Página 3 de 6

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 16 ago 2018, 18:02
por mjr
Se bem me lembro o problema tem a ver com a proximidade do PT ao carro, não me perguntem porquê que isso é um problema...

Penso que terá a ver com alguma verificação de segurança e por isso o carregamento é terminado pelo carro. Como o Zoe não tem isolamento galvânico entre o carregador e a bateria é muito mais exigente nas questões de segurança, por exemplo ao exigir a existência de terra com boa qualidade e também que seja colocado um RCD do tipo B (caríssimo) nos EVSEs trifásicos.

Na minha opinião a falta de isolamento galvânico é uma falha muito grande, e deveria ser obrigatório que todos os carregadores de VE o tivessem.

Aconselho a leitura da página 25 deste manual...

https://www.e-driver.net/images/jt_juic ... online.pdf

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 16 ago 2018, 18:45
por Apr
mjr Escreveu:
16 ago 2018, 18:02
Aconselho a leitura da página 25 deste manual...

https://www.e-driver.net/images/jt_juic ... online.pdf

Bolas uma secção dedicada a problemas de carregamento com o ZOE :o

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 16 ago 2018, 22:57
por RJSC
mjr Escreveu:
16 ago 2018, 18:02
Na minha opinião a falta de isolamento galvânico é uma falha muito grande, e deveria ser obrigatório que todos os carregadores de VE o tivessem.
Não vejo como podem tornar obrigatório quando uma autocaravana tem uma instalação eléctrica no interior ligada diretamente à rede.
Afinal trata-se de um veículo ligeiro com uma instalação elétrica sem isolamento galvânico e tanto quanto sei nunca morreu ninguém por causa disso que não tivesse morrido numa casa em situação semelhante.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 16 ago 2018, 23:06
por BrunoAlves
Certo, mas a autocaravana não consome mais de 6-16A. O um bocado diferente dos 22-43kW do Zoe...

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 11:00
por migle
É interessante observar que embora o Zoe não possa carregar numa tomada caseira na Noruega (rede IT), pode ainda assim carregar num posto de carregamento público. Ou seja, os postos públicos ali não se limitam a expor a rede pública (+protecções).

Acho que neste julgamento, faltam dados para encontrar o culpado. Quem está out of spec.

Depois, pelos vistos a qualidade da nossa distribuição AC é regulada pela tal EN 50160. Porém, julgo perceber que a qualidade da electricidade usada para carregamento AC dum carro é regulada pelo IEC 61851, sem remissão para a EN 50160. É demasiado técnico para mim, mas não me espanta que hajam casos em que satisfazer o EN 50160 não seja suficiente para satisfazer o IEC 61851. Isto, admitindo que a distribuição ali está a cumprir a norma. Nesse caso, talvez o equipamento escolhido para instalar ali não fosse o adequado.

Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes. Não o faz, pouco importa! A Renault deveria substituir o carregador dos Zoes todos para poder carregar em Palmela.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 11:06
por Erbium
migle Escreveu:
17 ago 2018, 11:00
Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes.
Como é que é?! :lol:

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 11:18
por migle
Bem, se não serve a Zoes, serve a quem? Outros carros só se quiserem matar muito tempo, ou então se trabalharem na Via Verde. O operador fica contente de ter uma tomada que ninguém pode aproveitar? Porque está cheia de ruído mas ainda dentro das normas (ou seja, não é culpa sua)?

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 11:26
por Erbium
Não fosse adaptadores por ex. os Tesla!
Se o posto não tivesse capado permitiria carregar DC e AC e, apesar de mais lento, poderia ser utilizado por muitos outros carros...

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 12:20
por Gameiro101
migle Escreveu:
17 ago 2018, 11:00
É interessante observar que embora o Zoe não possa carregar numa tomada caseira na Noruega (rede IT), pode ainda assim carregar num posto de carregamento público. Ou seja, os postos públicos ali não se limitam a expor a rede pública (+protecções).

Acho que neste julgamento, faltam dados para encontrar o culpado. Quem está out of spec.

Depois, pelos vistos a qualidade da nossa distribuição AC é regulada pela tal EN 50160. Porém, julgo perceber que a qualidade da electricidade usada para carregamento AC dum carro é regulada pelo IEC 61851, sem remissão para a EN 50160. É demasiado técnico para mim, mas não me espanta que hajam casos em que satisfazer o EN 50160 não seja suficiente para satisfazer o IEC 61851. Isto, admitindo que a distribuição ali está a cumprir a norma. Nesse caso, talvez o equipamento escolhido para instalar ali não fosse o adequado.

Depois, é muita falta de vontade do operador. Aquela tomada está ali para abastecer Zoes. Não o faz, pouco importa! A Renault deveria substituir o carregador dos Zoes todos para poder carregar em Palmela.
Se o Zoe tem problemas noutros países, onde todos os outros carregam, como o PCR de Palmela, se calhar o problema esta mesmo no Zoe, por ser menos "permissivo", se o PCR/instalação cumprir as normas aplicáveis, o problema tem sim de ser resolvido por parte da Renault.

Re: Postos de Carregamento impossíveis para Zoe

Enviado: 17 ago 2018, 12:45
por BrunoFonseca
Gameiro101 Escreveu:
17 ago 2018, 12:20

Se o Zoe tem problemas noutros países, onde todos os outros carregam, como o PCR de Palmela, se calhar o problema esta mesmo no Zoe, por ser menos "permissivo", se o PCR/instalação cumprir as normas aplicáveis, o problema tem sim de ser resolvido por parte da Renault.
Mas será q o carregador da efacec cumpre mesmo todas as normas?