Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%
 
Total de votos: 31

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 01:11

Quem comprou ou quer comprar um VE a curto prazo não pode depender da rede de postos "publicos". Há vários cenários que podem acontecer no futuro:

1. A rede continuar em fase piloto - Isto implica carregamentos gratuitos onde funciona. Apesar do maldizer dá para ir do Algarve ao Minho, com umas paragens estratégicas em hospedarias. Neste periodo uma rede alternativa é um conceito absurdo.

2. A rede passar a ser a pagar à bruta - Nesta situação a solução é: deixar de usar a rede. Tenho um posto de carregamento em casa e não preciso de mais nada para 95% dos meus trajetos anuais. Criar uma rede alternativa para 5% das minhas necessidades é... absurdo. Se esta situação continuar, posso providenciar 32A a qualquer viajante elétrico que necessite de carga intermédia. Há o electromaps que já dá algum grau de confiança nas deslocações. Volto a dizer: a rede está em minha casa e esta foi uma das razões que me fez comprar o carro. Acabaram-se as redes, as distribuições e os intermediários!

Entretanto as autonomias vão ter que mudar e quando houver mais autonomia os postos vão naturalmente deixar de ser tão usados. As viagens grandes poderão ser viáveis de uma só vez ou com apenas um carregamento intermédio bem calculado. Como fica a rede nessa situação? Pessoalmente prefiro investir numa bateria maior que numa rede de carregamento.

A rede de PCR's era bom, mas seria sempre para 5% das minhas viagens.. e como as minhas férias não aumentam com o numero de PCR's, mesmo que se instalassem muitos continuaria a ser usado para 5% das minhas viagens.

rdias esse exemplo dos 18€ por carga em Leiria foi comigo e não é nenhum alerta dos tempos, é simplesmente parvoice de quem decidiu cobrar um preço "simbólico" pela utilização do PCR. Na alura denunciei esse e todos os outros casos à Nissan Europa mas no final de uma troca de emails optei por evidenciar a excelente postura da Nissan do Porto pois em relação às outras fiquei com a ideia que não iam fazer nada.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 01:26

meira78 Escreveu: Eu estou mais in na Tesla e ela está a chegar a Portugal. Já está perto de Barcelona. A inauguração é só daqui a 1 mês e já funcemina eh eh eh

Isso é que é sistema. São as tais cargas ilimitadas.
Meira esta é a tua oportunidade de ouro.

Põe a rede a funcionar antes que a Tesla chega. Só acho que estás a falhar em 2 pontos. Falta fazer um carro e apostar nos foguetões. E com o falhanço do último lançamento da spaceX tens as estrelas todas alinhadas para brilhar!

Vamos lá! Só depende de ti pôr isto em prática e no terreno.

Precisamos da ajuda de todos.

Se não arregaçarmos as mangas nunca conseguiremos nada.

Este é o local certo.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 01:50

rdias, porque te queixas tanto? Tu nem tens carro elétrico e queixas-te mais do que os que tem!

tudo o que dizes é verdade e hoje EU comprava um Leaf se nao o tivesse, e só ficava arrependido de não o ter comprado mais cedo.


Neste fórum é impressão minha ou há uma "contaminação" dos medos e credos dos que NÃO TEM CARRO ELÉTRICO????
Sinceramente acho que estão a fazer pior à mobilidade elétrica se continuarem com esse discurso.


A revisão na marca custa €38, uma pequena fortuna para ter o carro lavado, de facto.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 06 jul 2015, 02:02

Apr,

a rede que temos em casa custa € a todos nós. E quem paga a factura somos nós.

A do nosso trabalho custa € ao nosso patrão. Quem paga a factura é ele. Mais dia menos dia vai cobrar esse valor no nosso vencimento.

A da rede Mobi.E custa muito dinheiro. A isso teremos de juntar uma renda enormissima, pois estão à anos a dar energia...

