EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por JAbrizida » 17 jul 2012, 14:33

Como o Posto de Carga SNT-10, na Beloura, estava operacional resolvi abastecer, utilizando para isso a posição 1 (tomada industrial). Quando me dirigi ao carro cerca de uma hora e meia depois verifiquei que, embora ainda só estivesse com cerca de 50% da carga, o carregamento tinha terminado sem a minha interferência.
Hoje dava a mensagem de indisponível na Posição 1, por isso tentei a posição 2 (tomada mennekes) e consegui efetuar o abastecimento.
Depois de ter estado cerca de 3 meses indisponível avariou com menos de uma semana de uso! :mrgreen:

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por Essiemme » 18 jul 2012, 00:30

Já agora, onde se arranjam esses adaptadores "manecas" para o Leaf ?

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por jfreire » 18 jul 2012, 09:49

Este tema dos disjuntores é uma chatice.

No fim de semana tentei usar o posto à frente do Centro Comercial do Lumiar mas deu-me posto indisponível.

Recebi à pouco um email da SGORME a explicar que foi o disjuntor que disparou. Parece-me um problema de desenho dos postos...

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por vgomes » 18 jul 2012, 10:48

Esse tema dos disjuntores nas tomadas normais a mim é recorrente sempre no mesmo posto.
O posto da Trafaria está indisponível 3-4 meses, depois arranjam-no para ao fim dos 1ºs 15 minutos estoirar o disjuntor e pronto. Não tenho este problema com mais nenhum posto.
Acho que se fosse um problema de desenho dos postos estoirava em todos, ou não?

Como não percebo nada de electricidade tenho algumas perguntas:
Será que com os outros carros, não Leaf, tb estoira aquele o disjuntor daquele posto?
Será que como o Leaf com a nossa EVSE como carregam perto dos 16A alguns disjuntores menos bons estoiram +- aos 16A em vez de 16A?
Será que o controlador de carga "pede" KW em vez de Amperes? Assim se a rede estiver com poucos Volts para a mesmo potencia os Amperes sobem não é?
Será uma conjugação disto tudo?

Ou será, como o tópico sugere, que há bruxas? é que este é o único posto que dava mesmo, mesmo, mesmo jeito funcionar.
Os nossos 31 000Kms foram quase todos feitos com cargas caseiras...

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3475
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por RJSC » 18 jul 2012, 13:16

vgomes Escreveu: Será que o controlador de carga "pede" KW em vez de Amperes? Assim se a rede estiver com poucos Volts para a mesmo potencia os Amperes sobem não é?
Esta acho que se pode responder: É uma conjugação das 2 coisas.
O carregador puxa uma potência fixa da rede (kW) até ao momento em que atinge o limite de corrente ditado pelo EVSE.
Se o EVSE é de 16A não vai puxar mais de 16A, agora se ligarem um EVSE de 32A, aí sim, para manter os 3.3 kW o Leaf pode passar a puxar mais de 16A se a tensão for baixa.
Por exemplo, com 200V, coisa vulgar por aonde eu moro, para manter 3.3 kW tem que se puxar 16.5 A (3300/200).
Se o EVSE for de 16 A o que vai acontecer é que só vão ser puxados 16A e o carregamento passa a ser feito a 3.2 kW (16x200).
Se se dispuser de um EVSE de 32A aí já passam a 16.5 A para manter os 3.3 kW.

