Não temos nenhum utilizador jurista?Artigo 26.º[...]1 — Os pontos de carregamento situados em locais privados destinados ao acesso público de utilizadores de veículos elétricos são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador licenciado nos ter-mos do artigo 15.º, estando obrigatoriamente ligados à rede de mobilidade elétrica através da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Bem, eu não sou.
Mas nessa frase, a expressão "destinados ao acesso público", sintacticamente, pode referir-se tanto aos "locais privados" como aos "pontos de carregamento".
Claro, que nessa lei há muitos outros artigos, no princípio, onde se refere "locais privados de acesso público".
PS: Tinha graça introduzir uma vírgula nesse artigo e, de repente, já podia entrar a Ionity e a Tesla nas áreas de serviço.
Mas nessa frase, a expressão "destinados ao acesso público", sintacticamente, pode referir-se tanto aos "locais privados" como aos "pontos de carregamento".
Claro, que nessa lei há muitos outros artigos, no princípio, onde se refere "locais privados de acesso público".
PS: Tinha graça introduzir uma vírgula nesse artigo e, de repente, já podia entrar a Ionity e a Tesla nas áreas de serviço.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pois... mas depois o juiz iria analisar o "espírito da lei". Enfim... se calhar metade dos processos em tribunal são devido a leis mal feitas com interpretações dúbias.
Já agora:
Já agora:
Do código da estrada:Artigo 46.ºInfrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:
c) A ausência de integração na rede de mobilidade elétrica, pelo respetivo operador de pontos de carregamento, de pontos de carregamento localizados em pontos com acesso a uma via pública ou equiparada;
Via equiparada a via pública: via de comunicação terrestre de domínio privado aberta do trânsito público.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A garagem da minha casa é um local com acesso a uma via públicamjr Escreveu: ↑12 set 2019, 23:35Pois... mas depois o juiz iria analisar o "espírito da lei". Enfim... se calhar metade dos processos em tribunal são devido a leis mal feitas com interpretações dúbias.
Já agora:
Do código da estrada:Artigo 46.ºInfrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:
c) A ausência de integração na rede de mobilidade elétrica, pelo respetivo operador de pontos de carregamento, de pontos de carregamento localizados em pontos com acesso a uma via pública ou equiparada;
Via equiparada a via pública: via de comunicação terrestre de domínio privado aberta do trânsito público.
E tenho um ponto de carregamento na garagem...
Levando à letra a aberração que é essa lei, não sei se ria se chore
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, deveria ser "acesso incondicionado" ou coisa semelhante. Enfim. Na prática acho que um juiz iria pelo senso comum e consideraria o mais óbvio, ou seja, locais com acesso incondicionado, ainda que apenas uma parte do dia, a uma via pública são de acesso público. Um parque de estacionamento é de acesso público se qualquer pessoa lá poder entrar dentro do horário de funcionamento. Se só certas pessoas tiverem acesso a esse espaço já será de acesso privado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.kony76 Escreveu: ↑12 set 2019, 11:37Recebi hoje ume mail da iBil, com uma promoção de 42% nas tarifas para o Outono.mjr Escreveu: ↑10 set 2019, 08:3930c/kW.h é um bom preço, mas cá consegues mais barato em alguns locais, especialmente nas cidades e/ou com a tarifa bi-horária em vazio. Na AS Estarreja fica mais barato que isso, mas em todos os da Galp fica mais caro. De facto é um bom preço.rnlcarlov Escreveu: ↑10 set 2019, 07:40
E Espanha ser caro é relativo. Rede IBIL e Endesa upa upa. Easycharger e Iberdrola são 30c/kWh. Cá não fica menos que isso salvo alguns pcrs de cidade subsidiados, e o me carro carrega rápido para aproveitar a tarifa da prio. Com rapidgates e ioniq2019gates, estes preços de Espanha não são maus.
!!!!
Se estas são as tarifas com 42% de desconto...
Em Portugal os CEME não o fazem.
Ainda me lembro em Outubro de 2018 falarmos nos preços que iram ser aplicados nos PCR e dizer-se que para os PCN teria que ser mais barato, algo entre o custo de carregar num PCR e em casa.
Na realidade, e juntando aqui os OPC, acabamos por ter PCN mais caros do que PCR.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tudo depende do CEME que escolheres. Um dos meus, ChargeNow, tem preços diferentes entre PCR e PCN, inclusivé alguns grátis.
Mais disparidades poderão vir a surgir pelo efeito de concorrência.
Mais disparidades poderão vir a surgir pelo efeito de concorrência.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Em Portugal???
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A Prio tem:BrunoFonseca Escreveu: ↑13 set 2019, 00:27Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.
Em Portugal os CEME não o fazem.

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Pois tem, com o absurdo de um CEME cobrar ao minuto... pensei que vendessem energia.Erbium Escreveu: ↑13 set 2019, 08:58A Prio tem:BrunoFonseca Escreveu: ↑13 set 2019, 00:27Interessante terem tarifas distintas para PCR e PCN.
Em Portugal os CEME não o fazem.
![]()