Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves » 11 mai 2019, 16:35

Se leres o link que coloquei, num dos comentários um tipo lá explica muito bem as diferenças mais relevantes. Não é tanto o CAN, isso é qualquer microcontrolador faz. Há a questão da alimentação de 12V, do encontro da tensão 400V (ou 800 nos de 350kW), etc. Não me parece mesmo viável sem ter lá um tijolo de tamanho bem considerável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Erbium » 13 mai 2019, 08:55

"Pormenores" técnicos à parte quando vissem o preço acho que desistiam... :lol:

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 » 19 mai 2019, 22:01

Pontos de carregamento da EDP nos hotéis do grupo Pestana:

https://portugal.edp.com/pt-pt/noticias ... otel-group


A imagem mostra um PCR. As questões que ficam são: Serão mesmo PCR? Vão englobar as pousadas também?

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por t3lmo » 20 mai 2019, 10:11

Serão 50 PCN de 2x 22kW, em principio o modelo EVLink.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por beme83 » 20 mai 2019, 11:37

t3lmo Escreveu:
20 mai 2019, 10:11
Serão 50 PCN de 2x 22kW, em principio o modelo EVLink.
Desculpem continuar o off-topic mas estes 50 são para uso em geral? ou apenas clientes? é que a noticia / comunicado refere num ponto refere "Estes postos vão estar ligados à rede pública de carregamento MOBI.E e poderão ser utilizados por todos os proprietários de veículos elétricos." e logo abaixo menciona "Desta forma, os clientes do grupo que queiram usufruir destas unidades hoteleiras poderão carregar os seus veículos elétricos nas instalações onde estão hospedados." qual das duas é afinal?

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por t3lmo » 20 mai 2019, 15:19

Para uso dos clientes das unidades hoteleiras e que tenham veículo elétrico.
O acesso dos parques é privado para clientes.
Última edição por t3lmo em 20 mai 2019, 15:59, editado 1 vez no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por labutess » 20 mai 2019, 15:40

t3lmo Escreveu:
20 mai 2019, 15:19
Para uso dos clientes das unidades hoteleiras e que tenham veículo elétrico.
Não vejo dessa maneira, será para todos os que tenham carro electrico,estando hospedados ou não.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2019, 16:16

labutess Escreveu:
20 mai 2019, 15:40

Não vejo dessa maneira, será para todos os que tenham carro electrico,estando hospedados ou não.
Eu diria que só assim é que faz sentido, caso contrario será mais um erro para descredibilizar a rede mobi.e.

Que sentido faz um utilizador consultar uma rede para carregar o seu carro e depois de lá chegar ter de chamar um reboque porque não tem reserva no hotel? Seria ridículo.

Agora, seria perfeitamente normal que quem estivesse hospedado não necessitasse de pagar e nos restantes casos já fosse pago o carregamento.

No caso do Palácio do Freixo, qualquer pessoa pode lá ir almoçar/jantar ou até apenas tomar uma café na esplanada, fará sentido não poder carregar? julgo que não.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 20 mai 2019, 16:23

Sendo de acesso privado pode não aparecer na lista de postos da Mobi.e, e apenas estar ligado para contabilização do consumo de eletricidade. Mas não sei os pormenores deste caso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por frankesousa » 20 mai 2019, 16:55

mjr Escreveu:
20 mai 2019, 16:23
Sendo de acesso privado pode não aparecer na lista de postos da Mobi.e, e apenas estar ligado para contabilização do consumo de eletricidade. Mas não sei os pormenores deste caso.
Pelo que já li das regras da MobiE é isso, os postos privados em espaço privado podem estar ligados à rede MobiE, até com OPC, garantindo que o posto é seguro e que a electricidade é cobrada normalmente ao utilizador,
Calculo que a parte de "chamar clientes" sejá o OPC a 0€ tal como nos shoppings da Sonae.
Assim, com um CEME a 0,14€/kWh como já há hoje (ou até menos) os utilizadores carregam "quase ao preço de casa"!


Claro que com o preço de um posto colocavam 10x tomadas de 16A (ou até 10A), satisfaziam 10 hospedes ao mesmo tempo, ofereciam a electricidade e ainda sobrava muito dinheiro :lol:
Mas aqui em Portugal nós gostamos de coisas à grande, nada de coisas simples e eficazes!!!

Aqui vai uma foto do local de carregamento de VE no hotel onde fiquei na semana passada na Noruega (simples e eficaz)
Imagem
Sim eu sei que está ali 1x tesla DC, e tem mais 2 na frente do hotel, mas isso é a diferença entre uma marca de mobilidade eléctrica e as marcas de carros a combustão que têm um VE para dizer que têm!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”