
Regulamento da Mobilidade Elétrica
- BrunoFonseca
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Link da noticia que fala da AdC e do RME
https://eco.sapo.pt/2019/10/14/tem-um-e ... regamento/
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- frankesousa
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
O JN também fez um noticia sobre os comentários da Autoridade da concorrência ao RME.
Logo que viram a possibilidade de "dizer mal" da ME foi logo
https://www.jn.pt/economia/alerta-para- ... 05182.html
Logo que viram a possibilidade de "dizer mal" da ME foi logo

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Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Então só há 4 CEME segundo o JN? Está tudo dito...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Foi colocada pela ERSE nova consulta sobre o regulamento:
Uma vez que pode ter impacto em todos nós, partilho aqui o link:
https://www.erse.pt/atividade/consultas ... %C2%BA-84/
É interessante que se apontam poucas medidas para redução dos impactos nos UVE e depois propõem penalidades que nunca revertem para os UVE. É interessante verificar que as multas para a EGME (MobiE) são pequenas, mas quando são as entidades privadas é a doer.
O exemplo é: Ficámos apeados porque a rede estava em baixo e o cartão não conseguia autenticar por culpa da MobiE. A MobiE para 1€ ao OPC por cada 3 horas. Mas se ficarmos apeados porque o cabo ficou preso então o OPC paga à MobiE 100€ por cada hora de atraso...
O UVE que é o prejudicado, nunca é compensado...
Uma vez que pode ter impacto em todos nós, partilho aqui o link:
https://www.erse.pt/atividade/consultas ... %C2%BA-84/
É interessante que se apontam poucas medidas para redução dos impactos nos UVE e depois propõem penalidades que nunca revertem para os UVE. É interessante verificar que as multas para a EGME (MobiE) são pequenas, mas quando são as entidades privadas é a doer.
O exemplo é: Ficámos apeados porque a rede estava em baixo e o cartão não conseguia autenticar por culpa da MobiE. A MobiE para 1€ ao OPC por cada 3 horas. Mas se ficarmos apeados porque o cabo ficou preso então o OPC paga à MobiE 100€ por cada hora de atraso...
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- BrunoAlves
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Apesar de a consulta ser pública, o que trata não está relacionado directamente com os UVE.
Como a MobiE, que devia ser o primeiro interveniente a ser extinto, se apresenta como o elemento central deste processo e continua consagrado como elemento intocável deste sistema, não tenho nada a opinar desta vez.
Continuem a carregar nas costas de quem investe e a proteger os incompetentes, o caminho é brilhante...
Como a MobiE, que devia ser o primeiro interveniente a ser extinto, se apresenta como o elemento central deste processo e continua consagrado como elemento intocável deste sistema, não tenho nada a opinar desta vez.
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- frankesousa
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
acho que vou ficar por aqui na leitura



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01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- mjr
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Penso que se devem estar a referir à lei dos serviços públicos essenciais:
Custa ler uma coisa destas no documento da ERSE, mas pode ser apenas uma questão formal. E, claro, posso estar completamente errado.
Isto foi baseado numa consulta rápida no Google, mas aparentemente eles estão a indicar que este regulamento não tem de cumprir com o indicado nesta lei. A lei não fala do fornecimento de combustíveis, embora de certa forma o carregamento de um VE seja um fornecimento de energia elétrica. No espírito da lei estará certamente a energia elétrica a fornecer a instalações elétricas e não a VE.Lei n.º 23/96, de 26 de Julho
1 - A presente lei consagra regras a que deve obedecer a prestação de serviços públicos essenciais em ordem à protecçãodo utente.
2 - São os seguintes os serviços públicos abrangidos:
a) Serviço de fornecimento de água;
b) Serviço de fornecimento de energia eléctrica;
c) Serviço de fornecimento de gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados;
d) Serviço de comunicações electrónicas;
e) Serviços postais;
f) Serviço de recolha e tratamento de águas residuais;
g) Serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos
Custa ler uma coisa destas no documento da ERSE, mas pode ser apenas uma questão formal. E, claro, posso estar completamente errado.
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Claro que está. O contrato entre os diferentes players no mercado, vai ter consequências no serviço a todos os UVE. Por exemplo, várias pessoas se queixam dos blackout da rede e aqui só têm penalidades. Deveriam é ter medidas concretas para as evitar (por exemplo, whitelists ou deixar carregar e depois apurar quem paga).BrunoAlves Escreveu: ↑09 fev 2020, 19:42Apesar de a consulta ser pública, o que trata não está relacionado directamente com os UVE.
É aqui que estas questões que todos discutimos deveriam estar regulados. Deveriam existir medidas concretas para evitar que isso aconteça.
Adicionalmente, quando existem erros que afetam os UVE, as compensações deveriam ser aos UVE e não entre as entidades MobiE, CEME, OPC/DPC.
Se dermos os nossos comentários (tal como fizemos em Agosto para o regulamento da mobilidade elétrica), a versão final pode ficar melhor.
É que nós temos conhecimento de viver com um VE... e aparentemente os nossos conselhos são tidos em conta.
- frankesousa
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
As whitelists estão descritas no regulamento da mobilidade eléctrica e neste contrato específica a penalidade a pagar pelo OPC se em caso de falha de comunicação com o sistema de gestão não permitir a carga, ou seja, no meu entendimento estes 2 documentos garantem mesmo que o UVE vai conseguir carregar em caso de falha de comunicação ou falha do sistema central.
Mas agora com isto em velocidade de cruzeiro a minha opinião é que o sistema de gestão simplesmente "não pode" falhar, por isso não devia ser grande preocupação (é uma esperança minha
)
Mas agora com isto em velocidade de cruzeiro a minha opinião é que o sistema de gestão simplesmente "não pode" falhar, por isso não devia ser grande preocupação (é uma esperança minha

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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- frankesousa
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Re: Regulamento da Mobilidade Elétrica
Realmente deves ter razãomjr Escreveu: ↑10 fev 2020, 00:56Penso que se devem estar a referir à lei dos serviços públicos essenciais:
Isto foi baseado numa consulta rápida no Google, mas aparentemente eles estão a indicar que este regulamento não tem de cumprir com o indicado nesta lei. A lei não fala do fornecimento de combustíveis, embora de certa forma o carregamento de um VE seja um fornecimento de energia elétrica. No espírito da lei estará certamente a energia elétrica a fornecer a instalações elétricas e não a VE.Lei n.º 23/96, de 26 de Julho
1 - A presente lei consagra regras a que deve obedecer a prestação de serviços públicos essenciais em ordem à protecçãodo utente.
2 - São os seguintes os serviços públicos abrangidos:
a) Serviço de fornecimento de água;
b) Serviço de fornecimento de energia eléctrica;
c) Serviço de fornecimento de gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados;
d) Serviço de comunicações electrónicas;
e) Serviços postais;
f) Serviço de recolha e tratamento de águas residuais;
g) Serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos
Custa ler uma coisa destas no documento da ERSE, mas pode ser apenas uma questão formal. E, claro, posso estar completamente errado.
Então metade do documento tem referências para decretos de lei por tudo e por nada não custava aqui ter igual:
"De acordo com o DL xxx isto não é um serviço público essencial..."
De qualquer modo (mesmo vivendo a 30km do Porto) já estou habituado a viver sem metade desses "serviços públicos essenciais" por isso devo sobreviver com este "não essencial"

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