Mobi.e - é a altura de pressionar

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
carlomarques
Mensagens: 10
Registado: 14 set 2015, 14:28
Data de fabrico: 01 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por carlomarques » 18 set 2015, 17:27

Colegas, temos de manter o ímpeto.
Baixar os braços e entrar em desanimo a que não. Sempre me disseram "Quem não chora, não mama", e é assim mesmo!

Protestar junto das entidades correctas, apresentar baixo assinados, projectos de lei, queixas, manifestações, etc.

Da minha parte vou continuar a procurar trabalhar neste problema, mas seria muito melhor se houvesse uma acção concertada.
No ultimo encontro dos veículos eléctricos teria sido perfeito para reunir umas centenas de assinaturas para apresentar um protesto conjunto. Não foi desta, talvez da próxima.

Como disse na mensagem inicial: esgotei alguns dos meios que tinha de protestar, e por isso peço sugestões (especificamente nomes e moradas) de vias para continuar a malhar no ferro.

Sem querer ofender ninguém, o objectivo é ter uma rede operacional. Afinal quem foi que financiou este projecto não fomos nós.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por Fil » 18 set 2015, 18:42

Estou de acordo consigo Carlos, e tudo o que referiu eu também já fiz, não sei o que fazer mais. Até para o ministério do ambiente enviei mails a demonstrar o problema. Nunca se baixam os braços, isso é assumir a derrota, mas também é preciso concentrar as forças onde são necessárias. As respostas costumam ser evasivas e pouco precisas... aceito as sugestões que forem aparecendo e de tudo tento, mas foi como referi, já não sei para quem ligar ou enviar mails. A mobi.e responde que até ao fim do ano vamos ter pcr's e afins, cá estaremos para ver, e muitos vão passando as responsabilidades para o lado. Pelo que percebemos, os postos das localidades são revistos totalmente, quando se fazem concentrações/encontros de veículos eléctricos, pelo menos foi o que aconteceu no parque das nações. Estou (estamos) cá para ajudar, mas não sei mais o que fazer.

snowman
Proprietário i3
Mensagens: 142
Registado: 03 mar 2015, 18:27
Data de fabrico: 20 jun 2015

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por snowman » 18 set 2015, 18:55

Fil Escreveu:Estou de acordo consigo Carlos, e tudo o que referiu eu também já fiz, não sei o que fazer mais. Até para o ministério do ambiente enviei mails a demonstrar o problema. Nunca se baixam os braços, isso é assumir a derrota, mas também é preciso concentrar as forças onde são necessárias. As respostas costumam ser evasivas e pouco precisas... aceito as sugestões que forem aparecendo e de tudo tento, mas foi como referi, já não sei para quem ligar ou enviar mails. A mobi.e responde que até ao fim do ano vamos ter pcr's e afins, cá estaremos para ver, e muitos vão passando as responsabilidades para o lado. Pelo que percebemos, os postos das localidades são revistos totalmente, quando se fazem concentrações/encontros de veículos eléctricos, pelo menos foi o que aconteceu no parque das nações. Estou (estamos) cá para ajudar, mas não sei mais o que fazer.
Boa tarde.
Parece-me adequado eleger uma minuta para cada situação a reivindicar, digamos assim. Alguns por aqui já fizeram textos excelentes, passíveis de uso em várias situações. Cada um de nós pode fazer cópia do texto (minuta) eleito e envia pessoalmente para o endereço/localidade/entidade visada. Ao mesmo tempo poderemos ter uma palavra a dizer como Associação de Utilizadores, tornando ainda mais visível e regular a concentração de VE's em vários pontos do País, estratégicos e bem calendarizados.

Uma localidade com muitos utilizadores de VE's deve ter uma rede de carregamento diferente de uma localidade sem utilizadores. Mas esta última pode ser alvo de encontro de VE's chamando a atenção da tutela e agilizando a colocação de PC's onde não os há e onde estão inoperacionais...

Lembram-se daquelas localidades onde as pessoas estão longe do centro de Saúde, sem dinheiro para o táxi ou transporte para o Centro de Saúde? E se tivessem um VE da autarquia para esse fim e outros de carácter solidário? Enquanto espera pelos utentes fica a carregar...

Bom, aqui fica um contributo simples e idealista, pode ser que se aproveite qualquer coisa...

Abraço.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por Fil » 18 set 2015, 19:07

A ideia parece-me boa, mas se fizermos todos o mesmo texto não terá o mesmo impacto do que cada utilizador ter um texto diferente. Eu tenho 3 ou 4 textos, e são esses que envio conforme a situação. Pedi ajuda aqui a um forista, e baseando-me no texto enviado, elaborei um diferente.

