
Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Caros,
Já aqui escrevi que considero que a UVE está a fazer menos do que devia no que diz respeito à ME, e que a UVE devia ela própria ser um OPC.
Também já me disseram que é uma associação pequena e não tem forma de adquirir um PCR.
Fica aqui uma ideia para discussão:
1) Segundo o Relatório e Contas 2017 da UVE, o exercício teve um saldo positivo de 9.250€, o que para uma associação sem fins lucrativos é muito elevado
(https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... sinado.pdf)
2) Acredito que a "marca" UVE conseguiria através de parcerias e apoios, sejam eles privados ou do estado obter financiamento pelo menos para 1 PCR por ano - a colocar em zonas críticas
3) Como OPC a UVE poderia ter um valor para sócios e outro para não sócios (és sócio tens 50% de desconto no uso do OPC), desta forma iria certamente aumentar o número de associados (que pelas minhas contas é inferior a 500), incrementando assim as receitas.
4) A percepção da utilidade da UVE por parte dos não sócios iria ser alterada. Repare-se no Relatório de contas onde se verifica que a maior fatia das despesas é em Panfletos e diplomas ENVE que totaliza mais de 2.000€ + 1.700€ em bonés.
Um reparo adicional ao relatório: um investimento é algo que gera retorno financeiro, e não sei como é que algum dos pontos descritos e que totalizam 3.000€ podem ser considerados como tal.
Já aqui escrevi que considero que a UVE está a fazer menos do que devia no que diz respeito à ME, e que a UVE devia ela própria ser um OPC.
Também já me disseram que é uma associação pequena e não tem forma de adquirir um PCR.
Fica aqui uma ideia para discussão:
1) Segundo o Relatório e Contas 2017 da UVE, o exercício teve um saldo positivo de 9.250€, o que para uma associação sem fins lucrativos é muito elevado
(https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... sinado.pdf)
2) Acredito que a "marca" UVE conseguiria através de parcerias e apoios, sejam eles privados ou do estado obter financiamento pelo menos para 1 PCR por ano - a colocar em zonas críticas
3) Como OPC a UVE poderia ter um valor para sócios e outro para não sócios (és sócio tens 50% de desconto no uso do OPC), desta forma iria certamente aumentar o número de associados (que pelas minhas contas é inferior a 500), incrementando assim as receitas.
4) A percepção da utilidade da UVE por parte dos não sócios iria ser alterada. Repare-se no Relatório de contas onde se verifica que a maior fatia das despesas é em Panfletos e diplomas ENVE que totaliza mais de 2.000€ + 1.700€ em bonés.
Um reparo adicional ao relatório: um investimento é algo que gera retorno financeiro, e não sei como é que algum dos pontos descritos e que totalizam 3.000€ podem ser considerados como tal.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Já agora fica mais uma ideia para se financiar um PCR (beneficio para o OPC)
Encomendar ao fabricante a inclusão de um monitor que permita passar vídeos. Acho que seriam espaços privilegiados para vender publicidade.
...E assim se financiam os custos de aquisição
Encomendar ao fabricante a inclusão de um monitor que permita passar vídeos. Acho que seriam espaços privilegiados para vender publicidade.
...E assim se financiam os custos de aquisição
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Bruno, infelizmente penso que isto não é legal, sendo que o regulamento é bem explicito. Os OPC não podem descriminar os utilizadores, apenas por razões técnicas, que não é o caso. Para isso também os CEME que também são OPCs davam descontos aos seus clientes de electricidade. Isso não dá mesmo.BrunoFonseca Escreveu: ↑21 out 2018, 16:49
3) Como OPC a UVE poderia ter um valor para sócios e outro para não sócios (és sócio tens 50% de desconto no uso do OPC), desta forma iria certamente aumentar o número de associados (que pelas minhas contas é inferior a 500), incrementando assim as receitas.
E colocar um PCR por uma associação dessas é sempre complicado porque depois quem escolheria o local? Ia sempre beneficiar apenas alguns.
Para mim a UVE devia gastar os €€ em convencer o governo que a única solução é criar legislação que obrigue outros a instalar PCR e PCN (gasolineiras, câmaras municipais, etc etc).
Nota final: Para mim o problema da ME é a falta de PCN não de PCR. PCN mais espalhados e funcionais. A preços apetecíveis. Isto sim ia impulsionar a ME. Qualquer pessoa poderia deixar o VE a carregar descansado sem ir parar ao FB alguém a queixar-se que o fulano tal já tem o carro carregado há 15min e ainda não apareceu!
Se eu sempre que parar o carro poder meter carga lenta, só vou precisar mesmo de PCR para viagens grandes.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Obrigado pelo seu comentário!frankesousa Escreveu: ↑21 out 2018, 17:12
Bruno, infelizmente penso que isto não é legal, sendo que o regulamento é bem explicito. Os OPC não podem descriminar os utilizadores, apenas por razões técnicas, que não é o caso. Para isso também os CEME que também são OPCs davam descontos aos seus clientes de electricidade. Isso não dá mesmo.
E colocar um PCR por uma associação dessas é sempre complicado porque depois quem escolheria o local? Ia sempre beneficiar apenas alguns.
Para mim a UVE devia gastar os €€ em convencer o governo que a única solução é criar legislação que obrigue outros a instalar PCR e PCN (gasolineiras, câmaras municipais, etc etc).
Nota final: Para mim o problema da ME é a falta de PCN não de PCR. PCN mais espalhados e funcionais. A preços apetecíveis. Isto sim ia impulsionar a ME. Qualquer pessoa poderia deixar o VE a carregar descansado sem ir parar ao FB alguém a queixar-se que o fulano tal já tem o carro carregado há 15min e ainda não apareceu!
Se eu sempre que parar o carro poder meter carga lenta, só vou precisar mesmo de PCR para viagens grandes.
Quanto à legalidade da coisa, não discuto, mas pode-se sempre fazer algo como faz a Tesla. Arranja-se um espaço com uma cancela e cobras a entrada (parque de estacionamento). Aí já não tens o problema da discriminação legal dos OPC. Há parques de estacionamento com avenças, que os tornam muito mais baratos do que à hora, logo seria possível.
E em vez de um PCR, podes lá por (por um preço aproximado) 20 PCN
Quanto à discussão do local, teria que ser escolhida pela associação (votação) com base em critérios que beneficiem a ME e não fulano A ou B.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Agora com isto dos pagamentos e passando os PCR a ser um serviço comercial "normal" fiquei com uma duvida que não encontro resposta clara (está meio relacionado com este assunto dos espaços públicos, privados, meios provados, etc)
Os PCR do Lidl (bem como no futuro os PCN de shoppings e assim) estão num espaço de acesso publico e portanto não pode haver discriminação aos utilizadores certo?
O assunto de ir ao PCR do Lidl carregar sem fazer compras passara a ser "normal"?
Pergunto isto porque passo todos os dias por um Lidl com PCR e vai haver claro um belo dia em que vai dar-me jeito parar lá. É um PCR publico, ligado à MobiE, por isso é para ser utilizado como tal certo?
Nota: Por acaso se lá fosse carregar certamente iria às compras, mas se fosse a meio da noite num parque aberto? Estaria a fazer algo moralmente errado?
Nota2: Neste momento vejo com muito maus olhos os Ubers a carregar no MarShopping, mas e quando for a pagar? Estão no seu direito ou não? Mais uma vez o regulamento diz que os OPC não podem descriminar os utilizadores. Não será legal por isso dizer "só para clientes do shopping" certo?
Os PCR do Lidl (bem como no futuro os PCN de shoppings e assim) estão num espaço de acesso publico e portanto não pode haver discriminação aos utilizadores certo?
O assunto de ir ao PCR do Lidl carregar sem fazer compras passara a ser "normal"?
Pergunto isto porque passo todos os dias por um Lidl com PCR e vai haver claro um belo dia em que vai dar-me jeito parar lá. É um PCR publico, ligado à MobiE, por isso é para ser utilizado como tal certo?
Nota: Por acaso se lá fosse carregar certamente iria às compras, mas se fosse a meio da noite num parque aberto? Estaria a fazer algo moralmente errado?
Nota2: Neste momento vejo com muito maus olhos os Ubers a carregar no MarShopping, mas e quando for a pagar? Estão no seu direito ou não? Mais uma vez o regulamento diz que os OPC não podem descriminar os utilizadores. Não será legal por isso dizer "só para clientes do shopping" certo?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6523
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Quando for a pagar não metem lá os pés
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Sonha... Se já têm o investimento dos VE feito, vão continuar a utilizar os PCR. Para todos os efeitos continua a ser mais barato (mesmo que pouco) do que o diesel.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Vá Bruno, isso não me ajudou a resolver a questão

