ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por VETL » 23 dez 2015, 16:29

Já o tenho escrito imensas vezes.
Para mim, se não for assim com estratégias destas como mostro abaixo, a mobilidade elétrica não tem a mínima hipótese:

Alianza Nissan y BMW para ofrecer estaciones de carga pública para sus eléctricos
[img]http://cdn.laopinion.com/wp-content/upl ... 4x1024.jpg[/img]
http://www.laopinion.com/2015/12/22/nis ... lectricos/

[img]http://i.blogs.es/60094c/image001bmwnis ... 4_2000.jpg[/img]
http://www.xataka.com/vehiculos/bmw-y-n ... rga-rapida

[img]https://static.betazeta.com/www.fayerwa ... 60x595.jpg[/img]
https://www.fayerwayer.com/2015/12/bmw- ... -en-ee-uu/
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por Flyer » 23 dez 2015, 17:32

O que eu entendo disto tudo, é que acabaram de "proibir" à Tesla a possibilidade de montar SC em Portugal...
Ainda não nasceu e....já está morto! :evil:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por alexmol » 23 dez 2015, 17:43

FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por meira78 » 23 dez 2015, 17:57

alexmol Escreveu:
FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.
Esta questão da diferenciação para a Tesla vai esbarrar na excepção ou na ilegalidade...

Alguém tem conhecimento aprofundado dos preços médios em mercado MIBEL de energia? Fala-se nos cerca de 45 a 50€/MW, ou seja, 0,045€ a 0,05€/kW.

O maior custo será o do acesso às redes...

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 18:01

Alguém me explica isto:
"Artigo 5.º
Utilizador de veículo elétrico
O UVE é um cliente da rede de mobilidade elétrica que, para o carregamento das baterias do
seu veículo, utiliza os pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, tendo
para o efeito estabelecido vínculo contratual com um ou mais CEME."

Cada vez que aparecer um novo CEME, tenho de fazer outro contracto???
Parece tão estúpido quanto ter de assinar um novo contrato quando aparece uma nova bomba de gasolina...

Tesla = DPC – Detentor de ponto de carregamento de acesso privativo.
??

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por meira78 » 23 dez 2015, 18:15

RNM Escreveu:Alguém me explica isto:
"Artigo 5.º
Utilizador de veículo elétrico
O UVE é um cliente da rede de mobilidade elétrica que, para o carregamento das baterias do
seu veículo, utiliza os pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, tendo
para o efeito estabelecido vínculo contratual com um ou mais CEME."

Cada vez que aparecer um novo CEME, tenho de fazer outro contracto???
Parece tão estúpido quanto ter de assinar um novo contrato quando aparece uma nova bomba de gasolina...

Tesla = DPC – Detentor de ponto de carregamento de acesso privativo.
??
É como ter o cartão BP, Galp, Repsol, etc, etc, etc... dado que os pontos de carregamento passam a ser de todos.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por RNM » 23 dez 2015, 18:17

meira78 Escreveu: É como ter o cartão BP, Galp, Repsol, etc, etc, etc... dado que os pontos de carregamento passam a ser de todos.
Exacto, é mesmo o que uma pessoa precisa, mais cartões de plástico na carteira e facturas de diferentes entidades... :mrgreen: :P

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 18:48

Nada disso
Funcionará como a rede móvel. Pedes ser cliente Vodafone e ligar para um MEO ou Nos, cada operadora tem os seus preços (pelo menos era essa a ideia se não funcionassem em cartel)
Na ME poderás ter um cartão da EDP e carregar num posto PRIO por exemplo, depois a EDP e a PRIO entendem-se nas contas
Receberás apenas a fatura do CEME com quem fizeres contrato

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétricau

Mensagem por FullElectric » 23 dez 2015, 18:59

alexmol Escreveu:
FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.6 22 26 29 48 + 5 6

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.
Eu pergunto para que raio vai a Tesla querer a mobie a monitorizar a rede deles, e ainda ter que pagar taxas por cada kWh de energia que oferece aos seus clientes. Por um serviço q não lhes serve para nada, aliás serve para estorvar, Isto não faz sentido em lado nunhum só mm em Portugal
Não acredito que a Tesla vá nesse historia. Ou abrem excepção ou não há rede Tesla isso é logico

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Mensagem por meira78 » 23 dez 2015, 19:38

FullElectric Escreveu:Nada disso
Funcionará como a rede móvel. Pedes ser cliente Vodafone e ligar para um MEO ou Nos, cada operadora tem os seus preços (pelo menos era essa a ideia se não funcionassem em cartel)
Na ME poderás ter um cartão da EDP e carregar num posto PRIO por exemplo, depois a EDP e a PRIO entendem-se nas contas
Receberás apenas a fatura do CEME com quem fizeres contrato
Isso é bom!

Quem instala a rede e lhe dá manutenção é a CEME.

Os operadores apenas contratualizam com um fornecedor de energia p a mobilidade ekéctrica os custos de compra e posteriormente escolhem o preço de venda, bem acima do custo de energia, dos custos de carregamento que fazem face à instalação e manutenção de toda a estrutura da CEME e adiciona margem e impostos.

Está-se mesmo a ver que sairá baratinha, tipo acima de 3x o custo da energia em casa. Os pontos de carga agora passarão a funcionar, mas estarão disponíveis para muito poucos... porque não serão muitos os interessados em pagar preços escandalosos.

Mais do mesmo em Portugal, para não variar...

Responder

Voltar para “Carregamento”