Um carro electrico não serve apenas para quem necessita dele num raio de 100 a 120 kms, pois para esse caso serve perfeitamente. Para ter um carro electrico preciso de cargas rápidas onde não esteja parado 6 horas a fazer uma carga a cada 120 kms e tenha de ir a uma velocidade de 100kms/h ou inferior.
As cargas rápidas são uma enorme limitação à aquisição dos VE.
As marcas já estão mais abertas a esta situação e até aceitam substituir o voucher que oferecem em dias de utilização de viaturas convencionais por uma utilização nesta rede de PCR... para surpresa de muitos.

A electricidade da rede de PCR é da associação/cooperativa e quem a paga vamos ser nós em conjunto. Quantos mais formos e quanto maior dinamismo criarmos, mais barata se torna e uma coisa é certa: será sempre muito mais barata do que a que gastamos em casa. Isso é um dado adquirido.

Se pensarmos assim é se unirmos as nossas faculdades, isto resolve-se em poucas semanas. Se preferirmos fazer de conta que apoiamos, vão-se enchendo aqui umas páginas e continua a ser um projecto de rede...

Está na mão de cada um.

Podemos olhar para o exemplo dos operadores de internet, tv, telefone e tantos outros exemplos.
Uma coisa é partilhar uma antena em casa com sinal da TDT ou satélite, partilhar o router internet e colocar uns repetidores de sinal e partilhar o telefone.
Se for partilhado por todos temos de suportar o custo de instalação e mês a mês a despesa da sua utilização. Dividida por todos vai custar uns 3 a 4€.
Se preferirmos um serviço dedicado a cada um pagamos 40€ e suportamos todos os meses as rendas do operador. E ainda dizemos obrigado!

Cada um é livre do seu pensamento e das suas acções.

Obrigado.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 02:22

Meira,

é a tua opinião, estás a ser teimoso e achas que só tu tens razão.

TODOS os possuidores atuais de VE's deram o salto porque tem uma visao diferente da tua (não dependem de nenhuma rede)! Aceitas isso?
Entras aqui no fórum e espalhas a desgraça: Só com uma rede e que vamos lá! ISSO É MENTIRA! E HA UMA COMUNIDADE INTEIRA DE PESSOAS QUE FUNDARAM ESTE FORUM E ESCREVEM AQUI DESDE 2010 A PROVAR O CONTRARIO!!!!


Sou-te muito sincero, se na altura em que andava a ponderar comprar carro estivesses aqui a semear esta tua visão limitada provavelmente acanhava-me e nao comprava carro.

Acho sinceramente que neste momento fazes parte de um problema e nao de uma solução. Ao menos que quem esteja e periodo de reflexão que leia mais topicos e não desista já porque ter um VE é MUITO MAIS DO QUE TER UMA REDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 02:30

A electricidade da rede de PCR é da associação/cooperativa e quem a paga vamos ser nós em conjunto.
Prefiro ser livre.

é só!

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 06 jul 2015, 09:23

Apr Escreveu:Meira,

é a tua opinião, estás a ser teimoso e achas que só tu tens razão.

TODOS os possuidores atuais de VE's deram o salto porque tem uma visao diferente da tua (não dependem de nenhuma rede)! Aceitas isso?
Entras aqui no fórum e espalhas a desgraça: Só com uma rede e que vamos lá! ISSO É MENTIRA! E HA UMA COMUNIDADE INTEIRA DE PESSOAS QUE FUNDARAM ESTE FORUM E ESCREVEM AQUI DESDE 2010 A PROVAR O CONTRARIO!!!!


Sou-te muito sincero, se na altura em que andava a ponderar comprar carro estivesses aqui a semear esta tua visão limitada provavelmente acanhava-me e nao comprava carro.

Acho sinceramente que neste momento fazes parte de um problema e nao de uma solução. Ao menos que quem esteja e periodo de reflexão que leia mais topicos e não desista já porque ter um VE é MUITO MAIS DO QUE TER UMA REDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Interpretas tudo ao contrário, mas sobre os factos apontados nem uma fundamentação.

