IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por ruimegas » 01 nov 2012, 23:45

IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Pois é pessoal...Fui hoje ao IKEA de Alfragide e tal como já tinha feito antes estacionei na zona dos "Hibridos" e preparei-me para ligar o LEAF à tomada Schuko que se encontrava na coluna ao lado. Nessa altura chega o segurança e diz-me que tens instruções para não deixar ligar VE's. Ainda tentei argumentar dizendo que não era a 1ª vez que ali carregava e se o problema era pagar o consumo eu de bom grado pagaria ao que o segurança disse que eram instruções da direcção :(.

Sendo assim desliguei e dirigi-me à direcção do IKEA conseguindo falar com o responsável questionei-o sobre a razão de ser de tão absurda postura do IKEA que sempre nos habituou a estar na primeira linha das firmas mais "verdes" do mercado mundial ao que ele retorquiu que a culpa era da Câmara municipal de Lisboa que requeria um pagamento que a direcção do IKEA não está disposta a pagar.

Mas afinal em que ficamos... :evil: :( ---Estou muito desapontado com o IKEA e espero que mudem rapidamente de postura

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por RJSC » 02 nov 2012, 00:26

Acredito que sejam entraves colocados pelo estado (central ou local), já que a lei que criou a mobi-e também exclui completamente postos públicos que não pertençam à mobi-e.
Segundo a lei, qualquer posto público é obrigado a agregar-se à mobi-e e provavelmente tem que pagar para o fazer.

Os pontos não mobi-e que têm aparecido foram feitos à margem da lei, tal como as compras sem fatura que se vão fazendo, ninguém diz nada e vai passando.

Provavelmente alguém mal intencionado denunciou a IKEA.

Pode ser que quando este governo acabar com a mobi-e pelo menos revogue a lei inteira e voltem a ser legalmente omissos (e portanto já não ilegais) os postos públicos independentes.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por Filipe » 02 nov 2012, 02:39

Dia de Finados. :?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por mikexilva » 02 nov 2012, 03:36

Na rua ainda se percebe que possa ser para uniformizar as coisas, mas o parque do IKEA pertencendo a um espaço privado não devia estar abrangido... então e nos condomínios onde temos o EVSE da EFACEC num lugar também não vai dar ao mesmo?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por RJSC » 02 nov 2012, 11:17

mikexilva Escreveu:Na rua ainda se percebe que possa ser para uniformizar as coisas, mas o parque do IKEA pertencendo a um espaço privado não devia estar abrangido... então e nos condomínios onde temos o EVSE da EFACEC num lugar também não vai dar ao mesmo?
Dentro de um condomínio é considerado de acesso privado, penso eu. Não entra lá quem quer e conseguir entrar pode ser acusado de invasão de propriedade.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por OCasal » 23 fev 2013, 06:16

Se derem simplesmente a energia, nenhum shopping está a infringir lei nenhuma! No do Porto não tem havido stress, as tomadas não estão é no lugar dos híbridos!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por mjr » 23 fev 2013, 13:36

Off-topic - onde estão as tomadas no Ikea de Matosinhos?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por OCasal » 23 fev 2013, 15:35

Espalhadas no parque de duas em duas colunas na zona por baixo do Ikea, quer vir cá fazer compras?

Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por joelfmachado » 16 abr 2013, 21:45

Hoje pedi na caixa central e deixaram-me carregar. Depois eles Informaram os seguranças, que pareciam um pouco contrariados e disseram que não se responsabilizavam pelos danos no cabo ou no cabo.

vidigueira
Proprietário Ion
Mensagens: 91
Registado: 30 out 2012, 20:32

Re: IKEA Alfragide - Cada vez menos "Verde"

Mensagem por vidigueira » 08 nov 2013, 19:28

Aqui vai a "troca de galhardetes" que tenho mantido com o IKEA:

Cara Leonor Jacinto,

Antes de mais, gostaria de agradecer a sua resposta às minhas questões. No entanto, existem alguns pontos que penso serem contraditórios em relação à vossa "Estratégia de Sustentabilidade" que tão bem explicou no seu email.

Não sei se tem conhecimento, mas o carregamento dos veículos eléctricos pode ser efectuado numa tomada "normal", sem que se sobrecarregue demasiado a rede eléctrica. A maioria dos veículos eléctricos, durante o tempo de carregamento, gasta tanto como um Ar Condicionado, ou um ferro de engomar (dos menos potentes), ligados (cerca de 2,2 KWh).

Assim sendo e tendo em conta a vossa "Estratégia de Sustentabilidade", não compreendo a vossa falta de disponibilidade para que este veículos possam carregar nas vossas lojas, já não existe problemas nenhum de segurança associados ao seu carregamento (apresentam os mesmos perigos de ter um ar condicionado ligado).

Aliás, o El Corte Inglês de Lisboa, também não possui uma Infraestrutura de Carregamento da Mobie, mas disponibiliza 4 lugares de estacionamento com tomadas "normais" para carregamento deste tipo de veículos.

