Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por Nonnus » 14 mai 2019, 09:30

Não confundir espaços privados de acesso publico com espaço privado de acesso privado. As nossas casas são de acesso privado.

Pelo que consigo perceber isto destina-se a locais privados de acesso publico. Isto é fazer aquilo que já se faz nos parques de estacionamento por exemplo das grandes superfícies comerciais mas criando uma rede paralela a mobi.e.

Basta ver é do ponto de vista legal. Não se esta a vender energia, cobra-se pelo acesso ao carregador :o é a mesma coisa que existe noutros locais em que não se cobra pela energia, mas cobra-se pelo estacionamento.

Como o senhor da CEIIA disse no ENVE, isto é tudo muito bonito ao inicio mas depois torna-se num monstro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por anolsi » 14 mai 2019, 10:24

Nonnus Escreveu:
14 mai 2019, 09:30
Não confundir espaços privados de acesso publico com espaço privado de acesso privado. As nossas casas são de acesso privado.

Pelo que consigo perceber isto destina-se a locais privados de acesso publico. Isto é fazer aquilo que já se faz nos parques de estacionamento por exemplo das grandes superfícies comerciais mas criando uma rede paralela a mobi.e.
Repara eu percebo a questão de ser espaço privado e como tal não ter que estar ligado à mobi.e. Não é esse o ponto. É mesmo o de venda ou repassar de energia, algo que já foi aqui discutido e supostamente é ilegal (já se tinha falado aqui, se eu quisesse ter uma tomada em minha casa, que é terreno privado, e vender energia para alguém carregar, não o podia fazer porque não tinha licença de venda de energia).
E pelo que li, eles vão cobrar pela energia. Essa é que é a questão...
Se arranjassem outra coisa para faturar, ainda percebia mais ao menos o esquema, agora assim...
Daí que a simples solução de vender ao preço de custo me pareça estranha...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por rimsilva » 15 mai 2019, 10:18

anolsi Escreveu:
14 mai 2019, 10:24
Nonnus Escreveu:
14 mai 2019, 09:30
Não confundir espaços privados de acesso publico com espaço privado de acesso privado. As nossas casas são de acesso privado.

Pelo que consigo perceber isto destina-se a locais privados de acesso publico. Isto é fazer aquilo que já se faz nos parques de estacionamento por exemplo das grandes superfícies comerciais mas criando uma rede paralela a mobi.e.
Repara eu percebo a questão de ser espaço privado e como tal não ter que estar ligado à mobi.e. Não é esse o ponto. É mesmo o de venda ou repassar de energia, algo que já foi aqui discutido e supostamente é ilegal (já se tinha falado aqui, se eu quisesse ter uma tomada em minha casa, que é terreno privado, e vender energia para alguém carregar, não o podia fazer porque não tinha licença de venda de energia).
E pelo que li, eles vão cobrar pela energia. Essa é que é a questão...
Se arranjassem outra coisa para faturar, ainda percebia mais ao menos o esquema, agora assim...
Daí que a simples solução de vender ao preço de custo me pareça estranha...
É esse o meu entendimento também, com base no que a lei da ME veio introduzir.

Quando é criada uma legislação para regular uma nova actividade, a lei tem de ser igual para todos, não é por eu ter um carregador no meu quintal ou no Shopping X ou rua Y, que num caso vou poder "vender" um serviço com regras diferentes, para isso teria de existir um estatuto especial, justificado pelo legislador.

Nitidamente este projeto nasce de uma ideia que não é nova, sendo basicamente o vender de um serviço de carregamento, sem lhe chamarem carregamento, até fazem questão de o referir por diversas vezes "não "vamos cobrar pela energia", como se um serviço desde tipo não tivesse por base a energia, seria como dizer que um CI vai atestar e não lhe vão cobrar pelo combustível.

Acho que um pouco infeliz a referência ao Airbnb, uma vez que como sabemos pouco depois de esta "nova" actividade ter surgido, foram criadas medidas de alojamento local para controlar um pouco esta situação e possivel fuga aos impostos.

Longe de mim achar que o actual cenário na ME é bom, bem pelo contrário, mas não acho que este seja o caminho para resolver os problemas da ME.
Mesmo assim acredito que será uma questão de tempo, para que a lei seja revista e ajustada e nessa altura, mesmo que este conceito de carregamento subsista, será um nicho no mercado.

Responder

Voltar para “Carregamento”