EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 05 mai 2016, 10:38

Apr Escreveu:ou adiciona mais 1 fio de 2,5mm no tubo e tem 2 ccts independentes, onde a terra e o neutro continuam a ser repicados dos fios de 6mm
Isto só não seria problemático porque a minha potência contratada não dá para mais de 30A. Mas em termos de instalação, é o chamado "xanato" :mrgreen:
Num circuito monofásico, tudo o que vai na fase regressa no neutro. Por isso, se eu estivesse a "carregar nos calos" das 2 fases, o total da corrente tinha de se apertar para caber no neutro que lhes seria comum.
Apr Escreveu:Não é mal pensado colocar uma caixa com uma porta transparente para colocar uns elementos em calha DIN, para mais tarde pode adicionar um medidor de energia por exemplo.
Sim, será quase de certeza por aqui o caminho.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Apr » 05 mai 2016, 11:29

Não está a perceber, se faz confusão ter uma tomada schuko com proteção de 30A (sem proteção) pode passar mais um fio de fase dedicado e protegido a montante por um disjuntor de 16A. O retorno vem pelos fios de 6mm que estão já na tomada CEE e deve caber tudo no tubo. Esse cct de 6mm tem que ser protegido por um disjuntor de dois pólos, para proteger de eventuais sobrecargas em ambos os fios.

Apenas estou a dar soluções possiveis para as restrições que existem, nenhuma delas é achanatada, e protegem devidamente a instalação elétrica, até de possiveis aumentos de potencia para 45A.

Na prática o estragulamento existe no fio de 4mm até ao quadro principal, por isso se esse problema nao for sanado o disjuntor com mais probabilidade de disparar é o cct da garagem no quandro principal, isto se estiver bem dimensionado, se estiver sobredimensionado pode causar um incendio - li que tinha proteção de 30A, veja bem isso que não está certo....

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 05 mai 2016, 11:41

Apr Escreveu:Na prática o estragulamento existe no fio de 4mm até ao quadro principal, por isso se esse problema nao for sanado o disjuntor com mais probabilidade de disparar é o cct da garagem no quandro principal, isto se estiver bem dimensionado, se estiver sobredimensionado pode causar um incendio - li que tinha proteção de 30A, veja bem isso que não está certo....
Sim, sem duvida ;)
Aliás, não sendo para precaver uma eventual (e pouco provável) necessidade de > 16A no futuro, fazia tudo a 4mm^2 e esquecia o assunto. Em princípio faço a 6mm^2 com a tal caixa junto à tomada CEE e à schuko já existente, mantendo a protecção térmica mais "curta" a alimentar esse circuito. Se no futuro necessitar de mais potência, então avalio a possibilidade de substituir a ligação do QE do apartamento para a garagem e substituir a respectiva protecção.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2016, 00:18

Mais uma duvida existencial enquanto preparo a chegada do silencioso-que-ainda-não-existe-mas-há-de-existir

Os medidores de corrente para calha DIN, por exemplo
http://www.efimarket.com/contador-de-en ... igital-65a
Ou o mais chinês http://www.ebay.com/itm/5-65-A-230V-50H ... 2384156332

Têm aquela designação da corrente máxima 5(65). Aquilo quer dizer exactamente o quê? 5 nominais também me parece pouquinho para os 65 serem pico...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 11 mai 2016, 00:52

Para a posteridade, acabei por encontrar a resposta a esta questão:
----------------------------------------------------------------------------------------

http://ww.homedistiller.org/forum/viewt ... 0#p7319685
What does the current value mean? (the 5/10 bit)
5(65)A, 5(30)A, 10(40)A, 5(60)A or other as required
5(65) means the Ib=5A and the Imax=65A
The IEC1036 standard specifies accuracy over a range of 5% Ib to IMAX [..]The basic current [Ib] is defined in IEC1036 (1996–09) section 3.5.1.1 as the value of current in accordance with which the relevant performance of a direct connection meter is fixed. I MAX is the maximum current at which accuracy is maintained.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Apr » 11 mai 2016, 23:53

Nao sabia que tinha esse significado. Obrigado pela partilha.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por FBSousa » 16 mai 2016, 16:19

Qual a vossa tarifa?

Eu tenho potência contratada de 10,35 kVA, regime geral, bi-horário semanal.
Custos:
Potencia contratada [dia]: 0,4419€
Fora Vazio [kWh]: 0,1947€
Vazio [kWh]: 0,1010€

Tenho de mudar para o liberalizado...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por mafgod » 16 mai 2016, 16:34

A minha é:

EDP e-move
5,75KVA (25A) - Mono - Bi-horário semanal
Potencia contratada [dia]: 0,2531€
Fora Vazio [kWh]: 0,1909€
Vazio [kWh]: 0,09018€ (inclui 10% desconto)

EDIT:
+IVA
Preços Maio 2016
Última edição por mafgod em 16 mai 2016, 17:17, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 16 mai 2016, 16:34

O meu tarifário está logo no post inicial.
Tens de mudar para o liberalizado porque o mercado regulado tem de acabar...

Precisas mesmo de tanta potência? 10,35kVA é um bocado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Fil » 16 mai 2016, 17:13

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 0&start=20

Mafgod esse preço é de 2016 ou de 2015? E atenção que esses valores não têm iva.

Responder

Voltar para “Carregamento”