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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 09:21
por beme83
caz Escreveu:
05 jun 2019, 08:50
Imagina ir a uma bomba de combustível encher 1litro de combustível e deixar lá o carro 3horas... O que achas que acontecia?
Se o veículo estivesse a encher à velocidade máxima até podia lá ficar 10 horas. Por isso instalaram postos com mais débito para os camiões e que saiba o preço do serviço é o mesmo que o lento e é pelo que é introduzido no veículo e não pelo tempo que lá está certo?

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 09:34
por caz
Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.

Estamos a discutir o modelo para termos o preço que conseguimos em casa, mas isso é impossível, pois ninguém investe para perder dinheiro. Os PCN são para pessoas que não conseguem carregar em casa. A discussão sobre o modelo deveria ser como tornar este negócio interessante para todos (sendo mais baratos que o combustível, e interessante para quem investe).

Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 09:47
por BrunoFonseca
Erbium Escreveu:
05 jun 2019, 09:13
BrunoFonseca Escreveu:
05 jun 2019, 08:51
Erbium Escreveu:
05 jun 2019, 08:35
E nos postos de 22kW que estão capados a 7,4kW cobram por que valor?


Credo, que roubo! Estes gajos não têm noção que a partir dos 0,50€/kWh mais vale andar a gasolina?!
Não é bem assim.
Assumindo consumo de 15kWh/100km, a 0,50€/kWh fica 7,5€/100 km
Assumindo consumo de 7 l/100 km, a 1,64€/litro fica a 11,48€/100 km
Eu tenho um Prius que consome 5l/100km (à velocidade que o meu Leaf consome 15 até deve fazer menos), por esse valor de gasolina ficaria em 8,20€ como não tenho de parar em viagens grandes acho que compensa os 0,70€...
Infelizmente são poucos os que compram elétricos pelo ambiente, se queremos que as pessoas adiram à ME tem de ser pelo que convence mais as pessoas, a carteira!
Pois eu comprei VE por varios factores e o ambiente foi um deles. O factor economico foi outro. Como tenho a possibilidade de carregar em casa, o preço dos PCN e PCR só entra na equação em viagens maiores, que para mim representa uma minoria.
Acredito que quando a oferta for maior os preços até possam baixar, mas também temos que ter uma coisa em consideração: Portugal tem os preços mais elevados de electricidade da Europa, logo não seria de esperar que os preços para a ME fossem dos mais atractivos.
Pode ser que agora como maior investimento nas renovaveis o paradigma mude.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:00
por jfr2006
Querem mais uma ajuda à confusão? Resolvi perguntar à prio se o preço nos PCN era referido à potência do PCN ou à velocidade de carregamento do veículo. A resposta foi:
Bom dia Exmo. Senhor ----,



A tarifa aplicada é referente à potência de carregamento.





Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar.

Muito obrigada pela atenção.

Cumprimentos,
:roll:

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:01
por Erbium
O problema é que há muitos "investidores" a querer ganhar tudo num dia ao bom estilo tuga...

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:04
por beme83
caz Escreveu:
05 jun 2019, 09:34
Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.

Estamos a discutir o modelo para termos o preço que conseguimos em casa, mas isso é impossível, pois ninguém investe para perder dinheiro. Os PCN são para pessoas que não conseguem carregar em casa. A discussão sobre o modelo deveria ser como tornar este negócio interessante para todos (sendo mais baratos que o combustível, e interessante para quem investe).

Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.
É impossível termos o preço que temos em casa porquê? Penso que é bem possível ter esses preços com diferenças de cêntimos face a casa ou mesmo igual nos PCN. OS PCR devido à infraestrutura e custo do equipamento entendo se pagar um prémio para isso nos PCN não. Se pensarmos num equipamento de 4000 euros com 8 anos de utilização dá por ano 500 euros , por mês 41.2. Mesmo que as empresas queiram tê-lo pago em 1/3 da vida util dá 125 euros por mês,4.44 euros por dia, 2.22 por tomada e a uma média de 60 kw.h dia o kw ficaria a 0.03475 se juntarmos o preço da energia na mesma empresa e não como a mobie podia-se ter preços semelhantes a casa. Além disso evitava se triplicação de custos administrativos, de software e de gestão.... :? :lol:

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:12
por Erbium
jfr2006 Escreveu:
05 jun 2019, 10:00
Querem mais uma ajuda à confusão? Resolvi perguntar à prio se o preço nos PCN era referido à potência do PCN ou à velocidade de carregamento do veículo. A resposta foi:
Bom dia Exmo. Senhor ----,



A tarifa aplicada é referente à potência de carregamento.





Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar.

Muito obrigada pela atenção.

Cumprimentos,
:roll:
Ficaste esclarecido? :lol:

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:17
por Nonnus
caz Escreveu:
05 jun 2019, 06:36
mafgod Escreveu:
04 jun 2019, 21:30
Será que o preço num posto de 22 é o indicado na tabela para os de 22 mesmo quando estiverem dois carros em simultâneo onde um deles até consegue 11 e o outro somente 3.7?
Se assim for, mais uma variável a ter em conta!
Os postos a 22, são na verdade a 2 x 20kw
Só se for os novos, porque a mim já me aconteceu o que o mafgod escreveu e num posto da Prio.
Nonnus diario de bordo em 26 ago 2018, 17:45 Escreveu:Abalei direito a Peniche e a tarde ainda fui a Óbidos onde carreguei no PCN de 22KW da Prio. Quando pus o Leaf a carga estava um ZOE a carregar a 9KW, e o Leaf apenas a 3.6KW, não sei se por limitação do posto, se do carro. Penso que tenha sido do posto porque quando voltei o ZOE já tinha abalado e o Leaf já estava a carregar a 6.6kW. O resto dos carregamentos foram todos feitos na casa onde fiquei.
Esta questão tem de ser esclarecida.

Não basta dizer que o posto é de 3.6, 7.2, 11 ou 22, o que conta é o que ele realmente entrega. Ligamos a um carregador de 22 e depois ele só entrega os 3.6 e estamos a pagar assumindo os 22. Se a limitação for do carro, o CEME ou o OPC não tem culpa, mas se a limitação for do posto o caso já muda de figura.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:22
por caz
beme83 Escreveu:
05 jun 2019, 10:04
caz Escreveu:
05 jun 2019, 09:34
Ok. Nos ICE tens duas velocidades de carregamento e é sempre tão rápido que para o posto de abastecimento é quase indiferente. No caso dos VE é completamente diferente, pois os tempos são muito diferentes. Logo para quem investe não é indiferente se os carros carregam em 30 min ou em 3 horas. Logo as contas deles vão ser sempre no pior caso para não perderem dinheiro. E aí é que teríamos valores absurdos para os carregamentos.

Estamos a discutir o modelo para termos o preço que conseguimos em casa, mas isso é impossível, pois ninguém investe para perder dinheiro. Os PCN são para pessoas que não conseguem carregar em casa. A discussão sobre o modelo deveria ser como tornar este negócio interessante para todos (sendo mais baratos que o combustível, e interessante para quem investe).

Se quisermos ter o modelo mais barato para nós consumidores, não vão existir interessados em investir para não ganhar dinheiro.
É impossível termos o preço que temos em casa porquê? Penso que é bem possível ter esses preços com diferenças de cêntimos face a casa ou mesmo igual nos PCN. OS PCR devido à infraestrutura e custo do equipamento entendo se pagar um prémio para isso nos PCN não. Se pensarmos num equipamento de 4000 euros com 8 anos de utilização dá por ano 500 euros , por mês 41.2. Mesmo que as empresas queiram tê-lo pago em 1/3 da vida util dá 125 euros por mês,4.44 euros por dia, 2.22 por tomada e a uma média de 60 kw.h dia o kw ficaria a 0.03475 se juntarmos o preço da energia na mesma empresa e não como a mobie podia-se ter preços semelhantes a casa. Além disso evitava se triplicação de custos administrativos, de software e de gestão.... :? :lol:

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 05 jun 2019, 10:24
por caz
Não sei como consegues esse valor de 4000€ se para substituir os 200 equipamentos da rede piloto para os da Magnum Cap, o valor mais baixo que apareceu foi de ~6000 €.

Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...