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por JAbrizida » 18 jul 2012, 13:59

No caso que reportei, o posto SNT10 na Beloura-Sintra, o problema também é recorrente.
Inicialmente a SGORME falava apenas no disparo do disjuntor depois, como desta última vez esperei cerca de 3 meses, fui sistematicamente pressionando para virem reparar a avaria que afinal era de resolução simples o que, apesar de aparentemente só haver uma brigada para toda a região da grande Lisboa, era tempo mais que suficiente para armar o disjuntor. Veio então outra justificação, era necessário substituir um componente e não havia verba.
As poucas vezes que tenho utilizado o posto tomei nota das potências utilizadas no carregamento verificando-se variações de 3,52 a 3,78 KWh, o que corresponde a variações tensão na rede, não sei se isto será suficiente para fazer dísparar o disjuntor?
Estas variações ocorreram em qualquer dos modos de carregamento usados, quer no modo1(industrial), quer no modo 2 (mennekes). A propósito este cabo encomenda-se no concessionário que por sua vez o pede para a Holanda.
Da minha experiência a utilização deste cabo requer cuidado pois fica bloqueado com muita facilidade em regra nas seguintes situações:
- O carro atinge a carga máxima e o processo termina sem interferência do utilizador
- O disjuntor dispara e o processo termina.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por victormcpinto » 18 jul 2012, 14:08

JAbrizida Escreveu:No caso que reportei, o posto SNT10 na Beloura-Sintra, o problema também é recorrente.
Inicialmente a SGORME falava apenas no disparo do disjuntor depois, como desta última vez esperei cerca de 3 meses, fui sistematicamente pressionando para virem reparar a avaria que afinal era de resolução simples o que, apesar de aparentemente só haver uma brigada para toda a região da grande Lisboa, era tempo mais que suficiente para armar o disjuntor. Veio então outra justificação, era necessário substituir um componente e não havia verba.
As poucas vezes que tenho utilizado o posto tomei nota das potências utilizadas no carregamento verificando-se variações de 3,52 a 3,78 KWh, o que corresponde a variações tensão na rede, não sei se isto será suficiente para fazer dísparar o disjuntor?
Estas variações ocorreram em qualquer dos modos de carregamento usados, quer no modo1(industrial), quer no modo 2 (mennekes). A propósito este cabo encomenda-se no concessionário que por sua vez o pede para a Holanda.
Da minha experiência a utilização deste cabo requer cuidado pois fica bloqueado com muita facilidade em regra nas seguintes situações:
- O carro atinge a carga máxima e o processo termina sem interferência do utilizador
- O disjuntor dispara e o processo termina.

Apenas como nota informativa. Quando fiquei com o cabo preso após disparo do disjuntor e me deram a solução de esticão no sentido vertical, foi-me dito que ainda bem que era a "ficha azul" porque se fosse a Mennekes o problema era complicado. Para já, não quero Mennekes...
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por JAbrizida » 11 dez 2012, 14:46

Bom,estou de volta com uma boa noticia, após reclamar durante mais de um ano, foi finalmente colocada sinalização vertical junto ao posto de carga SNT10 - Sintra, mas atenção não foi a Câmara Municipal, que continua a alegar que não tem dinheiro para colocar estes sinais, foi a associação de proprietários da Beloura. Após a colocação o posto ficou avariado! Telefonei e em cerca de 3 dias o problema foi resolvido!A Mobi.e está a melhorar!
[IMG]http://img13.imageshack.us/img13/6088/2 ... 124826.jpg[/IMG]

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por OCasal » 12 dez 2012, 01:41

Atenção que essa sinalização não proíbe o estacionamento a outros veículos que não VE's!

Em Aveiro o único posto de carga que tem sinalização, é muito semelhante a este. Quando necessitei de carregar, foi obrigado a pedir a intervenção da polícia, que quando chegou ao local apenas me informou que aquela sinalização não consta do código da estrada, loco não proibe o estacionamento a outras viaturas. É apenas informativo!

Para proibir o estacionamento a CI's, só com o respectivo sinal redondo que proibe o estacionamento, que deve ser acompanhado da respectiva placa que informe da excepção para VE's.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: EU NÃO ACREDITO EM BRUXAS, MAS....

Mensagem por Filipe » 12 dez 2012, 20:57

Isto é um caso nítido das Malhas da Lei, não sei se é Transsada, Bilros ou Ponto Cruz. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Carregamento”