Aliás, apontas uma: preferes pagar mais pelo kW (só cerca do dobro) do que pertencer a uma associação/cooperativa que te permite negociar uma tarifa muito mais competitiva.

Também como denúncias, antes só do que mal acompanhado.

Mais vale ter quem esteja verdadeiramente dentro do que ter muitos destes...

O VE existirá cada vez mais porque temos a tal rede em casa, não pela Mobi.E, mas é possível ter a energia muito mais barata.

Mas depois ficam a faltar os PCR que muitos de nós precisam com frequência para distâncias maiores e não termos de andar a pedinchar no restaurante, no centro comercial, nos bombeiros e aí sim, gastar muito mais.

Tu se calhar não precisas, por isso é que achas que representa apenas 5% e os proprietários de VE em 5 anos pouca aderência tiveram porque a Mobi.E não é solução. E PCR não existem...

Se não são precisos e nem sequer é isso que faz a diferença, porque votam os users deste fórum numa solução de tarifa a pagar numa rede com esta natureza? Se não precisam e nem sequer faz a diferença, para quê pagar? Se calhar é por solidariedade connosco.

E porque estão algumas marcas abertas à disponibilidade de nos pagar a nós para ter esta rede no terreno porque querem ultrapassar esta limitação e andam à anos há espera da Mobi.E e nunca mais...! Se calhar estão erradas e tu é que estás certo...

Mas com uma boa rede de PCR, a comunidade aumenta significativamente, porque até as marcas já demonstraram interesse. Alguns parceiros da Mobi.E tb e só falta ultrapassar a questão da associação e ir para o terreno verificar as condições dos bombeiros e decidir os PCR a instalar, porque existem por aqui muitos users a dar uma mão, mesmo que não visivel por Ti neste tópico.

O trabalho está a ser feito. Não pensamos todos como Tu, isolados.

Vais continuar só com a EDP. Não vais ter problema. A EDP vai estar contigo. Não abras horizontes que não é preciso...

Daqui a uns meses quando vier a Mobi.E com as facturas detalhadas é que te vais aperceber! Se calhar nem as vês, pois nesse caso nem vão interessar. Tu continuas a dar a utilização normal e depois vais de cidade em cidade fazer os 100kms e esperar 6 a 8 horas por uma carga. Quando quiseres ir ao interior, ao Algarve, ao Norte e por aí além... levas a Tua EDP baratinha atrás!

Será que não oercebes que essa é uma limitação que ainda não convenceu totalmente muitos interessados à anos na mobilidade eléctrica?

Esta minha visão não tem nada contra os actuais proprietarios de VE. Muito pelo contrário, como já referi por aqui dezenas de vezes, dou ainda mais valor não a estes recentes aderentes à mobilidade electrica, mas sim a todos aqueles que à 4 e 5 anos tiveram grande coragem em o fazer, pois é uma decisão de uma vida e nenhum deles se arrependeu... e ainda bem, pois significa que se adaptaram às limitações que a rede lhes provocou, mas muito também, porque no seu dia-a-dia a utilização de um VE é possível. Nem todos com estas condições temos essa possibilidade.

Eu não posso fazer viagens todas as semanas ou semana sim semana não entre duas localidades com cerca de 350/400kms e estar à espera 6/7 horas a cada 100kms. Isso é uma aventura e passeio para quando vamos de férias ou para um Encontro de VE. É uma circunstância que nos motiva e nos chama para essa viagem. Por vezes usamos um "fumarento" para as férias ou viagens muito mais longas. Não é que não se façam, mas para o fazer com frequência e sem ter de perder um dia numa viagem para cima e outra para baixo é muito mais complicado. Mas com as maiores autonomias e as cargas rápidas os VE são cada vez mais um substituto TOTAL ao "fumarento". Disso ninguém tenha dúvidas.