Assim sendo, e vai-me desculpar a insistência, não será por questões de segurança que não permitem o carregamento de veículos eléctricos, já que, segundo fui informado, à algum tempo atrás, permitiam esse carregamento no local destinado para o estacionamento de "veículos hibridos".

Assim sendo, e em conclusão, considero que a imagem que o Grupo IKEA pretende passar de "Empresa amiga do ambiente", na pratica não se verifica, já que disponibilizar 2 ou 3 tomadas, para que os seus clientes detentores de Veículos Eléctricos possam carregar os seus veículos enquanto visitam a loja, é algo muito simples, sem risco algum de segurança e praticamente sem custos, que iria contribuir e muito para a melhoria da imagem que cerca de 5.000 potenciais clientes têm neste momento do grupo IKEA

From: leonor.jacinto@ikea.com
To: XXXXXXXXXXXXXXXXX
Subject: RE: A/C Administração do Grupo IKEA
Date: Fri, 8 Nov 2013 10:55:19 +0000

Caro XXXXXXXXXXXXXX,

Muito agradecemos e tomámos em conta a sua exposição sobre a não existência de pontos de carregamento de veículos elétricos nas lojas IKEA em Portugal.

Na IKEA acreditamos que podemos fazer bons negócios enquanto temos um impacto positivo nas pessoas e no planeta. Por isso, o Grupo IKEA estabeleceu na sua estratégia de Sustentabilidade Pessoas Positivas, Planeta Positivo objetivos concretos em três áreas que consideramos fundamentais:
· Capacitar os nossos clientes e colaboradores a viverem uma vida mais sustentável em casa
· Independência energética e de recursos
· Criar uma vida melhor para as pessoas e comunidades.

A IKEA, trabalha em toda a sua cadeia de valor para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 (sendo mais eficiente no transporte e na forma como embala os seus produtos ou promovendo soluções de transporte coletivo para os seus clientes, por exemplo) e estabeleceu como objetivo até 2015 produzir tanta energia renovável quanto a que produz nas suas operações.

Nesse sentido, a IKEA em Portugal tem vindo também a analisar a possibilidade de introduzirmos pontos de carregamento para veículos elétricos nas nossas lojas e permitirmos aos nossos clientes, que aqui se deslocam com o seu veículo elétrico, a oportunidade de os poderem carregar.

Neste momento, essa solução ainda não existe nas nossas lojas. As tomadas que existem nos nossos parques de estacionamento foram planificadas para manutenção e limpeza do parque e não estão preparadas para receber o carregamento de veículos elétricos. A segurança é sempre uma prioridade para a IKEA e não podemos por isso autorizar o carregamento de veículos elétricos uma vez que as tomadas existentes não foram planificadas e testadas para o carregamento dos mesmos.

Esperamos a sua melhor compreensão e estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que considere necessários.

Os melhores cumprimentos,

Leonor Jacinto
Comunicação Institucional e Sustentabilidade

IKEA Portugal, Móveis e Decoração Lda
Rua 28 de Setembro, EN250
2660-001 Frielas - Loures

Tlf.: +351 21 989 9800
Fax.: +351 21 989 9829
e-mail: leonor.jacinto@ikea.com

http://www.IKEA.com/pt
http://ikeafoundation.org/

De: XXXXXXXXX [mailto:XXXXXXXXXXXXX]
Enviada: segunda-feira, 28 de Outubro de 2013 21:44
Para: VIRGINIA PINHO
Assunto: A/C Administração do Grupo IKEA

Boa tarde,

Venho por este meio manifestar em nome de todos os proprietários de Veículos Eléctricos (que segundo os últimos nºs já são cerca de 5.000 em Portugal), a minha total repudia pela postura que o Grupo IKEA, tem apresentado em relação a este assunto.

De facto, sendo o IKEA, uma marca supostamente associada à "inovação" e à "sustentatibildade do nosso planeta" (nem que seja pelo facto de ser oriunda de um dos países mais evoluídos nesta matéria), o facto de não permitir o carregamento deste tipo de veiculo nas vossas lojas, demonstra uma total falta de "responsabilidade social", bem como uma enorme falta de visão em relação a um target que está em constante crescimento, e que tem tido uma imagem mais que negativa em relação à vossa organização.

Poderá constatar essa situação através de um dos muitos links relacionados com Veículos eléctricos e que falam de forma desfavorável da postura da vossa organização:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=260

No meu caso pessoal, deixei de me deslocar às vossas lojas, logo após ter sido impedido de carregar o meu carro eléctrico na vossa loja em Alfragide à cerca de um ano atrás.

Penso que, se todos os proprietários de veículos eléctricos fizerem o mesmo (relembro que já são cerca de 5.000), agravado pela "publicidade negativa" que tem sido feita em relação a esta situação (inclusive tenho conhecimento de algumas acções junto da comunicação social), poderá reflectir-se na Imagem da vossa Organização.

Atentamente,

Vidigueira
Opel Ampera de 2012

Responder

Voltar para “Carregamento”