Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
hmendes
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 21 out 2018, 23:01

migle Escreveu:
21 out 2018, 22:55
Depois se quiseres resolver tens 14 dias....
No caso da Galp és obrigado a prescindir dos 14 dias ao fazer a adesão online… :shock:

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migle
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 21 out 2018, 23:04

Não me parece que isso seja possível. Precisamente, por ser um contrato celebrado à distância, os 14 dias de direito de resolução são impossíveis de contornar.
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BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoFonseca » 21 out 2018, 23:07

hmendes Escreveu:
21 out 2018, 23:01
migle Escreveu:
21 out 2018, 22:55
Depois se quiseres resolver tens 14 dias....
No caso da Galp és obrigado a prescindir dos 14 dias ao fazer a adesão online… :shock:
Tens que responder se queres ou nao prescindir. Eu respondi que nao. Até acho essa pergunta algo imoral e ilegal

hmendes
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 21 out 2018, 23:13

migle Escreveu:
21 out 2018, 23:04
Não me parece que isso seja possível. Precisamente, por ser um contrato celebrado à distância, os 14 dias de direito de resolução são impossíveis de contornar.
É a interpretação que eu faço disto:
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hmendes
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por hmendes » 21 out 2018, 23:15

BrunoFonseca Escreveu:
21 out 2018, 23:07
hmendes Escreveu:
21 out 2018, 23:01
migle Escreveu:
21 out 2018, 22:55
Depois se quiseres resolver tens 14 dias....
No caso da Galp és obrigado a prescindir dos 14 dias ao fazer a adesão online… :shock:
Tens que responder se queres ou nao prescindir. Eu respondi que nao. Até acho essa pergunta algo imoral e ilegal
A pergunta é se solicitas ou não, embora não tenha ocorrido o prazo e não se prescindes ou não

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rimsilva
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva » 22 out 2018, 00:03

mjr Escreveu:
21 out 2018, 10:55
OK, não é um mercado completo pleno, mas é um mercado. Qualquer empresa se pode constituir como CEME e qualquer empresa se pode constituir como OPC. Existem dezenas de OPC registados na Mobi.e (muitos só para PCN) e para já 4 CEMEs. Só pode haver uma entidade gestora, é verdade.

Este modelo já foi anunciado como sendo assim há muito tempo, e publicamente explicado pelo menos desde o ENVE no Porto em julho de 2017. Eu sempre tive algumas reticências por não permitir a liberdade de qualquer um criar em locais de acesso público um PC, sendo obrigatória a sua integração na Mobi.e. Entretanto chegamos a uma fase insustentável de necessidade de iniciar os pagamentos com OPC a ficarem descapitalizados, acham que dava tempo para alterar agora o modelo e ficarmos mais 1 ano em "estudos"? A minha posição é para que o modelo avance como está e avaliar daqui a 12 meses.
O que é publico é aquilo que nos foi comunicado por email e que surgiu no site na mobi.e onde estava indicado que o preço de um carregamento seria compostos pelo valor da energia (CEME) + Serviço de carregamento (OPC) + taxa mobi.e.

Tudo o resto foi resultado de um ano de "devaneios" que o resultado final é o que acabamos de conhecer esta semana. No final a sensação que dá é que cada "player" acaba por cobrar a sua parte (CEME ou OPC) ao um pouco de acordo com o seu interesse.

1 Ano foi tempo mais do que suficiente para se chegar a um resultado muito melhor que o actual, o problema é que não houve mão de ferro de que deveria defender a ME, esse é que foi o problema.

Mais uma vez digo, será que o que se passa lá fora não é mais do que uma prova de que não se poderia ter simplificado este processo?

Mais, apesar da legislação impor o contrato com o CEME, não justifica que hajam tarifas bi-horárias, uns CEME's cobrarem KWh e outro tempo, por exemplo.
mjr Escreveu:
21 out 2018, 10:55
Sobre os custos de amortização que alguém aqui colocou que deveriam ser de dezenas de anos digo que não faz qualquer sentida a nível empresarial pensar assim. Isso só se faz para grandes infra-estruturas (barragens, pontes, etc), nunca em equipamentos que se podem tornar obsoletos e avariar. Eu dei a minha opinião a um OPC que deveria ser a 5 anos, assumindo algum risco, e eles estavam com "batalhas" internas sobre este assunto, com algumas opiniões internas a achar que deveriam ser 2 anos. Ninguém gosta de perder dinheiro.
Fui eu que falei das amortização, e volto a referir exactamente o mesmo. Apesar de não ter entrado em grandes pormenores (porque este não é o local mais indicado), acrescento que mais algum detalhe para que não fiquei nenhuma ideia errada.

Eu referi "muitos e muitos anos" propositadamente. Não era nem de longe nem de perto algo que se aproxime das barragens ou pontes, que são infraestruturas que são amortizadas (30 anos).

