Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rimsilva » 21 set 2020, 10:06

rnlcarlov Escreveu:
20 set 2020, 18:22
Engraçado notar que pode ficar quase ao mesmo preço dos PCRs que não cobram OPC.
Esse é um ponto chave que demonstra o quanto este sistema burocrático pode ternar a ME muito cara em Portugal, independentemente de todas as variantes que tornam este projecto do continente diferente da exploração de um posto na rede publica.

Na rede publica logo à partida desse valor já ninguém "foge" e depois há o OPC, que se tiver uma prespectiva de olhar apenas para o seu "negócio" vai cobrar o que enter como necessário para a sua actividade, o resultado final para o cliente será secundário, até porque para já com pouco oferta não haverá muito por onde fugir.

Se a postura do OPC for esta, será natural que não se oponha a este modelo, pelo menos para já, quem sofre é o consumidor final.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 21 set 2020, 10:17

MRider Escreveu:
21 set 2020, 07:36
alexmol Escreveu:
20 set 2020, 17:28
:o

Imagem
Não vejo o CEME factor energia.
Esta tabela é para mostrar diferenças entre OPC mantendo o mesmo CEME.

A Factor Energia é OPC?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1308
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por frankesousa » 21 set 2020, 14:15

mafgod Escreveu:
21 set 2020, 08:13
Sobre o "desconto" de energia do Continente.

Já há anos que há uma parceria entre a GALP e o Continente, onde "dão" um desconto de 10Cts/L, podendo chegar até aos 16Cts/L em certas alturas.
Ora bem, para o máximo de 60L, eles "dão" um desconto de 6€.
Isso em combustível, gasóleo simples na GALP, dá algo como uns 5L (mais coisa menos coisa, os preços estão sempre a mudar de semana para semana e de bomba para bomba).
Para um ICE poupadinho, mas não muito, 5L dá para quase 100km, admitamos que são 100km de condução que o Continente oferece para os ICEs.

O desconto que estão a dar nos postos de carga para VEs, são de 10min para o PCR e de 30min para o PCN.
No PCR, se em 10min estivermos na potência máxima, 50kW, 10min são 8,33kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 50km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima, 22kW, 30min são 11kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 70km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima monofásica, 7,2kW, 30min são 3,6kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 25km.
No PCN, se em 30min estivermos na potência máxima monofásica, 3,6kW, 30min são 1,8kW. Para um VE poupadinho, mas não muito, isso são apenas uns 10km.

Resumindo, a "oferta" é "boa" mas, ainda bem longe do que oferecem aos ICEs.
Ir de propósito ao Continente comprar algo no valor de 30€ e carregar para obter estas borlas, só compensa se morarmos quase ao lado.
Interessante é, em PCR ou PCN, se carregarmos o dobro do tempo, o preço do carregamento sai praticamente ao mesmo preço que em vazio em casa.
Aqui sim, pode ser bem mais interessante.
Nunca vai ser igual, alias, a oferta de carregamento é muito melhor porque eu fui lá às compras e carreguei de borla e na bomba nunca meto nem 1 dl de borla!

E como no carregamento os preços já estão a roçar o preço de custo, nunca vai ter o desconto "igual" ao combustível onde estamos a ser chulados à força toda, podem fazer descontos à vontade :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 21 set 2020, 16:53

Concordo, não podemos comparar algo que é potencialmente dado (carga no Continente) com um desconto a um valor que já é artificialmente elevado (combustível Galp).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rnlcarlov » 21 set 2020, 18:03

mjr Escreveu:
21 set 2020, 16:53
Concordo, não podemos comparar algo que é potencialmente dado (carga no Continente) com um desconto a um valor que já é artificialmente elevado (combustível Galp).
Ainda para mais porque nas bombas low-cost os preços são naturalmente mais baixos do que na Galp. Nos carregamentos, neste momento, a Sonae é a low-cost.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por t3lmo » 21 set 2020, 20:47

alexmol Escreveu:
21 set 2020, 10:17
A Factor Energia é OPC?
Todos os CEME são obrigatoriamente OPC, mas a FactorEnergia opera somente na Madeira com 24 PCN e tarifas de 0,04 €/min (em 9 destes).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 21 set 2020, 21:30

Hoje fiz o meu segundo carregamento no Continente.

Para otimizar o custo em AC num Model 3 a opção correta é colocar a corrente nos 14A. Fica pouco abaixo dos 10kW, beneficiando da tarifa 2. A 16A já entra na tarifa 3 que vai até aos 17kW.

O desconto em cartão Continente funcionou, mesmo tendo iniciado a carga antes de fazer as compras. O que importa é o momento em que termina a carga.

Não aparece na fatura nem na App qualquer menção à energia consumida. Obviamente que não querem quaisquer pontas soltas na questão do acesso privado e venda de energia...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 21 set 2020, 23:35

MRider Escreveu:
21 set 2020, 07:36
Não vejo o CEME factor energia.
Falta a Emacom e Factor Energia (depois adiciono à tabela), mas em PCR os preços Continente continuam a ser os melhores.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por t3lmo » 22 set 2020, 00:01

Concentra só os maiores pois os OPC com PCR já são atualmente muitos:

CEVE
Circuitos
CME
EDPCOMERCIAL
EMACOM
EMEL
EV_POWER
EVCE_POWER
FACTOR_ENERGIA
GALP
HelexiaII
HORIZONDISTANCE (PowerDot)
IBERDROLA
iHome
KLC
LogicalGravity (uCharge)
LOULÉ_CONCELHO_GLOBAL_EM
MOBILECTRIC
Repsol
SUPERFAFE
SUPERGUIMARAES
PRIOE
Propel
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por pemifer » 22 set 2020, 12:22

t3lmo Escreveu:
21 set 2020, 20:47
alexmol Escreveu:
21 set 2020, 10:17
A Factor Energia é OPC?
Todos os CEME são obrigatoriamente OPC, mas a FactorEnergia opera somente na Madeira com 24 PCN e tarifas de 0,04 €/min (em 9 destes).
Quando vi o teu comentário pensei "a sério?"
Depois estive a ver a lista da Mobi.E e é o que acontece, todos os CEME são tambem OPC.
Qual é a razão?

Responder

Voltar para “Carregamento”