O que acham deste modelo Irlandês?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por alexmol » 12 nov 2015, 09:47

Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
Beginning later this month new ESB ecars customers will be asked to sign up to a monthly fee of €16.99 (VAT inclusive) to access the public charging network, with payment coming into effect from January 4th 2016.

This fee will cover:
•Free use of all 800+ standard public charge points
•Unlimited access to over 70 ESB ecars fast chargers until April 2016 – after which date a 30 cent per minute usage fee will apply
•Access to all online and 24/7 call centre supports currently available to ESB ecars customers
•Ability to cancel monthly payment without penalty
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por mjr » 12 nov 2015, 10:06

Para quem usar os PCLs regularmente parece-me muito interessante. 17€/0.1€/kW.h = 170kW.h em tarifa económica. Isto a dividir por 30 dias dá 5,6kW.h, ou seja basta carregar 5,6kW.h por dia para ficar mais barato que a energia em vazio.

O preço dos PCRs é que me parece um bocado descabido, especialmente para os carros que não consigam manter a corrente máxima de carga durante muito tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por ICEM4N » 12 nov 2015, 10:12

Pois,
Ao menos têm os postos e nos não os temos o que é algo de muito bom.
Quanto à mensalidade o preco esta razoavel mas nao me acredito que se carregue cerca de 5kwh diariamente.
A mensalidade é mesmo para salvaguardar a manutencao dos postos.

Ha quem pague 40eur pela tv por cabo e quase nao veja televisao..

Preferia ter os postos do que nao os ter. Mas a mensalidade parece-me um pouco exagerada pois é necessario uma utilizacao diaria para compensar.
Algo nos valores dos 10eur mensais era mais razoavel.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
joelfmachado
Proprietário Leaf
Mensagens: 293
Registado: 05 jan 2012, 21:56
Data de fabrico: 01 jun 2011
Capacidade bateria: 46,84 Ah
Localização: Benedita

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por joelfmachado » 12 nov 2015, 10:42

Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por beme83 » 12 nov 2015, 11:06

alexmol Escreveu:Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
Beginning later this month new ESB ecars customers will be asked to sign up to a monthly fee of €16.99 (VAT inclusive) to access the public charging network, with payment coming into effect from January 4th 2016.

This fee will cover:
•Free use of all 800+ standard public charge points
•Unlimited access to over 70 ESB ecars fast chargers until April 2016 – after which date a 30 cent per minute usage fee will apply
•Access to all online and 24/7 call centre supports currently available to ESB ecars customers
•Ability to cancel monthly payment without penalty
Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por ICEM4N » 12 nov 2015, 11:18

beme83 Escreveu:
alexmol Escreveu:Na Irlanda a ESB tem vindo a construir uma rede de carregamento que conta actualmente com 800 postos normais e 70 postos rápidos.
À semelhança do mobi.e tem sido grátis e agora vão começar a cobrar.
O que acham da estrutura de preços?
Beginning later this month new ESB ecars customers will be asked to sign up to a monthly fee of €16.99 (VAT inclusive) to access the public charging network, with payment coming into effect from January 4th 2016.

This fee will cover:
•Free use of all 800+ standard public charge points
•Unlimited access to over 70 ESB ecars fast chargers until April 2016 – after which date a 30 cent per minute usage fee will apply
•Access to all online and 24/7 call centre supports currently available to ESB ecars customers
•Ability to cancel monthly payment without penalty
Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante
Pois, foi bem visto!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por rnlcarlov » 12 nov 2015, 11:20

beme83 Escreveu: Não esquecer que na Irlanda o salário mínimo nacional é aproximadamente 1462 Euros por isso ao pensar assim para Portugal daria menos de 6 euros mês e por minuto 12ct ou seja 20 minutos seriam 2 euros para cerca de 15 kw num leaf....Interessante
Como se em Portugal se fizesse tudo em proporção ao salário mínimo nacional... :roll:
Eu acho que já nos podemos dar por contentes que tivermos preços semelhantes aos da Irlanda. Antes isso que uma IBIL por cá...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por Filipe » 12 nov 2015, 11:25

joelfmachado Escreveu:Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).
x2
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por zeuz » 12 nov 2015, 12:00

joelfmachado Escreveu:Acho que o sistema ideal deve permitir todos os tipos de pagamento/contrato (à semelhança dos tarifários das redes móveis).
Ou seja, cada utilizador deve poder escolher o melhor para o seu caso (assinatura mensal, pré-pago, pós-pago ou pagamento na hora).
As operadores de TV por cabo e de telemóveis não começaram logo a sua operação com a diversitude de tarifários que temos actualmente... dêem-lhes tempo, que certamente depois virão mais alternativas de tarifários e/ou opções de carregamento... ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: O que acham deste modelo Irlandês?

Mensagem por FullElectric » 12 nov 2015, 12:31

Entre os que já são a pagar, este modelo é dos melhores a nível europeu.
Tomaríamos nós que Portugal adotasse este, hajam postos que fica mais barato que carregar em casa. Por cá à boa moda tuga quer a EDP quer os intereses e entidades que estão envolvidas na rede vão falar mais alto.
Os valores para carregamento nos PCR é que poderá ficar algo esticado se forem mal usados, na definição do modelo Irlandês entenderam que a utilização dos rápidos deve ser encarada como ocasional e não sistemática o que de certa forma está correto. Se forem utilizados para repor 50-60% de SOC e desligar quando a potência baixa dos 30kW poderá ficar a 40-50cent/KWh o que para um PCR parece bem.

Responder

Voltar para “Carregamento”