Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
E pronto, lido o comunicado da UVE... Vamos ter a factura de carregamentos mais complexa da Europa. É claro que há complexidade útil, e complexidade inútil...
Naturalmente, esta legislação só vai durar até a UE decidir que se está a pôr entraves à mobilidade no espaço europeu.... etc...
Entretanto, nós, só talvez tentando chamar a Comissão Nacional de Protecção de Dados neste assunto do registo de dados pessoais sem justificação... Alguém alinha?
- Ficamos a perceber que toda a complexidade que está na legislação há alguns anos vai transparecer na nossa factura: a tarifa para o OPC, tarifa para o CEME, e tarifa de gestão Mobi.e mais impostos. Se alguma vez quisermos explicar a alguém quanto é que pagamos por um carregamento, vai ser um número de combinações interessante. O OPC pode cobrar por tempo ou energia, o CEME pode cobrar por tempo ou energia (presume-se ou ambos)... Tudo em aberto, o governo não decidiu nada, não há nada de novo, e neste aspecto ainda bem.
- É claro que é muito importante que um utilizador possa abastecer em qualquer posto público com o contrato que tiver, a interoperabilidade, sem dúvida. Porém, não é de certeza mais importante do que permitir que um utilizador sem cartão, um turista, um distraído, possa abastecer. Podem dizer que esses poderão fazer um contrato com um CEME on-the-fly com uma app em 5 minutos. Porém, isso também não é mais importante do que ser possível o carregamento anónimo. Já a nossa antiga lei de protecção de dados estabelece que tem de haver uma necessidade justificável para a obrigação de haver um registo. Se eu posso abastecer de gasolina em todo o país sem que fique um registo centralizado de todos os sítios por onde passei, não há de certeza razão nenhuma para que isso não seja possível com VEs.
- Se para abastecer num posto, eu tenho que ter um contrato nominal com um CEME, põe-se a pergunta: será que podemos mesmo dizer que é uma rede pública?
- O pormenor de abastecer em qualquer posto com a energia de qualquer CEME é uma chinesice que não lembra ao diabo. Na realidade, no início, era uma ideia bela. Imagine-se o prazer intelectual de abastecer com gasolina da BP num posto da Galp! Mas era mesmo o género de ideia que devia ter desaparecido durante a fase piloto, com a experiência adquirida e a observação do que se passa noutros países. Isto faz com que as combinações de tarifas se multipliquem... que as margens de cada operador de mercado se adicionem... Não é possível um operador chegar e dizer "na minha rede, abastece-se a x", nada.... apenas x + a tarifa do CEME, mais impostos que virão todos discriminados na factura.. Tudo isso devia estar concentrado num único PVP final e isso assim não é possível. A consequência é a falta de transparência na formação do preço, "está caro, mas é sempre culpa de outro".
- Ter as tarifas afixadas no PCR é uma anedota! Na maior parte dos casos, quando chegamos a um PCR já não temos grande hipótese senão abastecer... E isso ainda vai ser assim uns bons anos (mais tempo do que esta legislação vai poder durar).
- "Os OPC que não divulgarem as suas tarifas até à data --- inibindo os utilizadores dessa informação, ficarão com os seus postos desligados até regularização da situação." Leia-se, se os OPC prejudicarem dessa forma os utilizadores, a consequência será que os utilizadores serão adicionalmente prejudicados desligando-se o posto. Outra anedota. (PS: quando uma solução tão óbvia era que o OPC ficava sem a sua tarifa)
Naturalmente, esta legislação só vai durar até a UE decidir que se está a pôr entraves à mobilidade no espaço europeu.... etc...
Entretanto, nós, só talvez tentando chamar a Comissão Nacional de Protecção de Dados neste assunto do registo de dados pessoais sem justificação... Alguém alinha?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Tenho lido no FB algumas defesas deste modelo, vou dar o benefício da dúvida até se saberem os preços globais. Que não o entendo, não.
Uma coisa é certo: é um processo convoluto. Trazer o bi/tri-horário para o utilizador é muito estranho, então a nossa viagem é mais cara ou barata consoante a hora do dia?
A tarifa de acesso às redes estar discriminada também vai dar perfeita noção do que cada participante cobra. Mas do preço global apenas temos hipótese de negociar/escolher o CEME, já em relação ao OPC dada a falta de oferta teremos de aceitar o que estiver à nossa frente.
Numa perspectiva de futuro, com maior oferta de postos, teremos a possibilidade de escolher o melhor preço quer na energia quer na operação do posto. E aí aceito que este modelo possa ter alguns benefícios em termos de concorrência.
Fala-se no FB de uma app da MobiE para os carregamentos pontuais ou sem necessidade de contrato. O preço para essa operação logo se vê, quando a app aparecer.
Uma coisa é certo: é um processo convoluto. Trazer o bi/tri-horário para o utilizador é muito estranho, então a nossa viagem é mais cara ou barata consoante a hora do dia?
A tarifa de acesso às redes estar discriminada também vai dar perfeita noção do que cada participante cobra. Mas do preço global apenas temos hipótese de negociar/escolher o CEME, já em relação ao OPC dada a falta de oferta teremos de aceitar o que estiver à nossa frente.
