Decidi mudar o meu comentário para aqui porque acho que faz mais sentido. O outro tópico serve para discutir a nova associação.
Em relação ao último episodio do Volt da Exame Informática quero deixar aqui dois pontos
Parece-me que simplificaram demasiado a questão de a Tesla e do Continente se tornarem OPC fugindo ao real problema. Então o Continente torna-se OPC e a seguir eu vou lá com o cartão EDP carregar. Será que é tão difícil de perceber isto? Quem escolhe o CEME somos nós invalidando o OPC de ter controlo de todo o processo de carregamento.
O outro ponto que me faz uma certa confusão e que até já debati com o Sérgio Magno e que hoje voltei a ver ser defendida pelo Pedro é que neste momento não podemos mudar as regras usando a desculpa que já existem players que cumprem estas regras desde o início. Isto não faz qualquer sentido. Por esta ordem de ideias qualquer coisa tem de permanecer inalterada a partir do momento que é implementada porque vai sempre haver alguém prejudicado.
Neste "programa" deu para entender o porquê de estarmos neste impasse de se alterar as coisas que estão mal. Com pensamentos destes é difícil lutar por uma verdadeira mudança.
Todos os dias estamos a ver leis a serem alteradas. Como exemplo ainda hoje estive a ver a nova lei dos direitos do consumidor que foi alterada este ano. Coitados dos players que estão no mercado desde que apareceu a primeira lei, mais uma vez vão ter que se adaptar.
A certa altura o Pedro também diz que a Tesla opera nas condições que conhecemos porque a mobi.E na altura lhe deu essa permissão. Então se na altura serviu porque é que agora já não serve? Então e obrigar a Tesla a mudar a regras do jogo ao intervalo, a mesma ideia de que não se pode mudar as regras já não é valida? Mudar as regras para os outros não pode ser mas para a Tesla quando deu jeito pôde e agora já não pode.
Isto que vou escrever agora não quer dizer que estou de acordo que não se cumpra a lei. Se por acaso a Tesla for obrigada a pagar alguma multa ou ter que fechar portas em Portugal acho que devia processar a mobi.e e pedir todo o investimento que a marca fez em Portugal, porque a ser verdade o que o Pedro disse a mobi.e deu a Tesla as condições/permissões para operar como opera hoje em dia.
Outra coisa que também fiquei a perceber o porquê da UVE estar de acordo com este modelo. Tem sido desenhado pelos membros da UVE. Como já escrevi noutras ocasiões é uma questão de orgulho agora vir mostrar que algumas coisa foram mal pensadas e que não servem o propósito.
Também se continua a enaltecer o nosso modelo lá fora, mas não vejo nenhum país adota-lo e, como sabemos os outros países quando veem alguma ideia vencedora são rápidos a implementa-la. Continuamos a ter o melhor modelo do mundo, toda a gente gaba o modelo mas ninguém o implementa.