Esta minha visão não é desencentivadora da adesão ao VE, muito pelo contrário, pois com uma boa rede de PCR para os VE acho que temos tudo para percorrer o país a bombar em electrões, mas muito mais rápido, pois qualquer pessoa compreende que não podemos fazer todas as viagens longas só com cargas lentas e tempo tb é dinheiro. Senão não estavam projectados na Mobi.E 50 PCR...

Ter um VE é muito mais do que ter uma rede? Ter um VE é a prova provada que se gosta de conduzir e para isso precisa de andar, não de estar parado à espera por uma carga lenta. Há tanta coisa bonita para descobrir em Portugal com electrões. Temos de trocar essas horas em que estamos parados para carregar no acelerador, porque esta rede de PCR é de quem gosta de acelerar na vida e construir e não para os que gostam de estar parados à espera!

Se alguns users continuarem a colaborar nesta solução, a rede será uma realidade. Isso é um facto!

Por isso, muito obrigado a quem tem feito muito por isso.

Continuamos a precisar de um bom estratega na área das candidatura a projectos, que queira dar uma mãozinha!
Última edição por meira78 em 06 jul 2015, 15:00, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por rnlcarlov » 06 jul 2015, 09:55

Posso ter algumas dúvidas sobre se este projecto é mesmo viável ou não, mas pelo menos numa coisa tenho de concordar com o meira.
Uma rede de PCRs é fundamental para aumentar a aceitação dos VEs pelo público em geral.
Quem já tem VE são as tais pessoas que a autonomia de 100-150km satisfaz os tais 95% das deslocações. Mas para muitas outras pessoas essas percentagens podem ser diferentes: 90, 85, 80%.... A partir de um certo ponto a falta de métodos de carga rápida é um problema.
E tão importante quanto isso, alguns pensam que é um problema. Para quem não tem ainda VE, o factor psicológico de não poder fazer longas distâncias afasta-os dos VE embora possivelmente pertencessem ao grupo dos 95%.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por mjr » 06 jul 2015, 10:12

A ironia do proprietário Leaf APR resume o sentimento de grande parte dos membros do fórum. Se alguém acha que consegue criar uma rede de PCRs a preço razoável, que explique o "business case" para ser avaliado pelos restantes membros. Dizer que em abstrato é possível, mas que só com a "ajuda de todos", e outras frases feitas, para mim não vale. Parece mais campanha eleitoral que outra coisa.

Este tópico vai naturalmente permanecer aberto, pois este é um espaço livre de discussão de ideias. No entanto não vão ser mais permitidos posts de campanha pela rede de PCRs noutros tópicos, especialmente em DBs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por Apr » 06 jul 2015, 10:18

Eu sinto a falta dos PCR's, mais do que tu. E gostava de ter 500 postos de carga rápida em cada esquina.

Mas não me deixo levar por promessas impossiveis, lideradas por individuos como tu, que escrevem escrevem e tudo espremidinho dá zero! Queres tentar dividir a comunidade nesta questão mas não vais conseguir. E estás a afugentar possiveis proprietários de VE's ao condenar a mobilidade elétrica por falta de rede, com a tua corneta que toca 30 vezes por dia. Já tens mais posts que muitos ilustres foristas e ainda não fizeste rigorosamente nada, a não ser "ladrar para o ar".

Há pessoas que efetivamente fazem muito pela mobilidade elétrica, e quando o fazem gastam o seu tempo a "FAZER". Tu há uns posts atrás nem sabias que baixada era precisa para por um PCR a andar, parece-me que passas demasiado tempo a escrever aqui e pouco a estudar.

Já no Novaenergia, coma tua retórica toda, anunciaste o PCR de Pombal de tal forma que quase me levaste a ir lá verificar. Sorte a minha que foi lá alguém antes de mim verificar que o posto não estava instalado, apesar da tua insistência. Insistência parecida com a que estás a ter agora aqui. Contra tudo e contra todos, estás já a criar atritos comigo, já quase que foste espulso do NovaEnergia, sinceramente não sei o que estás a conseguir com isto tudo.

Responder

Voltar para “Carregamento”