Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL » 29 jul 2015, 10:56

rdias Escreveu:Vi agora na SIC notícias, 10h e 20 m , rent a car de twizzys na madeira e parceria com 8 cafés que oferecem energia eléctrica. Então afinal oferecer uma tomada não parece problema.
Já faziam isso na Terceira há um ano pelo menos:

[img]https://www.novaenergia.net/forum/downl ... p?id=15098[/img]

[img]https://www.novaenergia.net/forum/downl ... p?id=15097[/img]

[img]https://www.novaenergia.net/forum/downl ... p?id=15096[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Mensagem por meira78 » 29 jul 2015, 11:53

rdias Escreveu:Vi agora na SIC notícias, 10h e 20 m , rent a car de twizzys na madeira e parceria com 8 cafés que oferecem energia eléctrica. Então afinal oferecer uma tomada não parece problema.
Sejamos criativos e tudo isto é possível sem orçamentos de milhões e ficamos todos a ganhar sem debitar a factura ao condutor do VE.

Acredita quem sonha, desconfia quem boicota!

Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por Batotinha » 29 jul 2015, 13:07

:mrgreen:
Vou tentar dar o meu "presunçoso" contributo para esta "causa" sob o meu ponto de vista. só! :oops:

1º - Não tenho nada contra as iniciativas de "campanha eleitoral", até porque se observarmos com atenção uma parte significativa dessas iniciativas, acaba implementada mesmo que seja em fim de mandato. Não se perde tudo. Perde-se alguns anos, mas não tudo. O fundamental é que os projectos sejam bons. E que se pense na "evolutividade" das opções. Para isso a discussão nos fóruns é fundamental. Levantar aquelas "questõezinhas" que doutra forma passariam despercebidas e/ou ignoradas.

É por isso que me considero um "presunçoso" que tenta "contribuir". Disponibilidade desinteressada para a discussão será o lema!

2ª - Não tenho nada contra a instalação dos PCRs em AE, (muito pelo contrário), a instalação de (PCRs nas AE), é fundamental. É fundamental para a evolução que lá existam, simplesmente para "eliminar" da equação o argumento... - eléctricos?, uma chatice!... a gente precisa fazer mais de 200km e gasta um dia inteiro!. :o :o :o

Tem sido a maior arma contra a mobilidade eléctrica, que os "derivados" e os "ignorantes" tem usado. A tal "barreira psicológica".
Mas como alguns de vós já lembraram, é contraproducente manter esses PCRs só para AE. É fundamental que fiquem em lugar que seja, (no terreno), possível usá-lo pelo utilizador da Nacional. Por várias razões.
Pensem no financiamento/amortização/retorno de qualquer investimento. Se o negócio não for rentável e/ou sustentado, ao fim de algum tempo é abandonado... definha... morre. Simplesmente!
É nisso que apostam? Eu não. E sou desde à décadas, (várias), muito crítico dos governantes e políticos que tomaram conta do país! Mas se não for o utilizador a pagar, quem vais ser? Ou então... + 49 para armazém! Eu preferia que não. :oops:

3º - Quanto vai custar? Ora ora! Se alguém o soubesse já tinha ido a correr registar o totoloto, euro-milhões, comprava uma cautela e já agora a raspadinha!
Mas diz-me a minha "ignorância" que vários "argumentistas" irão usar o exemplo dum certo "aluguer de baterias" + custo do "diesel"/Km + aparcamento + imposto + margem, fazer a média e ... voi-lá!
Nem atiro nº para que não digam que se basearam num estudo aprofundado e exemplos dados e confirmados... leia-se, discussão "especializada" em fórum.

Já agora uma sugestão simples.
Se optarem por deixar os PCRs das AE acedíeis aos outros "viajantes", deixem uma porta que identifique o utilizador de VE que tenha "cartão" e ele saberá como conectar o ser pó-pó à rede. É mais um cliente satisfeito!
:)
4º - Porque acho que VE é "incompatível" com AE? Por algumas das razões de que já falaram e mais uma. As portagens são caríssimas. São a antítese da mobilidade eléctrica. Uns tentam maximizar o lucro da construção, os outros tentam minimizar o custo da sua mobilidade. Interesses opostos. E depois, acho que vocês me ensinaram, que cargas rápidas, não são para uso "intensivo", mas para uso pontual.
No dia a dia, cargas, é em casa e se possível em horário económico. Velocidades e AE retiram-nos o prazer da fruição do ambiente. Corremos para chegar onde? Esqueçam!

5º - Vamos finalmente ter massificação de VE? Nem sonhem. Isso ainda causa muita "comichão", e ainda não foi produzido um anti-histamínico que nos valha. Ainda só estamos em campanha eleitoral! Há muito caminho a fazer! Um passo de cada vez.

Volt... continua a semear. É contributo real!

