ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

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RNM
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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 11:28


jasmim
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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por jasmim » 23 dez 2015, 11:58

Já há valores? Quanto custa cada Kw?
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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 11:59

rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!

Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?

Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"

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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 12:02

jasmim Escreveu:Já há valores? Quanto custa cada Kw?
O documento tem as formulas típicas de amortização de investimentos que, neste momento, parecem ser para proteger os utilizadores de preços excessivos. Mas com tantas entidades e reguladores, tenho dificuldade em acreditar que será barato. Deve ficar ao preço/km de um diesel (agora que o diesel tá barato), digo eu...

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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 13:36

rdias Escreveu:Como fica a mobilidade eléctrica ? custo de aquisição de um VE versus ICE ?
Já que Portugal é um país católico, respondo-te tal como se diz na missa "MISTÉRIO DA FÉ!" :mrgreen:

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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por alexmol » 23 dez 2015, 15:11

Parece-me que vai acontecer o seguinte:

-Maioria dos UVE's vão carregar em casa e/ou no trabalho (aqui a criatividade e desenrascanço portugueses vão dar cartas :D )
-Rede pública será encarada apenas como uma solução de recurso, em viagens fora do âmbito das deslocações pendulares casa/trabalho
-O estado de manutenção dos postos vai melhorar substancialmente
-Diminuirão as filas/congestão em certos postos
-Face à possibilidade de ganhar dinheiro com o negócio os próprios operadores terão interesse em livrar os pontos de carregamento de ICE's
-Os concessionários com carregamento grátis irão ou ter muita confusão ou limitar o carregamento
-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por ICEM4N » 23 dez 2015, 15:36

RNM Escreveu:
rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!

Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?

Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"
+

Essa era uma grande ideia!!!
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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 15:49

alexmol Escreveu:Parece-me que vai acontecer o seguinte:

-Maioria dos UVE's vão carregar em casa e/ou no trabalho (aqui a criatividade e desenrascanço portugueses vão dar cartas :D )
-Rede pública será encarada apenas como uma solução de recurso, em viagens fora do âmbito das deslocações pendulares casa/trabalho
-O estado de manutenção dos postos vai melhorar substancialmente
-Diminuirão as filas/congestão em certos postos
-Face à possibilidade de ganhar dinheiro com o negócio os próprios operadores terão interesse em livrar os pontos de carregamento de ICE's
-Os concessionários com carregamento grátis irão ou ter muita confusão ou limitar o carregamento
-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo

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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 15:56

RNM Escreveu:
rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!

Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?

Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"
Olha não dês ideias senão a mobie ainda coloca isso na lei.
Obrigam-te a comunicar à rede todas as intervenções a efetuar num VE e a respetiva tx :evil:

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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por lmlr » 23 dez 2015, 16:14

Eu nunca comprava VE se não tivesse possibilidade de carregamento em casa e/ou na empresa.

Na empresa, quando mudámos de instalações, já mandei colocar uma tomada na rua, e em casa carrego na garagem e na rua com uma extensão que vem da varanda e não incomoda ninguém.

Evidentemente que os postos vão ficar às moscas quando for a cobrar. Mais, a rede de PCR é manifestamente insuficiente até para os poucos VE que existem hoje em dia. Bastou ver aquando da constituição da UVE o Hsanches ficou mais um pouco em Coimbra porque senão ia ficar a secar à espera de vez nos PCR. Aqui na Ferreira & Morais já vi 4 Leaf à espera.

Por estes motivos e outros, não me importei de comprar o Fluence.

Uma boa fonte de rendimento para os operadores, era a multa dos CI's que ocupam postos levar uma componente financeira que revertesse a favor da Mabie ou dos concessionários. Ganhavam mais dinheiro em multa do que em abastecimentos.

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