Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por plpepapf » 24 jul 2018, 11:26

Das vezes que apanhei uber, nunca vi nada desse género. A ideia com que fiquei foi de que eles proprios impoem regras uns aos outros por causa do tempo (o max 30 mins é quase religioso :D ) e cada um que chegou esperou mais ou menos tranquilamente por vez.

Eu diria que (com exceção de utilizar um recurso publico que tinha outro objetivo) o único comportamento “abusivo” que eu vi é mesmo a utilizacao do grupo para gerirem quantos esperam em cada carregador e assim se distribuirem para esperar menos tempo. Mas não é mais ou menos isso uma das utilidades do eletromaps e afins, com os check-ins? No fundo a única atitude que me parece censurável é fazerem isso num grupo privado e não numa ferramenta disponivel para todos, onde todos poderíamos ver o mesmo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por migle » 24 jul 2018, 11:32

É que se é só isso, a utilização que fazem é legítima, os postos são públicos... Eles não têm a culpa que os PCRs não sejam pagos....
Lá se são muitos... Enfim, é ridículo, Lisboa com os VEs que tem, tem 2 PCRs ou lá o que é...
plpepapf Escreveu:
24 jul 2018, 11:26
No fundo a única atitude que me parece censurável é fazerem isso num grupo privado e não numa ferramenta disponivel para todos, onde todos poderíamos ver o mesmo.
É legítimo argumentar que estão mais à frente. O electromaps não diz quantas pessoas estão à espera... E eles se calhar já vêm usando este sistema há mais tempo. Quanto à regra que impõem de 30' ou 90%, está mais que certo, claro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 24 jul 2018, 16:49

O panorama dos PCR em Lisboa apresenta-se assim no mapa da Mobi.e
Reparem que para o mapa da Mobi.e existe neste momento 27 PCRs

Imagem


No Electromaps o panoroma é ligeiramente diferente.

Imagem



A respeito do nº de PCRs no mapa da Mobi.e, ainda ontem eram 29. Aparentemente estão a desaparecer do mapa.
Reparem que para o mapa da Mobi.e nem sequer há PCRs no Porto.

Imagem

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por traveller » 24 jul 2018, 17:48

Por essas e por outras é que só existe uma marca de carros elétricos no mundo e pensa em todo o ecossistema.

Como é possível haver locais com vários carregadores rápidos que não estão ligados a mobie com downtime aproximado de 0? e os carregadores rápidos ligados á mobie sempre em baixo.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 25 jul 2018, 15:22

Há uns tempos atrás andava aí uma pessoa muito "electrizada" com os meus posts e que prometia que em breve haveria novidades, mas eram segredo dos deuses, etc, etc...

Pelos vistos ia mesmo haver novidades:

- PCR a desaparecer do mapa da mobie
- PCR a serem desligados
- Pagamentos sucessivamente adiados

E mais não digo, senão lá volta ele a acusar-me de difamação :roll: :evil:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 27 jul 2018, 10:20

O mapa da Mobi.E hoje já apresenta 28 PCRs... (mais 1 que ontem)
Esperemos que agora seja sempre a aumentar até aparecerem todos...

https://www.mobie.pt/map

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 27 jul 2018, 10:34

Escolhe a opção apenas disponíveis, que logo vês como o cenário fica :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 27 jul 2018, 10:50

Calha bem que o PCR que apareceu parece-me ser o de Vilar de Andorinho, que está fora de serviço apenas há alguns 2 anos :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

quide
Mensagens: 30
Registado: 16 abr 2019, 21:56
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por quide » 07 mai 2019, 14:07

Viva,

Tenho lido que os postos de carga rápida serão no futuro todos DC (CCS Combo) e que os tipo 2 (Mennekes) só irão até 22kW.

Uma vez que um carro que aceite 22 pode-se ligar a um de 43 (embora só vá aproveitar 22) porque é que não serão todos 43kW em vez de 22 (ficam a dar para 2 casos em vez de um)?
É porque há poucos carros a aceitar estes 43kW AC? Só os Zoe Q210 e Q90 têm suporte para isto?

Agradecido.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Nonnus » 07 mai 2019, 14:34

Usar grandes potencias em AC (corrente alterna) são poucas as marcas que usam, porque além de aumentar a complexidade do carregamento, as perdas são maiores.

Os VE´s funcionam em DC (corrente continua), se o carro carregar em AC vai necessitar de fazer a conversão de AC para DC. Se um carro como a maioria carregar em DC a corrente "entra directamente" na bateria sem necessidade de uma conversão.

Os carregamentos AC são utilizados pelas outras marcas para carregamentos de baixa potencia (por exemplo até 7.4kWh) que por norma utilizamos nas nossas casas, mas por algum motivo, que eu não sei qual é, a Renault usa AC para carregamentos normais e rápidos.

Como são poucas as marcas de automóveis que adoptaram este tipo de carregamento, algumas marcas de PCR´s não incluem carregamento AC43.

Em relação a tua questão de não serem todos de 43, respondo-te com outra pergunta. Porque é que os carregamentos em DC em vez de serem a 50kW não são todos a 100kW? Porque é que em vez de termos apenas um PCR numa determinada zona não temos 4 ou 5?

Montar um PCR com potencias altas não é só puxar uma extensão e ligar, há todo um processo moroso e caro para permitir esse tipo de potencias.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”