Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 31 mai 2019, 21:40

Não percebo como alguns se queixam dos preços que alguns OPC estão a cobrar e dizem que a solução é os OPC passarem a poder vender eletricidade. A margem na eletricidade não é propriamente elevada por isso não estou a ver onde é que estaria o ganho. Iriam vender eletricidade ao preço de custo??
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 31 mai 2019, 22:11

A solução passa por um modelo de pagamento sério e não esta palhaçada cujo único intuito já se sabe qual é.

Mas como eu sei que achas que este modelo de pagamento é muito bom e o mais avançado da Europa, já sei que estou a falar para o boneco :roll:

E não venhas falar em custos do OPC com o posto, pois eu sei bem qual foi o custo do OPC com este posto :evil:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 31 mai 2019, 22:17

mjr Escreveu:
31 mai 2019, 21:40
Não percebo como alguns se queixam dos preços que alguns OPC estão a cobrar e dizem que a solução é os OPC passarem a poder vender eletricidade. A margem na eletricidade não é propriamente elevada por isso não estou a ver onde é que estaria o ganho. Iriam vender eletricidade ao preço de custo??
Claro que não. Mas podiam escolher o fornecedor de energia que oferecesse melhores condições à necessidade do local.
Ofereciam um preço global, transparente e fácil de entender e comparar.
Ofereciam uma única entidade a representar o serviço fornecido. Eu ainda estou à espera de saber a quem é que devo reclamar do custo do carregamento daquele bug do posto de Leiria (que ainda não veio na factura)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 31 mai 2019, 22:21

Podes esquecer a ERSE, digo-te já...
O CEME também te deve mandar ir dar uma volta às urtigas

O OPC idem...

resta-te a mobie...ah espera..mas deitado, porque destes nunca vais ouvir nada :roll: :roll:

Fantástico modelo este criado para que se alguém quiser reclamar de ter sido roubado, não existe ninguém responsável :violin: :violin:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 31 mai 2019, 23:04

Tendo em conta o atual enquadramento legal o que poderiam pedir era o contrário, ou seja o CEME poder fornecer o serviço de carga. Ou seja, por exemplo, a EDP poder ter postos em locais de acesso público onde apenas o cartão deles funcionasse.

Como em tudo na vida tem vantagens e desvantagens e eu não consigo adivinhar qual o modelo que a longo prazo seria mais benéfico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1674
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por cfvp » 31 mai 2019, 23:21

beme83 Escreveu:
31 mai 2019, 21:02
CEME 1 euro mas pode ser mais ou menos de em horário de vazio
OPC 0.90

Acrescido de IVA
Ah, bem verdade. Isto de ter CEME + OPC é mesmo bom para enganar. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por frankesousa » 31 mai 2019, 23:25

Já agora, o OPC contratar electricidade "melhor para o local" não existe.

A rede de distribuição não tem nada a ver com a produção, compra e venda de electricidade, por isso não tem influência o local.

Não nos vamos esquecer que os ve andam com electrões que tem de ser produzidos e transportados e isso é pago ao CEME.

O OPC tem "apenas" o posto, muitos pagos por nós todos, e não são os OPC que tem "todos os custos" como alguns dizem.

É o CEME que paga para termos redes de distribuição, não é o OPC

Os OPC simplesmente não sabem fazer contas para tentarem cobrar aqueles valores nalguns casos.

Venha a nova era da mobilidade eléctrica, tomadas "normais" para todos, por 3€ por tomada e sem problemas e está o pessoal a carregar umas 8h enquanto o carro espera pela dono que foi trabalhar! :D :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por BrunoAlves » 01 jun 2019, 02:36

frankesousa Escreveu:
31 mai 2019, 23:25
Já agora, o OPC contratar electricidade "melhor para o local" não existe.
Claro que existe, é o que fazem todas as empresas e até em casa o podemos fazer. Quando digo "o local" é o sítio onde o OPC pode ter um ou mais postos. Por exemplo, uma situação que seria óptima para todos: 2 PCR com PCN ao lado. Se fossem todos do mesmo OPC, este podia consultar o mercado e escolher um fornecedor de energia que melhores condições lhe desse para a potência necessária no local. Daí ele contrata o serviço ao preço de mercado (mais uma vez, as contas em MT são outras), faz as contas considerando os custos dos postos mais o custo da energia e fornece o serviço de carregamento a um preço único. Já com IVA já agora, que é mais uma aberração do sistema actual.

Claro que tem de acabar esta idiotice sobre quem vende electricidade, pelo menos para os carregamentos. Um posto, um tarifário final para carregar nele, pago a quem disponibiliza o posto, de preferência com um multibanco. Parece-me tão fácil :doh:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 01 jun 2019, 08:28

Pois é... Mas se fosse assim, não punham todos a colher no tacho :twisted: :evil:

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 01 jun 2019, 11:04

frankesousa Escreveu:
31 mai 2019, 23:25

Venha a nova era da mobilidade eléctrica, tomadas "normais" para todos, por 3€ por tomada e sem problemas e está o pessoal a carregar umas 8h enquanto o carro espera pela dono que foi trabalhar! :D :D
Esse modelo não funciona. Primeiro porque a tomada "normal" não são 3€ (estás a esquecer-te dos custos de instalação, cabos, sistemas de protecção, contagem,...), para além das questões de segurança e vandalismo (muitas vezes acordavas de manhã sem carga, porque um engraçadinho tinha puxado a fixa da tomada).

Inicialmente na Noruega instalaram-se muitas tomadas dessas (gratuitas), mas agora só usam carregadores públicos.

Responder

Voltar para “Carregamento”