Condomínios...

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 04 jul 2017, 23:59

mjr Escreveu:1,5mm2 são suficientes para 10A contínuos (na verdade bem mais). Se 10A for suficiente, eu colocava um disjuntor de 10A na garagem e o contador e estava o assunto resolvido. Em 10 horas carrega 23kW.h da tomada, suficiente para bem mais que 100km.

Tens aqui uma tabela da certiel:

https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
É estranho, porque o electricista disse-me "já que está na peugeot (e estava, porque foi à revisão dos 5 anos) pergunte aí ao técnico se 1.5mm2 são suficientes". Eu perguntei e o senhor disse que 1.5mm2 era arriscado... E que corria o risco de danificar inclusivamente o carregador interno do carro. Eu aí desisti logo da ideia.

Outra questão que me ocorreu foi instalar a tomada, e depois vai-se a ver e o disjuntor do quadro da garagem dispara, porque segundo o electricista a potência contratada é a potência mínima (basicamente para as luzes e pouco mais). E se isso acontecesse muitas vezes, rapidamente chamaria a atenção do condomínio. O que de resto, pode sempre acontecer caso eles notem um súbito aumento na conta da electricidade (apesar de que o prédio deve ter um só contador, e tem um elevador que deve gastar uns bons kwh e agora com o verão a coisa dilui-se bem).

Finalmente, fazer isto não é bonito nem me sentiria propriamente bem. Mesmo tendo a razão do meu lado, porque eu quero muito pagar a pouca electricidade que o carro consome... O condomínio é que não deixa.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 05 jul 2017, 00:22

pancello Escreveu:Finalmente, fazer isto não é bonito nem me sentiria propriamente bem. Mesmo tendo a razão do meu lado, porque eu quero muito pagar a pouca electricidade que o carro consome... O condomínio é que não deixa.
O condomínio não tem forma de recusar a instalação a não ser que instale um carregador comum e tu colocando o contador poderás pagar a eletricidade que o carro consome. Este cenário não é nada de mais e é o que o pessoal que mora em apartamentos faz comumente, basta pesquisares.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por mjr » 05 jul 2017, 09:07

O "técnico" da Peugeot deve perceber muito (pouco) de eletricidade... Enfim.

As outras razões são válidas, claro, e se possível o melhor é sempre usar a eletricidade de nossa casa, mas uma solução temporária usando a eletricidade do condomínio com um disjuntor e um contador parcial (que dá sempre jeito no futuro), e ficava resolvido para já.

Há muitas soluções possíveis, mesmo que 10A seja muito há EVSE reguláveis até ao mínimo de 6A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 05 jul 2017, 09:16

mjr Escreveu:O "técnico" da Peugeot deve perceber muito (pouco) de eletricidade... Enfim.

As outras razões são válidas, claro, e se possível o melhor é sempre usar a eletricidade de nossa casa, mas uma solução temporária usando a eletricidade do condomínio com um disjuntor e um contador parcial (que dá sempre jeito no futuro), e ficava resolvido para já.

Há muitas soluções possíveis, mesmo que 10A seja muito há EVSE reguláveis até ao mínimo de 6A.
Também pensei no EVSE regulável, talvez fosse uma hipótese... Acerca dos 10A o que disse o meu electricista é que o cabo podia servir mas ir derretendo lentamente e causar um curto circuito. Ou seja convém que os 1.5mm2 não sejam só suficientes, mas que tenham uma margem para durar alguns anos sem causar problemas na linha...

Avatar do Utilizador
BVG
Mensagens: 158
Registado: 27 mai 2017, 17:46

Re: Condomínios...

Mensagem por BVG » 05 jul 2017, 09:36

O problema também está no tempo que leva o carro a carregar.
Efetivamente se estamos a falar de 10h continuas a passar carga num cabo de 1,5mm (mesmo a 10A), não é muito 'saudável' para a longevidade do cabo.
Convém dar uma boa margem, para que não aconteça o pior.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Condomínios...

Mensagem por RNM » 05 jul 2017, 09:53

Só profetas da desgraça (e electro-picheleiros)...

1.5 mm2 aguenta perfeitamente 10 A durante décadas.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Condomínios...

Mensagem por RS232CSerialUser » 05 jul 2017, 10:14

Screenshot_20170705-101113.png

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Condomínios...

