"Charging station" 16A por ~~90€

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por fjma » 16 jun 2016, 00:10

marcopns Escreveu:
fjma Escreveu:
Obrigado marcopns.

E para ligar directamente, pois se comprar é para fixar na garagem, é preciso basicamente o quê? :think:
O quadro apenas tem um pequeno disjuntor neste momento, pois é feeded do quadro principal que vem do apartamento.
Esse disjuntor é de quantos amperes?
20A? :roll:
Imagem

Neste caso que tipo de ligação/peça precisaria para ligar a este quadro/disjuntor?
Será que isto aguenta estar a carregar a 16A e fornecer energia ao motor do portão e à arca frigorífica que tenho na garagem?
HellMaster Escreveu:E parece que já não está disponível de novo :evil:
Mas aparentemente ele só vendeu 2 dos mais de 10 que dizia ter... bom, pode ser que apareçam de novo.
margarett Escreveu:O cabo é muito pequeno para ligar ao meu quadro ou à minha CEE32. Para ficar, sugeria meter-lhe uma CEE16 macho na ponta daquele cabo e depois fazer/comprar uma pequena extensão com CEE dos 2 lados (macho/fêmea). Evitar ligadores a todo o custo ;)
Bruno, o cabo parece ser ligado ao PCB por simples conectores de aperto por parafuso... na parte superior ligeiramente à esquerda, na foto das entranhas. Teoricamente, poderás sempre substituir o cabo orifinal de pequenas dimensóes por um que tenha comprimento suficiente para chegar ao teu quadro :?: :!: :?:
Se realmente dá para abrir o bicho parece-me fácil substituir os cabos de ligação por uns mais compridos, de modo a que cheguem ao quadro...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2016, 01:08

O diferencial é de 25A nominais (o diferencial não corta por curto-circuito como os térmicos!), os térmicos são de 10A (lâmpada ou motor do portão) e 16A (tomada da arca frigorífica?)
Deves instalar um terceiro disjuntor térmico de pelo menos 16A (20 era melhor) onde poderás ligar o EVSE. Tem também atenção ao disjuntor que tens no quadro do apartamento a alimentar esse.

Em relação ao consumo, depende do que tens a vir do quadro do apartamento. Se lá tiveres os 20A, deve dar à justa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por fjma » 16 jun 2016, 11:14

margarett Escreveu:O diferencial é de 25A nominais (o diferencial não corta por curto-circuito como os térmicos!), os térmicos são de 10A (lâmpada ou motor do portão) e 16A (tomada da arca frigorífica?)
Sim, queria dizer 25A e referi, por engano, 20A.
Tenho de confirmar se o motor do portão consome do de 10A.
Sim, a arca está na tomada, logo no de 16A.
margarett Escreveu: Deves instalar um terceiro disjuntor térmico de pelo menos 16A (20 era melhor) onde poderás ligar o EVSE.
Sim, queria fornecer ao futuro VE os 16A, pelo que por um de 20A parece-me uma boa opção.
margarett Escreveu: Tem também atenção ao disjuntor que tens no quadro do apartamento a alimentar esse.

Em relação ao consumo, depende do que tens a vir do quadro do apartamento. Se lá tiveres os 20A, deve dar à justa.
Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Vou verificar o que sai do quadro principal para a garagem.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos! :clap:
As minhas desculpas pelo pequeno hijack do tópico, mas na realidade o EVSE aqui referido deverá ser o ideal para suprir as minhas necessidades. :pray:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2016, 11:39

fjma Escreveu: Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Em princípio sim. Nem que não abras (normalmente) o motor do portão com o carro a carregar. Se usares o temporizador do carro para aproveitar o bi-horário o carro vai carregar enquanto dormes e nessa altura não precisas do portão :mrgreen:

