Como se o CEME não estivessem a levar a grande fatia dos proveitos da ME, toma lá mais um aumento...
A EDP acabou de comunicar um aumento superior a 4,9% no seu tarifario devido à TAR.
Assim passam de um tarifario de 0,2001€/kWh (0,1601€/kWh para clientes domesticos) para 0,2100€/kWh (ou 0,1680).
A este valor acresce o IVA, ficando o preço por kWh a 0,2583 (ou 0,2066)
Isto tudo quando se fala que com os leilões das renovaveis o preço por kWh fica na ordem do 2 cêntimos...
Bruno, tu não estás a ver bem a coisa. Este é o preço da energia da EDP para os carros elétricos. A EDP tem custos elevadíssimos para fabricar eletrões mais vitaminados para maior eficiência nos motores dos VE
Devem ter energia especial para carros
E tu tens que ter cuidado com a tua conta da electricidade, pois tu é um autentico "iluminado"!!
Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.
Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.
Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.
Boas
Eu também recebi hoje a mesma chamada... Vamos ver o que diz a TVI... Mas vai ser lindo Moro num concelho que há apenas 1 posto publico que funciona apenas e so 1 tomada... lol. Descloco-me diariamente para outro concelho onde trabalho onde existem Zero postos publicos... É assim o interior...
Update da minha situação. Recebi hoje telefonema da TVI a questionar se queria participar na entrevista...
Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.
Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.
Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.
Boas
Eu também recebi hoje a mesma chamada... Vamos ver o que diz a TVI... Mas vai ser lindo Moro num concelho que há apenas 1 posto publico que funciona apenas e so 1 tomada... lol. Descloco-me diariamente para outro concelho onde trabalho onde existem Zero postos publicos... É assim o interior...
Update da minha situação. Recebi hoje telefonema da TVI a questionar se queria participar na entrevista...
Depois de ver este vídeo voltei-me a lembrar deste tópico.
O que é que acham que vai acontecer a nossa rede de carregamento se as empresas, com aparecimento de tantas opções comerciais começarem aderir a ME.
Se muito já foi feito, se houver adoção de muitas empresas pelos VE comerciais vamos voltar ao que estávamos a uns meses atrás?
Embora todos possamos pensar o que faz sentido é as empresas terem os seu próprios carregadores para que o tempo de carga seja feito enquanto o veiculo esta parado, fora do horário de trabalho, inevitavelmente haverá alguns casos de estes veículos terem de usar a rede publica.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
É dificil "adivinhar" a nossa opinião será sempre influênciada pela nossa prespectiva mais optimista ou péssimista.... Pessoalmente acredito que mesmo que possam surgir pontualmente momentos mais dificeis, a tendência será para estarmos amanhã, melhor do que ontem.
Aquilo que eu muitas vezes critico é a forma como muitas coisas são feitas e que poderiam ter evitado chegar onde chegamos.
A aposta em carregadores próprios nas empresas e o evoluir da autonomia dos VEs que são lançados, são fundamentais para evitar o caos, mas também:
Se tivessemos um plano/visão de rede nacional;
Se tivesse gasto as verbas comunitárias, instalando postos de carregamento onde não era rentável e deixado o investimento (maioritário) nas cidades para os privados;
Se tivessemos arrancado mais cedo com a fase comercial;
Se tivessemos (numa fase transitória/arranque da ME) uma entidade interessada em fazer cumprir a lei, garantindo que os postos da rede publica não passassem uma eternidade de tempo avariados.
Muitos outros aspectos poderiam ser referidos (como o tão famoso modelo da ME em Portugal) e que talvez evitariam os receios que temos.
Eu vejo como positivo para todos que entrem para a ME o maior número de VEs possível. Até há pouco tempo os investimentos estavam a ser retardados por haver pouca massa crítica. Nas cidades grandes já existe essa massa crítica e tivemos uma explosão de PCRs, pelo que é de antever que o mesmo acontecerá fora das cidades com o aumento do número de VEs. E quanto maior for o negócio, maior é a concorrência, beneficiando os utilizadores.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Eu vejo como positivo para todos que entrem para a ME o maior número de VEs possível. Até há pouco tempo os investimentos estavam a ser retardados por haver pouca massa crítica. Nas cidades grandes já existe essa massa crítica e tivemos uma explosão de PCRs, pelo que é de antever que o mesmo acontecerá fora das cidades com o aumento do número de VEs. E quanto maior for o negócio, maior é a concorrência, beneficiando os utilizadores.
Eu compreendo isso que dizes, afinal é o que todos queremos, é o mercado a funcionar. A minha questão prende-se com o facto de um carregador levar meses até ficar operacional. Não havendo nas quantidades e na distribuição que nós queremos, os que estão instalados e planeados levam muitos meses até ficarem a funcionar, fazendo com que andemos sempre a correr atrás do prejuízo.
Quando a bem pouco tempo ouvimos um CEME + OPC a dizer que corremos o risco de ter mais carregadores que carros, parece-me que estes não tem a mesma visão que nós.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
O negocio da Van`s pode ser o próximo boom nos VE.
Mesmo que algumas empresas mais pequenas recorram aos PCR`s ou HUB já existentes p.e. p/ UBER, o custo operacional será muito mais atrativo com os veículos a carregar indoor`s, durante a noite.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt DB SR Leaf