Mensagem por Gameiro101 » 05 jul 2017, 10:47

pancello Escreveu:Bem, por aqui a novela continua... Falei com um electricista que foi lá a casa ver se podíamos instalar (à revelia) um contador de kwh e uma tomada na garagem (é garagem fechada, note-se). Mas os fios lá presentes são de 1.5mm2, e consideramos insuficiente para garantir que não danifica o cabo e cria problemas a sério. Também me estimou uma puxada nova para a garagem em várias centenas de euros, que não tenho nem estava a contar gastar.

Por isso optei por manter tudo como estava, a extensão de 25m com 2.5mm2 pela escadaria abaixo. Se incomodar os vizinhos, pode ser que me apoiem na próxima assembleia de condomínio em que vou propor dois orçamentos:
1. Que se crie um posto de carregamento que dá para todos (até porque um dos vizinhos tem uma Vortex RS)
2. Que se substituam os cabos existentes por outros de 4mm2, e que se dê permissão aos condóminos para instalarem cada um seu contador e fazerem depois contas com o condomínio (que era a minha ideia inicial, e que o administrador insiste que tem de passar pela assembleia porque usa a linha elétrica de todos...)

Entretanto surgiu a hipótese de utilizar uma clarabóia que já existe para fazer respirar a garagem, e que está muito perto da minha varanda. Com uns 30 ou 40m de cabo, consegue-se fazer descer pela varanda, entrar na clarabóia, e daí para o meu lugar de garagem. Preciso agora de arranjar cabo de 4mm2 a preço de saldo... Alguém tem ideia de onde possa arranjar?
A parte a Bold pode dar problema no futuro, enquanto for apenas um carro e uma mota eléctrica a potencia disponível no prédio pode não ser problema, mas e quando existirem 5 caros eléctricos ou mais? e se estiverem carros a carregar no limite da potencia instalada e alguém necessitar do elevador?

Acho que se deve sempre, dentro do possivel, procurar soluções que permitam a alimentação vir directamente de cada apartamento.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 05 jul 2017, 11:12

A questão também tem a ver com o facto de a minha garagem estar a uns 15m do disjuntor geral da garagem... Mesmo assim acham que aguenta?

Gameiro obrigado pelo teu conselho e isso é uma hipótese a ponderar mas como sabemos os condóminos são sempre muito conservadores, e a ideia de fazer obras no prédio todo para fazer ligações à garagem de todos vai sempre para o campo "quando for necessário"... Desconhecem eles que esse "quando" vai ser dentro de uns 10 anos. Só que o tuga não pensa assim.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Condomínios...

Mensagem por pemifer » 05 jul 2017, 12:25

Caro
O meu cabo tem 110m do quadro da garagem à tomada... esse pessoal que fala em quedas de tensão e mais não sei o quê pode pegar no multímetro e vir à minha garagem comprovar as teorias...
A melhor coisa é ignorar isso!
O cabo é de 2.5mm que é o indicado para circuitos de tomadas. Os circuitos de tomadas estão preparados para funcionar até 16A.
Os cabos de 1.5 só são usados em circuitos de iluminação. Se tem tomadas com cabos desses, ou foram feitas para algum incompetente ou por algum ladrão que não quis gastar o dinheiro extra.

Em relação ao condomínio leia a lei.
Não seja inocente. A lei é clara e é dirigida especificamente a quem tem condomínios idiotas!
Você não precisa de autorização do condomínio só precisa informar.
O condomínio só pode negar se existir ou planear montar um ponto de carregamento.
Também pode negar por razões técnicas mas para isso precisa de uma fundamentação escrita, ou seja, precisa de pagar a um técnico credenciado para escrever um relatório a razão pela qual não pode instalar mais uma tomada. Na posse desta fundamentação, a resposta negativa tem de ser aprovada por 2/3 da totalidade do prédio, não é 2/3 dos que vão às reuniões.
Face a isto, será muito difícil não instalar uma tomada.
Ah! Ainda há outra coisa... Se a sua garagem não tem morada própria é impossível fazer um contrato de eletricidade pelo que o condomínio tem mesmo de ceder-lhe a eletricidade, instale um contador e pague ao condomínio aquilo que gasta ;)

Responder

Voltar para “Carregamento”