Em relação à arca, não há stress. Os equipamentos frigoríficos consomem pouco.
Imagina ~~200W (que já te custa mais de 20€/mês de electricidade, não deve ser mais), é ~~1A.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por fjma » 16 jun 2016, 13:16

margarett Escreveu:
fjma Escreveu: Mas os 20A darão para ter o VE a 16A, a arca e o motor do portão a funcionar tudo ao mesmo tempo?
Em princípio sim. Nem que não abras (normalmente) o motor do portão com o carro a carregar. Se usares o temporizador do carro para aproveitar o bi-horário o carro vai carregar enquanto dormes e nessa altura não precisas do portão :mrgreen:
Pois, mas ou se carrega a partir da meia noite ou nada feito. Tenho bi-horário a partir das 22h e daí até deitar há alguma probabilidade em ir à garagem, pois a despensa da casa é lá :P
Tenho de confirmar a potência do motor...
Esse disjuntor térmico depois ligará internamente ao de 25A, correcto?
Onde posso adquirir uma coisa destas a bom preço e de qualidade? (Sem contar com Merlins e afins...)
margarett Escreveu: Em relação à arca, não há stress. Os equipamentos frigoríficos consomem pouco.
Imagina ~~200W (que já te custa mais de 20€/mês de electricidade, não deve ser mais), é ~~1A.
20€??? Dasse... pensava que fosse menos! Tenho uma média de consumo de 60€ por mês... Se realmente são esses valores e tendo mais um frigorífico siria qe até estou a gastar pouca electricidade fora esses dois consumidores 24/7.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por BrunoAlves » 16 jun 2016, 14:03

Pois, mas ou se carrega a partir da meia noite ou nada feito
É o que eu faço, tenho o carro programado para começar a carregar às 00h10 (não vá o relógio dele ser diferente do da EDP :P porque o meu bi-horário é só a partir da meia noite).
Até o carro estar a carregar não consome nada. Por isso podes tranquilamente deixar o EVSE ligado já na tomada assim que chegares a casa e fazeres a tua vida normal. Vais à garagem quantas vezes quiseres que está tudo bem porque o carro ainda não está a consumir. À hora programada, ele começa a carregar quando tu já lá não vais ;)
Esse disjuntor térmico depois ligará internamente ao de 25A, correcto?
Sim. Em princípio os disjuntores que lá estão devem estar interligados (a fase) com um "pente"
Imagem
Ou trocas o pente por um com mais um contacto, ou fazes um "shunt" desse pente para o teu novo disjuntor (o pente é melhor opção sem dúvida) com fio de pelo menos 2,5mm^2
Onde posso adquirir uma coisa destas a bom preço e de qualidade? (Sem contar com Merlins e afins...)
Em qualquer casa de material eléctrico. Mas o Leroy não é nada má alternativa. Um térmico de 1 pólo é baratucho ;)
http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 25064.aspx

Em relação ao consumo da arca, depende do tipo, da classe energética, do tamanho, etc. 200W de potência média pode ser muito porque ela não está sempre a trabalhar, vai trabalhando de acordo com o termostato. Mas o que te interessa é quanto é que ela consome quando está a trabalhar.
(por isso sim, se calhar os 20€/mês é exagerado)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por marcopns » 16 jun 2016, 17:17

Os disjuntores têm curvas de disparo e toleram excessos durante algum tempo. Nao haverá problema nenhum em ligar tudo ao mesmo tempo, os 30 segundos que o portão demora a abrir não são suficientes para fazer disparar o disjuntor e uma arca não deve consumir mais de 2 amperes.
Eu tenho um disjuntor de 25A na garagem e há dias liguei os 2 carros e a mota tudo ao mesmo tempo 10A + 10A + 9A e ainda abri e fechei o portão. Durante 40 minutos, nada aconteceu, depois pensei um bocadinho, fiz contas e fui por a mota a carregar a 5A com receio que o disjuntor desligasse a meio da noite.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2016, 00:42

Mais detalhes sobre as ditas "charging stations"
https://speakev.com/threads/inside-a-ch ... res.17422/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por marcopns » 20 jun 2016, 22:43

Já recebi o evse. Funciona como é suposto. Vou colocar uma cee16 para poder transportar para qualquer lado.
Por 80€ não se pode pedir mais.. aliás, 80€ não dá nem para comprar a mennekes incluída
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: "Charging station" 16A por ~~90€

Mensagem por fjma » 20 jun 2016, 23:13

Boa!

Acho que vou querer apanhar uma destas assim que reaparecerem ;)

Responder

Voltar para “Carregamento”