Essa ideia para as localidades mais remotas é muito boa, mas para isso é preciso sensibilizar os municípios, que de uma forma geral não têm um cêntimo para gastar fora do orçamento. Mas sem tentarmos não acontece nada, isso é garantido.

Os encontros VE's que se vão fazendo pelo país fora têm essa componente, de demonstrar que os veículos existem e das necessidades que têm.

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por fjma » 18 set 2015, 19:23

Arrisco-me a dizer que se existisse uma plataforma, suportada ou não por uma/várias associações ligadas aos VEs ou de simples entusiastas, de notícias, técnicas ou sociais, sobre VEs que tivesse conteúdos fidedignos, bem elaborados e com matérias interessantes provavelmente iria captar atenções e porventura ganhar algum relevo no panorama nacional. Imaginem um pplware para VEs.
Neste momento para além deste local e do NovaEnergia não há outros pontos de informação privilegiada, coerente e consistente. Atenção que não estou a tirar o mérito a estes projectos (bem pelo contrário) apenas acho que se fosse elaborado um projecto um pouco diferente provavelmente chegaríamos a uma plataforma com mais força e mais objectividade.
Mas para isto é preciso pôr mãos à obra porque não acontece do ar da vida nem gratuitamente.
Haver vontade e ideias de como o desenvolver era um bom começo :)

carlomarques
Mensagens: 10
Registado: 14 set 2015, 14:28
Data de fabrico: 01 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por carlomarques » 20 set 2015, 19:50

Sim, minutas, com fundamentos legais e instruções de como fazer pressão é uma boa ideia. Mesmo que cada um coloque o seu cunho.
A APVE deveria ser o projecto ideal para promover esta luta. Fazer outro projecto não esvazia o da APVE?

E contactos dentro da Mobi.e? Alguém tem?
Ou dentro da EDP?

A pressão tem de ser feita sobre quem decide, ou neste caso, quem atravanca o processo. É a EDP? É a Mobi.e? A SOGERME?

Temos armas a disposição, temos é de saber onde está o alvo.

Por exemplo, a EDP tem um provedor do cliente. Pode-se apelar a ele.
A Mobi.e presta um serviço. Não será obrigada a ter um livro amarelo?
Pode um abaixo assinado sensibilizar o governante? Afinal estamos em tempo de eleições.
A APVE tem força, ou é só um verbo de encher?
Agora ironicamente:Chamamos a TVI e fazemos uma novela? Ou a CMTV e encomendamos uma piza?

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por Batotinha » 21 set 2015, 10:38

carlomarques Escreveu:A APVE tem força, ou é só um verbo de encher?
Agora ironicamente:Chamamos a TVI e fazemos uma novela? Ou a CMTV e encomendamos uma piza?
Confesso que depois de 4 anos a "bater" na promoção da mobilidade eléctrica, às vezes já me faltam as forças para persistir. É claro que outros ainda tem sido mais eficientes do que eu. Mas muitos precisam fazer um pouco mais. Por isso a citação :cry:

As empresas que estiveram representadas em Barcelos no último encontro, podem e devem agora, junto da edilidade, "malhar" o ferro. E nós tb
O Município só tem a ganhar, se fizer uma discriminação positiva em relação aos eléctricos. Garanto-vos que Barcelos tem jardins lindíssimos. Não os visita-mos no encontro, mas estão lá. É uma tradição que eu me lembro de ver desde os anos 70/80 do séc. passado. Aquela Av. já na altura era vistosa. Hoje (ver link) https://photos.google.com/share/AF1QipM ... t4NTZhcEpR
ainda ficava mais bonita, se preservassem/reservassem aquele quadro para acesso as VE. O Tripeiro esteve lá a fazer turismo, (muitos mais poderiam fazê-lo) ao longo do ano, se o Município quisesse. Ganhava o turismo o ambiente e a saúde dos residentes. Por via indirecta os políticos deveriam ganhar tb. Parece que não estão a ver isso.
Repare-se que no caso, não é necessário acrescentar mais nada. Falta só aceitar o facto de que os VE tem muitas outras vantagens, que os CI tem.
Se tiverem que colocar um parquímetro no local, que o façam. Mas deixem as tomadas livres!
Tal como o tripeiro, que foi do Porto a Barcelos, para fazer turismo, muitos outros o farão se lá estiver o quadro.
As instituições, (mobi-e, empresas, municípios), só tem que aceitar que há que tratar de forma diferente o que é diferente, mas continua a ser BENEFICIO da humanidade! :evil:
Insistam (pf)

Batotinha

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Mobi.e - é a altura de pressionar

Mensagem por ogadiv » 21 set 2015, 11:24

Concordo plenamente com o Batotinha ... As forças começam a fraquejar, mas ainda não desisti, quanto ao resto, subscrevo ...

Responder

Voltar para “Carregamento”