Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pbfc
Mensagens: 13
Registado: 28 mar 2016, 12:38
Data de fabrico: 17 mar 2016

Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por pbfc » 21 mai 2016, 18:31

Boas,
Hoje cheguei ao NorteShopping, e deparei-me com o posto com uma placa de FORA DE SERVIÇO. um dos lugares estava vazio e acabei por estacionar lÁ.
O que vocês fariam?

Nota, o outro lugar estava ocupado por um VE que colocou o cabo para disfarçar...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por VETL » 21 mai 2016, 18:48

Imagina que minutos depois de deixares o carro lá, aparece o piquete e repara o posto.
Ou imagina que remotamente alguém o coloca operacional e o segurança retira a placa com o aviso.

Respondi à questão?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

pbfc
Mensagens: 13
Registado: 28 mar 2016, 12:38
Data de fabrico: 17 mar 2016

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por pbfc » 21 mai 2016, 18:58

Obviamente que pensei nisso. Se o fizessem acho que me chamariam pelo sistema sonoro para retirar a viatura. Nessa altura colocaria a carregar que era isso que eu queria...

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por t3lmo » 21 mai 2016, 22:22

O local reservado para carga de veículos elétricos não é um lugar de estacionamento. É tão simples como isso, e todos seremos mais justos com os restantes utilizadores daquele espaço.
Caso contrário, poderá acontecer algo deste género:

Imagem

Imagem
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

pbfc
Mensagens: 13
Registado: 28 mar 2016, 12:38
Data de fabrico: 17 mar 2016

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por pbfc » 22 mai 2016, 00:04

Não é um posto na via pública, nem está sinalizado de forma a que isso possa acontecer (a multa).
Não considero estar a prejudicar outros utilizadores, porque não é uma situação de eu não conseguir carregar, e outro utilizador já conseguir. É uma situação de "Posto Fora de Serviço".

A minha ideia é que estando o posto fora de serviço a não utilização do lugar para estacionar é um desperdício de espaço. Acho inclusive que se a ideia fosse manter os lugares livres a equipa do shopping que colocou a placa fora de serviço colocaria uma fita ou cone a "bloquear" o lugar.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por rimsilva » 22 mai 2016, 03:17

rdias Escreveu:Era o único lugar livre no shopping ? :? :? :? :? :?
No norte shopping se calhar era :)

Percebo um pouco o ponto de vista, para não perder a vez :) O problema é que possivelmente ninguém iria chamar pela instalação sonora.

Sinceramente nos Shoppings deveriam estar afixadas regras de utilização e um limite mais curto para retirar a viatura após a carga, para evitar o que já me aconteceu no Gaiashopping.

Cheguei e estava um carro já carregado e quando sai ainda lá estava (embora não fosse muito depois, tinham passado pouco mais de 30min.

A questão é, quem vai controlar isto... E difícil, sem bom senso dos utilizadores pouco mais há a fazer.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por mjr » 22 mai 2016, 08:38

Ao não estar nenhum VE lá estacionado torna o papel de posto avariado visível a todos, o que não é grande publicidade à ME e expõe o posto a ser ocupado por CIs. Se calhar, no caso da estadia no NS ser curta mais vale lá colocar o carro para evitar que algum CI ocupe o lugar e ganhe gosto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2016, 11:33

O que só prova que, no geral, o tuga é o "espertalhão" que se desenrasca melhor que o vizinho.
OS CI estacionam nos locais reservados a VE, os lugares reservados a grávidas e pessoas com mobilidade reduzida estão constantemente ocupados por quem deles não precisa, e podíamos continuar mais um bocado.

Esta é daquelas discussões que, sejam quais forem os argumentos, perde-se sempre.
Ou usamos o lugar é estamos a prevaricar, ou não usamos o lugar e outro qualquer o vai usar (porque VAI) e ficamos naquela do "fui totó"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por rnlcarlov » 22 mai 2016, 15:48

Já pus algumas vezes num posto de superfície fora de serviço à espera para carregar, pois não havia nenhum lugar para estacionar perto. Como o mobie em questão é muito concorrido e só tem 1 tomada funcional, já me aconteceu não ter estacionado lá perto, ir buscar o carro a cascos de rolha, e quanto cheguei.... Ocupado por novo VE a carregar. "Fui tótó", mesmo.

Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Posto de carga Fora de Serviço, estacionar ou não

Mensagem por Batotinha » 22 mai 2016, 17:43

pbfc Escreveu:...

A minha ideia é que estando o posto fora de serviço a não utilização do lugar para estacionar é um desperdício de espaço. ...
Antes de comentar, um à parte..
ainda não li todos os comentários, por isso posso a estar a ser inoportuno.. :cry: o sublinhado é meu :oops:

Sublinho exactamente esta parte porque é o que respondem os proprietários dos CI em relação aos postos de carga para VE... é um desperdício de espaço... Para eles, (a inteligência não dá mais), tudo o que é VE e espaço a eles reservado, é DESPERDICIO e proteccionismo a "gente rica". Como de rico não tenho nada, (talvez saúde bastante para levantar e produzir diariamente o sustento...o que não é mau!), entendo que o comentário feito é pouco assertivo! Mesmo sabendo que o lugar ficaria ocupado se a carga estivesse disponível. Imagine-se que era um lugar a pagar. No valor "calculado" entrará certamente o custo do espaço. Eu evitava, mas entendo ser menos grave do que o abuso dos CI que ocupam os espaços de carga estejam eles funcionais ou não... :evil:

É uma questão de principio deixar livres os espaços reservados. Não faças o que não queres que te façam. Entendo a explicação dada e o sentido que pode fazer. Mas quem passa e não VÊ TODA A INFORMAÇÃO tira conclusões erradas. Passa a ser um direito de quem chega primeiro! ;)
Fossem estas as nossas piores falhas e a mobilidade eléctrica era um êxito! Não me parece caso para grande "sururu". Há que relativizar :o

Responder

Voltar para “Carregamento”