A minha duvida é:
- Preciso de carregar o VE
- Abro o mapa da MobiE
- Procuro um posto disponível perto
- Vou e carrego
Não sei se me faço entender

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
A minha interpretação é que o dono do PCR não é (neste caso) o Lidl, logo se tens ali a mangueira à mão e não transgrides para aceder a ela, usa-a.frankesousa Escreveu: ↑21 out 2018, 18:04
A minha duvida é:
- Preciso de carregar o VE
- Abro o mapa da MobiE
- Procuro um posto disponível perto
- Vou e carrego
Os Supermercados/Centros Comerciais disponibilizarem lugares para a colocação de postos de carregamento faz parte de uma estratégia de marketing.
Eu, por exemplo, tenho uma preferencia pelo Jumbo, e não minha zona posso ir ao de Alfragide ou ao de Sintra. Como apenas o de Alfragide tem carregador, não ponho os pés no de Sintra.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6523
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Há muito que eles têm PCR para uso exclusivo, mas preferem ir fazer praça nos públicos que é grátis.BrunoFonseca Escreveu: ↑21 out 2018, 18:02Sonha... Se já têm o investimento dos VE feito, vão continuar a utilizar os PCR. Para todos os efeitos continua a ser mais barato (mesmo que pouco) do que o diesel.
Em Lisboa já vi no FB mais que uma vez a Nissan que cobra 4,5€ por carregamento (independentemente da energia) e há pelo menos um outro para parceiros Uber que tinha carregamento quase ao preço de casa (cheguei a ver a tabela de preços no FB) e está sempre às moscas. Vai deixar de estar

Eu tenho esta ideia fixada, daqui a um mês já podemos fazer balanço.

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
