Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

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mjr
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 21 mar 2019, 16:48

Para um PCR 3kW parece-me demasiado baixo. Deveria ser mais próximo dos 20kW. No entanto o facto de terminar a carga não faz nada para impedir que o carro lá continue estacionado. Não sei qual é o problema de colocar uma tarifa ao tempo que seja justa.

Exemplo:

O PCR de Santarém do OPC Propel tem uma tarifa de utilização de 0,10€/minuto. Já o da Galp em Pombal cobra 0.162€/kW.h.

Um carro que esteja a carregar a 40kW de potência tem um custo de 60/40*0,10€/kW.h = 0,15€/kW.h. Ou seja, para potências elevadas é mais barato que o da Galp. Quando a potência de carga baixa dos 37kW o PCR da Galp fica mais barato. Podem queixar-se que este modelo privilegia os VEs que conseguem carregar durante muito tempo a potências elevadas (Leaf 40, Leaf 30, Teslas, Ioniq, i3 94Ah, etc), certo. Mas também garante uma utilização mais racional do posto. E o que queremos é maximizar a disponibilidade de um recurso escasso, que é o TEMPO de utilização de um PCR.
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Spin
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Spin » 21 mar 2019, 17:49

mjr Escreveu:
21 mar 2019, 16:48
... Podem queixar-se que este modelo privilegia os VEs que conseguem carregar durante muito tempo a potências elevadas (Leaf 40, Leaf 30, Teslas, Ioniq, i3 94Ah, etc), certo. Mas também garante uma utilização mais racional do posto. E o que queremos é maximizar a disponibilidade de um recurso escasso, que é o TEMPO de utilização de um PCR.
O tempo é “abundante”, o que é escasso são pcr e pcn a funcionar ajustados à procura. A bitola do tempo é uma discriminação negativa, na forma como está estruturada a rede de carregamentos e pagamentos.
Porque não, inspirarem-se nos ICE. Temos bombas com gasóleo/gasolina normal e aditivadas consoante a escolha do consumidor.
Nas áreas de serviço, podíamos muito bem ter pcr e pcn de acordo com as características dos bev e híbridos. Assim os bev da 1ª geração (mais lentos) e híbridos seriam penalizados pelo tempo se ocupassem indevidamente um pcr em vez do um pcn.

ExistingJellyfish
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por ExistingJellyfish » 21 mar 2019, 21:22

Nas áreas de serviço, podíamos muito bem ter pcr e pcn de acordo com as características dos bev e híbridos. Assim os bev da 1ª geração (mais lentos) e híbridos seriam penalizados pelo tempo se ocupassem indevidamente um pcr em vez do um pcn.
Isso é a diferença entre o ideal e o que se pode ter agora. Claro que idealmente teríamos carregadores em cada esquina como no caso dos postos de combustível, no entanto isso não acontece (nem com o estado a financiar postos a operadores privados :violin: )

Neste momento os postos que há são limitados, até deixarem de o ser há que racionar.
Para um PCR 3kW parece-me demasiado baixo. Deveria ser mais próximo dos 20kW.
20kW não digo, mas devia haver um limite sem dúvida. A potências baixas a eficiência do posto quase de certeza vai ser muito mais baixa. Para carregar a 3kw mais vale porém uma schuko num lugar ao lado do PCR e quem quiser esperar pelos 100% poder usar o evse de origem

Erbium
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 22 mar 2019, 10:15

mjr Escreveu:
21 mar 2019, 16:48
Podem queixar-se que este modelo privilegia os VEs que conseguem carregar durante muito tempo a potências elevadas (Leaf 40, Leaf 30, Teslas, Ioniq, i3 94Ah, etc), certo.
Precisamente, quem tem Leaf 24, Clones, etc... deixa-os em casa e vai de CI, bela promoção da ME.
mjr Escreveu:
21 mar 2019, 16:48
Mas também garante uma utilização mais racional do posto. E o que queremos é maximizar a disponibilidade de um recurso escasso, que é o TEMPO de utilização de um PCR.
Maximizar a disponibilidade? Do que vi (na A1 de Lisboa a Coimbra) tirando Aveiras que tinha 1 Leaf, em quatro passagens não vi nenhum dos PCR's em uso... desde que se paga estão às moscas!
Querem racionalizar/penalizar? Fácil, posto desliga abaixo dos 5 ou 10kW e após 30min entra uma penalização ao minuto por ocupação.