Numa perspectiva de futuro, com maior oferta de postos, teremos a possibilidade de escolher o melhor preço quer na energia quer na operação do posto. E aí aceito que este modelo possa ter alguns benefícios em termos de concorrência.
Fala-se no FB de uma app da MobiE para os carregamentos pontuais ou sem necessidade de contrato. O preço para essa operação logo se vê, quando a app aparecer.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
Não me parece. Basta ver que os CEMEs são um subconjunto dos comercializadores de electricidade. Um operador poderia contratar o comercializador mais vantajoso, e poderia beneficiar de integração vertical. Isso aqui não acontece.BrunoAlves Escreveu: ↑08 out 2018, 23:48E aí aceito que este modelo possa ter alguns benefícios em termos de concorrência.
A concorrência existiria sempre entre os operadores. De resto, neste aspecto só me estou a queixar da complexidade injustificada e de que cada parte assume apenas parte da responsabilidade pelo preço final. Soa caro.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
O operador também podia contratar o melhor fornecedor de energia e depois colocar o preço em linha com os outros. Pelo menos assim a constituição do preço final é transparente. Se é a mais eficiente para o utilizador? Pois, não sei...
O que eu acho é que colocar num PCR a tarifa de acesso às redes nos valores normais da BTN é ridículo. No pior dos casos teria de ser BTE e isso traria aqueles valores para coisas muito inferiores e simpáticas.
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf
http://www.erse.pt/pt/glossario/Paginas ... a221a9a504
O que eu acho é que colocar num PCR a tarifa de acesso às redes nos valores normais da BTN é ridículo. No pior dos casos teria de ser BTE e isso traria aqueles valores para coisas muito inferiores e simpáticas.
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf
http://www.erse.pt/pt/glossario/Paginas ... a221a9a504
Baixa Tensão Especial (BTE)
Classificação tarifária de fornecimentos em Baixa Tensão com potência contratada superior a 41,4 kW.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- migle
Sim... são 1-2 cêntimos por kWh de diferença... mas os encargos de potência são bem altos e não nos caem directamente na factura. É um encargo do operador, alguém o tem de pagar. Porém, outros encargos como a tarifa de acesso às redes aparece na nossa factura.... Não percebo.
Os prós e os contras de OPC+CEME já vimos pensando neles há bastante tempo. Era o que estava previsto. De alguma forma, estou desiludido, porque pensei que fossem englobar todas as tarifazinhas num montante simples, talvez do operador. Não pensei que fosse sair ponto por ponto o que estava na legislação já com alguma idade. Concorrência entre CEMEs... é teórica, bem vemos o que acontece no mercado doméstico.
Gostava de poder dizer que são 5€ por 30' de carregamento, ou qualquer coisa asism.
As tarifas bi e tri-horárias, parece-me que só vão fazer sentido para utilizadores de PCNs.... Enfim, em França são de borla entre as 23h e as 7h.
Os prós e os contras de OPC+CEME já vimos pensando neles há bastante tempo. Era o que estava previsto. De alguma forma, estou desiludido, porque pensei que fossem englobar todas as tarifazinhas num montante simples, talvez do operador. Não pensei que fosse sair ponto por ponto o que estava na legislação já com alguma idade. Concorrência entre CEMEs... é teórica, bem vemos o que acontece no mercado doméstico.
Gostava de poder dizer que são 5€ por 30' de carregamento, ou qualquer coisa asism.
As tarifas bi e tri-horárias, parece-me que só vão fazer sentido para utilizadores de PCNs.... Enfim, em França são de borla entre as 23h e as 7h.
- mjr
- Administrador do site
A parte que irá fazer o preço divergir dos preços de nossas casas (salvo diferenças de tipo de tarifa temporal) será a parte do OPC, pois é este que terá de amortizar o equipamento e pagar a tarifa de potência. E aqui já ouvi várias possibilidades pois há fornecedores que acham que o posto deve ser amortizado em 1-2 anos (logo mais caro) e outros até 5 anos. Como não há histórico nenhum vão ter de arriscar um valor e depois, passados uns meses, ajustar conforme a utilização.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Então e os operadores que receberam PCRs gratuitamente da rede piloto? 

- mjr
- Administrador do site
Esses devem ter um preço mais baixo que os outros, pois esses PCRs foram alvo de concessão. Aliás há um caso caricato no Porto onde 2 PCRs do mesmo operador no mesmo local devem ter preços diferentes por um ser do projeto piloto e outro da iniciativa do operador.
-
- Registado: 08 out 2018, 08:18
- Data de fabrico: 01 abr 2017
- Capacidade bateria: 65 Ah @12V :-)
E por que não? Se a rede elétrica é afectada pelo fenómeno da concentração de consumo em algumas horas, não me parece descabido que os preços da eletricidade (mesmo que nos PCRs) seja diferente consoante a hora do dia.BrunoAlves Escreveu: ↑08 out 2018, 23:48Tenho lido no FB algumas defesas deste modelo, vou dar o benefício da dúvida até se saberem os preços globais. Que não o entendo, não.
Mesmo no resto do mundo automóvel há discriminação em função da hora, por exemplo, no estacionamento!