Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por FullElectric » 01 dez 2016, 12:59

Da mesma forma que considerar os BEVXs e PHEVs é massacrar os números para serem convenientes a determinadas marcas que os produzem, a uma determinada linha de pensamento, ou a uma realidade ficcionada.

O futuro são os BEV puros, todo o resto que anda a queimar petróleo é para desaparecer, daí não deve ser considerado.
Além disso as marcas alemãs ao estarem preocupadas em criar parcerias para a instalação de uma rede de carregamento elétrico rápido também têm esta visão dos BEV puros. Não cabe na cabeça de ninguém investir forte na implementação de uma rede de carregamento elétrico rápido para carregar carros com autonomias elétricas de 30-50km, equipados com motores a gasolina ou gasóleo e com depósitos que levam 50 lts de combustível.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por mjr » 01 dez 2016, 13:05

Muitos dos PHEVs da BMW e da Mercedes são uma anedota ao nível elétrico, com uma autonomia elétrica muito reduzida que basicamente serve para baixar os impostos a pagar. Mesmo os GTEs da grupo VAG têm uma autonomia elétrica insuficiente, do meu ponto de vista. Considerando os VEs com energia útil mínima de 10kW.h, que para mim é o mínimo absoluto para uma ME a sério, a fotografia já seria bem diferente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por fernandinand » 01 dez 2016, 13:24

Alx99 Escreveu:Excluir os demais VE's porque a Tesla só produz BEV's, é massacrar os números para serem convenientes a uma marca, a uma determinada linha de pensamento, ou a uma realidade ficcionada.
Eu acho q misturar limões com batatas é contribuir para uma realidade ficcionada...

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por FullElectric » 01 dez 2016, 13:30

Quer queiramos ou não ver, a realidade é esta, a Tesla está a "abanar" fortemente toda a indústria automóvel.
É óbvio que os fabricantes germânicos estão a considerar produzir carros idênticos aos Tesla, BEVs puros e com baterias de grande capacidade.
Uma rede de carregadores CCS de 350kW não será certamente para carregar PHEVs com baterias de 10kWh.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por Alx99 » 01 dez 2016, 13:58

mjr Escreveu:Muitos dos PHEVs da BMW e da Mercedes são uma anedota ao nível elétrico, com uma autonomia elétrica muito reduzida que basicamente serve para baixar os impostos a pagar. Mesmo os GTEs da grupo VAG têm uma autonomia elétrica insuficiente, do meu ponto de vista. Considerando os VEs com energia útil mínima de 10kW.h, que para mim é o mínimo absoluto para uma ME a sério, a fotografia já seria bem diferente.
Concordo consigo mas é o que há. Assim houvessem, actualmente, PHEV's com autonomias de 150 a 200 kms e iria ver quantos é que se vendiam.

Convém nunca esquecer que, para diversas utilizações, os BEV's actuais, nas condições existentes, ainda não são a solução.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por Alx99 » 01 dez 2016, 14:07

FullElectric Escreveu:Quer queiramos ou não ver, a realidade é esta, a Tesla está a "abanar" fortemente toda a indústria automóvel.
A Tesla não apareceu este ano. Já cá anda a alguns anos e o forte empenho dos construtores alemães é recente.

Como poderá observar num post anterior, elenco quais são, na minha modesta opinião, os factores para esta mudança de trajectória.

Não concorda, tudo bem. Se todos pensássemos da mesma maneira, não existam fóruns de debate.

Já agora, se me permite, uma ligeira provocação: o grande mercado dos VE's, já é, e será cada vez mais a China. Não é Marte. ;)

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por Alx99 » 01 dez 2016, 14:21

fernandinand Escreveu:
Alx99 Escreveu:Excluir os demais VE's porque a Tesla só produz BEV's, é massacrar os números para serem convenientes a uma marca, a uma determinada linha de pensamento, ou a uma realidade ficcionada.
Eu acho q misturar limões com batatas é contribuir para uma realidade ficcionada...
Será? Talvez, não sei. Eu de carros percebo pouco e de agricultura não entendo nada. Deixo essa temática para si, mas talvez num outro tópico... ou forum

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por RS232CSerialUser » 01 dez 2016, 14:37

Alx99 Escreveu: ...
Existem inclusive umas más línguas que dizem que foi a Mercedes que salvou, por mais de uma vez, a Tesla da bancarrota, mas como eu não tenho dados suficientes que o fundamentem, não vou tão longe.
...
"umas más línguas"? Não é preciso insinuar, basta ir buscar as boas fontes, onde o Elon Musk ele próprio já referiu e contou mais de uma vez a história, depois de fazerem o protótipo do Smart ED preparado para a visita dos engenheiros alemães o contrato subsequente salvou a Tesla. É público e contado na primeira pessoa por quem viveu a situação. Contado mais do que uma vez. Já se foi mais do que uma vez o salvamento, aí já talvez sejam as más línguas. Não sei. Sei q a tesla mexe com os dinossáurios, ou por outra parece-me q a tesla advoga q o petróleo não devia ser mexido e devia ficar onde está.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por pemifer » 02 dez 2016, 00:06

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 18:17, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Notícias sobre " charging stations " e similares tópicos

Mensagem por rimsilva » 02 dez 2016, 01:11

mjr Escreveu:Muitos dos PHEVs da BMW e da Mercedes são uma anedota ao nível elétrico, com uma autonomia elétrica muito reduzida que basicamente serve para baixar os impostos a pagar. Mesmo os GTEs da grupo VAG têm uma autonomia elétrica insuficiente, do meu ponto de vista. Considerando os VEs com energia útil mínima de 10kW.h, que para mim é o mínimo absoluto para uma ME a sério, a fotografia já seria bem diferente.
Totalmente de acordo. Por várias vezes referi aqui no fórum, que (para a realidade actual dos VE) é escandaloso a dedução de IVA nas empresas para plug-in híbridos com mais de 25km de autonomia.

A Mercedes deveria ter "vergonha" deste carro e a BMW foi atrás, a "guerra" nas vendas assim o obrigou certamente.
Em conversa com um vendedor esta realidade ficou bem clara (nunca tive duvidas), dizia ele que a BMW tinha os modelos híbridos, mas por questões fiscais acabaram por lançar os plug-in's.

Não é com este tipo de legislação que vamos "puxar" pelo mercado de VE, bem pelo contrário.
O que as pessoas procuram é mais autonomia e não um CI's encapuçado de VE, veja-se as vendas na Alemanha do novo i3 BEV que já ultrapassou as vendas do REX,

Admito que para uma percentagem (cada vez mais) pequena, os BEV não são solução e os Tesla S e X, não estão acessíveis a todos.

Em 2018 com baterias de 60kW (mínimo) em vários modelos, só uma percentagem micro de pessoas é que poderão dizer que um BEV não serve, salvo fatores de comodismo (estou a referir-me a veiculos ligeiros de passageiros).

Responder

Voltar para “Carregamento”