Quanto referi "elevado investimento no arranque", estava-me a referir às despesas de instalação dos postos de carregamento (infraestruras, não os postos em si), neste caso sendo considerados infraestruturas de electricidade podem ser amortizados em 10 anos (um pouco abaixo dos 20 que referi, sem grande rigor..)

Não posso deixar de dizer que um PCR deveria ser amortizado em 2 anos é algo sem sentido, ao nivel da mentalidade do tipico empresario que quer que a suja empresa dê lucro 0 ou prejuizo para não pagar impostos.

Mesmo 5 anos tenho dividas que seja correcto, o avariar é subjectivo, já que a manutenção e as avarias dos equipamentos do activo é algo perfeitamente normal de acontecer.

O passar a ser obsoleto, é determinado com base no quê? Os Equipamentos já levanm 2 anos, não é expectável que daqui a 6 ou 7 anos possam continuar a servir os VE de 1ª geração? O Facto de aparecerem os ultra-rápidos não impossibilita que um postos de 50 kW continue a ser válido para VE's mais antigos.
Seguramento que a AT esclarecerá o assunto e quem decida amortizar um carregador por um periodo mais curto, terá de fazer a correcção fiscal dessa situação.
mjr Escreveu:
21 out 2018, 10:55
Sobre a complexidade de poder ser ao kW e ao minuto, também já dei a minha opinião há muito tempo. Ao kW.h não garante a rotação do posto, um bem escasso, e ao minuto prejudica os veículos que carregam mais lento. Eu acho que se devia complexificar, cobrando ao kW.h para potências de carga efetivas acima de 25kW e ao minuto para potências abaixo. Mas isso sou eu que gosto de complexificar. A Prio.e fica com um preço equivalente ao dos outros CEMEs para uma potência de carga média um pouco acima dos 30kW. Compensa para Teslas, Ioniqs, Leaf30, Leaf40 rapidgate off, etc. Para Leaf 24, iOn, eGolf e outros não compensa.
Todos nós comprendemos que há o dilema de defender a rotação da utilização dos postos ou cobrar pelo tempo esquecendo que a bateria é "abastecida" com kWh, mão acho que seja uma questão muito complexa, será sempre um critério, numa fase incial poderia ser preferivel optar por um deles, para que fosse mais simples o entendimento de alguém que ainda não anda no mundo da ME, mas não aqui que está o grende problema ...

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por migle » 22 out 2018, 00:28

rimsilva Escreveu:
22 out 2018, 00:03
O passar a ser obsoleto, é determinado com base no quê? Os Equipamentos já levanm 2 anos, não é expectável que daqui a 6 ou 7 anos possam continuar a servir os VE de 1ª geração? O Facto de aparecerem os ultra-rápidos não impossibilita que um postos de 50 kW continue a ser válido para VE's mais antigos.
Pois, isso é verdade. Obsoleto, num equipamento daquele calibre, não vai certamente querer dizer que vai tudo para o lixo. Um equipamento de 20 mil ou lá o que é, certamente vai-se trocar motherboard de PC, a primeira coisa a ficar obsoleta, etc, etc...
Mas o conversor AC-DC, rectificador ou o que seja, não se vai tornar obsoleto de repente. O arrefecimento daquilo todo. Os componentes de correntes elevadas que justificam o elevado custo daquilo tudo não se tornam de repente obsoletos.

Não vão ser tratados certamente como electrónica de consumo....
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por pemifer » 22 out 2018, 10:05

Informo que finalizei o meu simulador de preços que vou por em post próprio.
É um ficheiro Excel sem células escondidas pelo qualquer duvida que tenham será fácil de analisar.
Criei este ficheiro para mim, acrescentei umas instruções para que outros possam utilizar.
No Facebook existem outros 2 simuladores que dão valores diferentes do meu.
Também um dos cálculos feitos pela UVE dão diferentes (só analisei 1).
Não sei se o meu está correto mas encontrei erros nos outros, pelo que, considero que o meu será o que está mais correto dos 4.
viewtopic.php?f=27&t=7499

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus » 22 out 2018, 10:42

Telefonei agora para a Prio para perguntar se tendo eu já um cartão era preciso pedir outro ou apenas precisava actualizar os dados. A senhora informou que se já tenho um cartão da Prio esta semana devo receber uma carta com as informações como devo proceder para que dia 1 possa carregar.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 » 22 out 2018, 10:54

Nonnus Escreveu:
22 out 2018, 10:42
Telefonei agora para a Prio para perguntar se tendo eu já um cartão era preciso pedir outro ou apenas precisava actualizar os dados. A senhora informou que se já tenho um cartão da Prio esta semana devo receber uma carta com as informações como devo proceder para que dia 1 possa carregar.
Conseguiste que te atendessem o telefone :shock: ?

Que número usaste?

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