Batotinha

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 29 jul 2015, 15:04

Continuo a achar que mesmo nas AE e muito caros é sempre melhor ter uma alternativa fraca do que nao ter.
Vamos ver por exemplo. Posso ter um VE e se quiser andar um dia muitos km alugo um veiculo. O aluguer custa dinheiro mas nao impede de o fazer se tiver necessidade. Ha quem tome cafe nos cafes a 0.65€ quando tem maquina de cafe com capsulas a 0.20€.
Por isso se um dia fizer uma carga rapida a 10€ é porque nao tive outra solucao mas fico contente na mesma porque os outros 99% de carregamentos sao em casa (ou nao) a um preço ridiculo em relacao ao gasoleo ou gasolina!!!

Porque vamos dar 2000€ para punta cana quando temos Espinho a preços mais reduzidos?????

No entanto contratar alguem com inteligencia para tratar dos PCRs seria a melhor solucao para todos!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 29 jul 2015, 15:10

rdias Escreveu:Sem PCR s é que nunca se dará um passo na massificação.
Cargas rapidas só são de evitar no leaf, no e golf e no e up. Todos outros tem controlo de temperatura do pack e ate agradecem carregamentos rápidos.
Maioria das pessoas em viagens longas usa as auto estradas. Curiosamente poupam é nas viagens curtas e diárias.
Pensem que existe 4.5 milhões de veículos em Portugal para mudar.
Também acho que a haver PCRs, na AE parece uma solução lógica em termos por exemplo de vigilância. Não precisamos de mais autocarros a albarroar PCRs no meio da cidade ou outros vândalos a fazer trampa à noite. Sendo as áreas de serviço fora dos núcleos urbanos de de acesso controlado, menos provável é que um tresloucado qualquer dê cabo de algum posto.
E é como disseram mais atrás, havendo PCRs não precisamos de ir sempre a 70km/h. Eu acho que vale a pena circular em AEs mesmo sem ir a abrir à velocidade máxima, pois os trajectos com menos curvas e menos "obstáculos" (cruzamentos, semáforos, etc.) torna uma condução menos cansativa e mais segura. Nalgumas situações ir a uma velocidade constante na AE gasta menos energia do que alguns trajectos em estrada nacional. Segundo me recordo, alguém disse que de Pombal a Aveiras se faz melhor pela AE (sentido Norte-Sul) do que pela N1. É claro que há AEs que eu acho muito careiras, mas pelo menos no eixo Norte/Sul principal (A1/A2), são relativamente razoáveis. Se era melhor não sermos obrigados a entrar em nenhuma AE, sim, claro que era. Mas para primeira rede de PCRs neste país, está longe de ser a pior opção.
ICEM4N Escreveu: Porque vamos dar 2000€ para punta cana quando temos Espinho a preços mais reduzidos?????
Eu nunca pagaria 2000€ para punta cana (República Dominicana até é um destino barato), mas provavelmente também não ia a Espinho para os mesmos fins :D

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 29 jul 2015, 17:46

Eu, o que devo fazer, é entrar na AE, carregar e pirar-me na próxima saída. Por exemplo, quando for de Coimbra ao Porto, ou vou directo, ou entro e abasteço em Estarreja e saio.

ricardot
Proprietário Leaf
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por ricardot » 29 jul 2015, 17:57

ICEM4N Escreveu: Porque vamos dar 2000€ para punta cana quando temos Espinho a preços mais reduzidos?????
E para Espinho da para ir de eléctrico :D
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 29 jul 2015, 21:13

rdias Escreveu:Troquem aveiras por Viseu . é que aveiras vai passar de ser o mais importante actualmente para o menos importante no país. Inacreditável :(
Espero que não tirem os de Aveiras senão acabam as viagens pela N1 com terreno +/- plano.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 30 jul 2015, 00:10

mjr Escreveu:Para quem usa esporadicamente os PCRs o facto de o custo ser quase equivalente ao de um ICE não é limitativo pois na maior parte das vezes pode carregar em casa a preços baixíssimos.
Estou com o mjr, para mim a utilização de PCRs será esporádica e tal como estou disposto a alugar um CI para as grandes viagens, tambem estou disposto a pagar um pouco mais pelas CRs que será uns 5% por ano. Uns 5€ pelos 20kwh até é razoável.

Quanto ao facto de favorecerem as autoestradas.. só à uns 5anos é que comecei a viajar pela nacional, provavelmente farei uma parte pelas "rapidas" e outra parte da viagem pelas nacionais mas aqui só a experiencia de andar com um VE irá ditar essas opções.

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 30 jul 2015, 00:10

Estive a consumir um pouco do meu tempo a ler e a refletir sobre estas novidades e cheguei à seguinte conclusão:
O ministro teve 4 anos e meio para fazer este anuncio e diz que vai mandar instalar os postos rapidos num momento em que poderá nao estar no lugar.
Quem acredita nisto?

A Efacec decerteza que tem a produção toda vendida até final do ano, tal o sucesso q tem tido internacionalmente com grandes projetos adjudicados.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Carregamento”