Carregamento rápido eólico-mecânico

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por jfreire » 24 ago 2013, 01:36

Eu sei que parece uma ideia estúpida mas...

Estou a passar férias na zona da Consolação, e acreditem que aqui não falta vento. Passo por muitos moinhos tradicionais (além dos outros), e pensei...

Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?

Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.

Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Filipe » 24 ago 2013, 02:02

Eu tambem já pensei em arranjar aqueles rolos usados nos IPO's ligados a um motor eléctrico alimentado pelos meus paineis fotovoltaicos ( 3,6 Kw ); ou então
usar uma espécie de nora, em que o Leaf, estaria no lugar do burro, e o eixo central seria rodado pelo dito motor eléctrico ( aqui haveriam mais perdas mecânicas ). 8-)
Outra hipotese seria á sucapa, passar uma corda para reboque numa camioneta do Expresso, numa paragem, e seguir em modo ECO ( aqui teriamos de usar um Manto
de Invisibilidade ) :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Malm » 24 ago 2013, 08:33

Podem inventar-se muitas formas engenhosas de carregar os nossos carros. Já aqui mostrei como carreguei 3 barras numa descida na Serra da Estrela, mais de 2 kwh em menos de meia hora. Só que estas formas de carregar não devem ser nada saudáveis para as baterias. Ao que me parece, quanto mais lento e estável for o carregamento, melhor (tal como a utilização da energia armazenada). O arrefecimento também é importante, e com o carro a andar (com alguma rapidez), sempre deve haver algum arrefecimento. Recomendaria usar alguma energia para acionar uma ventoinha que fizesse circular vento por debaixo do carro.
As minhas baterias parecem não ter perdido muito capacidade. Ontem cheguei a casa com duas barras (a anterior tinha acabado de desaparecer) e fiz, durante a noite, um carregamento até os 100%, e consumiu 14,2 kwh. Este valor, mais as duas barras e uma tartaruga minimalista, correspondem na minha ideia a 16,5 kwh. A ser verdade é muito bom (no fórum myimiev.com indicam 16.6 para um carro com 25.000 km um valor normal). Talvez fosse de esperar maior degradação para um carro já perto dos 50.000 e com quase 2 anos e meio. Talvez a forma como conduzo, a velocidades muito baixas e estáveis a maioria do tempo, esteja a refletir-se na saúde das baterias. Tudo suposições, claro :roll: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 10:57

jfreire Escreveu:Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?

Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.

Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...
:) :)
E depois, fora os pneus e restante desgaste, lá se ia a garantia por excesso de Km...
Acho que não valerá muito a pena inventar a este nível.
Mas eu entendo - é engraçado e dá "pica" numa noite de copos... 8-) :P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Filipe » 24 ago 2013, 19:03

Sempre se pode desligar o conta-quilómetros, levantar o bicho do chão, tirar-lhe uma roda e adaptar-lhe uma ligação ao impulsionador ( talvez a uma biciclete de exercício ) :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Filipe » 15 mai 2016, 09:33

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Filipe » 15 mai 2016, 09:39

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento rápido eólico-mecânico

Mensagem por Filipe » 25 jul 2016, 01:24

jfreire Escreveu:Eu sei que parece uma ideia estúpida mas...

Estou a passar férias na zona da Consolação, e acreditem que aqui não falta vento. Passo por muitos moinhos tradicionais (além dos outros), e pensei...

Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?

Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.

Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...
Ultimamente tenho pensado novamente no processo de armazenar energia ( fotovoltaica, eólica, hidráulica ou qualquer outra ), sob a forma de energia gravítica ( ou potencial, com molas ou borrachas )
e depois recupera-la como nos relógios de pesos, através de geradores de energia elétrica. :think:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Carregamento”