de tratar os CEME por números. Porque estou em crer que a vasta maioria dos utilizadores paga muito, muito mais que a minoria informada que se tenta "pintar" como a norma
Não tenhas dúvidas. Tu, tal como eu que andamos por aí nos Facebook da vida acerca deste assunto, basta ver o número de pessoas que apenas conhece a miio, a quantidade de pessoas que não sabe o que é e para que serve um CEME, a quantidade de pessoas que pensa que o cartão único é mesmo único.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1782
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 nov 2024, 00:32

Hoje aconteceu-me uma situação caricata no posto CTB-00030. Quando cheguei não estava ninguém e pus o carro à carga, consegui 46kW num posto de 50kW o que achei excelente. Qual não foi o meu espanto quando estacionou um Tesla ao meu lado, ligou a ficha CCS e eu passei a receber 25kW. Ou seja, com 2 carros em DC o posto divide os 50kW por 2. Eu até conseguiria perceber se o posto fosse cobrado ao kWh, mas não, como é habitual por estas bandas o OPC (Powerdot) tem um tarifário de €0,10/min. Se isto não é chular é o quê?

Claro que os defensores do modelo vão dizer que não tem nada a ver com este, é uma opção do OPC. É estranho é que o que vejo pela Europa fora são preços por kWh, onde pelo menos não podem fazer estas falcatruas. Será que o nosso modelo não força os OPC a cobrarem por minuto? Dá-me mesmo essa impressão...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

LFN
Mensagens: 410
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 nov 2024, 01:54

Claro que força.

kWh é uma unidade de energia, quem vende energia em Portugal são os CEME, não são os OPC.

Os OPC vendem acesso aos seus postos, e isso naturalmente mede-se por tempo.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3308
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 04 nov 2024, 08:05

Isso é tudo falta de visão e estratégia comercial.

Como foi dito se o OPC não pode vender energia por muito que nos custe e não concordemos, olhando para a "coisa" está correcto. Então na factura vai aparecer que o OPC cobra ao kWh quando na realidade ele aluga o posto?

O kWh são negócios de CEME.🫛

Não é só errado, como oportunismo. Dividir a potência por dois carros e cobrar por tempo. É tentar rentabilizar o posto ao máximo prejudicando o uve.

Não é culpa do modelo (na minha opinião é, é o modelo que indirectamente obriga que seja assim), mas nesta situação se calhar também podemos usar o argumento usado por aqueles que o defendem -"Mas o modelo permite". O melhor modelo do mundo é tão flexível que permite esse tipo de coisas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Carregamento”