Spin
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Spin » 22 mar 2019, 10:21

ExistingJellyfish Escreveu:
21 mar 2019, 21:22
...
Isso é a diferença entre o ideal e o que se pode ter agora. Claro que idealmente teríamos carregadores em cada esquina como no caso dos postos de combustível, no entanto isso não acontece (nem com o estado a financiar postos a operadores privados :violin: )

Neste momento os postos que há são limitados, até deixarem de o ser há que racionar.
...
A potências baixas a eficiência do posto quase de certeza vai ser muito mais baixa. Para carregar a 3kw mais vale porém uma schuko num lugar ao lado do PCR e quem quiser esperar pelos 100% poder usar o evse de origem
A maturidade dos mercados entre os ICE e BEv são muito distintas, enquanto um já está a cair de maduro o outro encontra-se a dar os primeiros passos. O exemplo que dei dos Ice, foi no sentido de não haver discriminação entre os utilizadores da mobilidade elétrica.
No passado recente o estado aprovou uma portaria, que obrigava os operadores dos postos de combustíveis a disponibilizar combustíveis low cost e salvo erro não houve muita contestação na implementação de tal medida. Por isso sou da opinião que nas rotas da grande mobilidade, os operadores dos postos de carregamento sejam “obrigados” a disponibilizar um pcn.

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mjr
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr » 22 mar 2019, 10:29

Erbium Escreveu:
22 mar 2019, 10:15
Querem racionalizar/penalizar? Fácil, posto desliga abaixo dos 5 ou 10kW e após 30min entra uma penalização ao minuto por ocupação.
Isso complexifica o modelo de pagamento quando usar o tempo como variável resolve a questão.

Eu percebo a situação mas quando fazia Porto-Lisboa no meu Leaf 24 com menos de 9 barras de capacidade apenas carregava 10 minutos por posto, o suficiente para chegar ao próximo, com uma potência média de carga elevada. Não vejo grande vantagem em estar 30 minutos num PCR quando provavelmente vou ter de parar no PCR seguinte na mesma. Num Leaf 24 com a bateria em melhor estado a situação será ainda melhor. Ou seja, uma utilização racional dos PCRs mesmo com um Leaf 24 permite que a faturação por tempo não seja penalizadora.

O único problema Porto Lisboa é mesmo não haver PCR na AS Mealhada N/S, que obriga a carregar pelo menos 30m num Leaf24 em Estarreja, o que num modelo por tempo em todos os PCRs tornaria mais caro esse carregamento.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 22 mar 2019, 10:46

mjr Escreveu:
22 mar 2019, 10:29
Erbium Escreveu:
22 mar 2019, 10:15
Querem racionalizar/penalizar? Fácil, posto desliga abaixo dos 5 ou 10kW e após 30min entra uma penalização ao minuto por ocupação.
Isso complexifica o modelo de pagamento quando usar o tempo como variável resolve a questão.
O modelo atual é muito simples deixa lá... :lol:
mjr Escreveu:
22 mar 2019, 10:29
Eu percebo a situação mas quando fazia Porto-Lisboa no meu Leaf 24 com menos de 9 barras de capacidade apenas carregava 10 minutos por posto, o suficiente para chegar ao próximo, com uma potência média de carga elevada.
Nunca experimentei uma abordagem assim, a minha viagem normal é margem-sul -> +/- Arganil e o que costumo fazer é ir por nacional (porto alto) até PCR Santarém onde carrego 25min +/- até 85/90%, para fazer a serra e só parar no PCR de Pombal uns 15/20min que já dá para chegar ao destino. Para baixo para no PCR Leiria 25/30min para chegar a Aveiras onde carrego mais 20min.
Se parar em todos devo gastar menos €'s mas vou demorar muito mais no total da viagem não?

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BrunoAlves
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2019, 10:59

Não necessariamente. Gastas mais 2-3min a entrar na AS, colocar à carga, desligar a carga e entrar na AE novamente, mas o tempo que demoras a carregar os últimos 30% é ridiculamente superior ao que gastarias a fazer só 20-60%, por exemplo.
A variável incontornável é: quando chegas e começas a carregar sabes que podes carregar e só tens de parar 100km depois. Se tiveres de parar em todas as AS o risco de apanhar o posto ocupado cresce, claro.

Não concordo com a opinião que os postos estão às moscas. De facto há menos Tesla nos PCR da A1, é indesmentível, mas de resto continuo a ver muitos PCR em uso nas minhas muitas viagens no fumarolas da empresa.

@mjr, boa piada essa de complicar o modelo de pagamento :lol: :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por galt » 22 mar 2019, 12:10

Parece me que o próximo passo seria duplicar já os PCR na A1 e A2.

Daqui a 2 ou 3 anos ter disponível 2 PCR por local também já será pouco.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Erbium » 22 mar 2019, 14:54

E um PCN ao lado dos PCR's...

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