Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por FullElectric » 29 jul 2016, 12:50

A centralização da rede não me parece viável pois poucos terão carregadores com comunicação e grande parte dos pontos de carga serão simples tomadas.
O processo teria que funcionar com um medidor de energia no local, fixo ou portátil. O valor de 0,2 abraços/kWh parece bem, os amigos que ficarem mais tempo em nossas casas ainda terão direito a café e abraços mais apertados :lol:

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por beme83 » 29 jul 2016, 15:36

FullElectric Escreveu:A centralização da rede não me parece viável pois poucos terão carregadores com comunicação e grande parte dos pontos de carga serão simples tomadas.
O processo teria que funcionar com um medidor de energia no local, fixo ou portátil. O valor de 0,2 abraços/kWh parece bem, os amigos que ficarem mais tempo em nossas casas ainda terão direito a café e abraços mais apertados :lol:
A questão que se tem vindo a colocar é mais um aspeto legal do que operacional. Do ponto de vista operacional podemos facilmente implementar tal solução recorrendo a tecnologia simples mesmo com tomadas simples mas que Têm de garantir segurança para o utilizador.
DO ponto de vista legal pode ser mais complicado devido à legislação da Mobilidade elétrica e do regulamento da ERSE....´

GOstava mesmo de saber qual o enquadramento dos pontos de carregamento dos parques de campismo e zonas de caravana. Porque se o principio for apenas uma questao de mudar a cobrança de KW para minutos isso é fácil de se fazer.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por alexmol » 06 set 2016, 22:03

Os parques da campismo têm de cumprir legislação própria, que não se aplica a outros locais.
Como já foi referido as tomadas dentro do parque fazem parte de uma única instalação, pelo que não há cedência de energia a outras instalações.

A forma de operar dos parques é normalmente esta.

1. Tomadas de 6,10 ou 16A com custo por dia fixo por cada tipo de tomada.
2. Calculam o custo que seria o cliente estar 24h a puxar o máximo que a tomada dá.
3. Fixam o valor por dia com base nesse custo. Assim garantem que não perdem dinheiro.

Poderiam fazer o mesmo à hora, mas como a facturação é sempre por dia isso iria complicar o caso.

Os postos deste tipo que se encontram fora de parques de campismo é que são para mim uma incógnita em termos de legislação:
Imagem
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

VascoV
Mensagens: 173
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por VascoV » 06 set 2016, 22:28

Eu não concordo, peço desculpa..além de ter trifásica em casa e estar numa zona de muita passagem, que levaria a poder ter de ceder de graça boas dezenas de euros por dia, há o pormenor da segurança, dar acesso á minha garagem, e, por ilação, á minha casa, a completos estranhos, não me atrai...

É que parte-se do principio que somos todos goodfelas...mas não.


Sem falar de abusos, que é o que não falta...há gente que usa a Mobi.E como sendo sua propriedade.

Aqui perto de casa há um ponto da Mobi.E ...no qual está sempre um Leaf...o sr está lá sempre. Por acaso um dia decidi fazer a primeira experiência com o Mobi.E, era sábado e queria ver quanto tempo levaria as carregar versus casa.. ui... o sr apareceu e andava a saltitar de um lado para a outro a perguntar se não tinha outro local onde carregar que ele tinha de meter lá o carro, para depois ir não sei onde...tive de lhe dizer onde lhe ia meter o cabo se o meu carro aparecesse riscado.



sparrow Escreveu:eu não me importava nada de estar registado num qualquer site e, combinando com antecedência para ver se eu tinha disponibilidade, permitir carregamento na minha casa a um colega qualquer que necessitasse de carga para ir a um ponto qualquer.

mas tendo em conta que a minha rede doméstica só permitiria carregamento a 16A... também não vejo grande vantagem uma vez que também estou só a 30km de Lisboa (nem tanto) e também não estou em zona de grande interesse para passear.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por BrunoAlves » 06 set 2016, 23:37

Concordo em absoluto.
Há sobretudo o problema da segurança. Em relação aos "proprietários" dos postos, isso acaba quando acabarem as borlas. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por lmmr74 » 07 set 2016, 08:01

ogadiv Escreveu:Mas vamos lá ver uma coisa... esse tipo de partilha não pode ser divulgado no electromaps???? Eu já diaponibilizei a minha casa, se todos os pseudos interessados o fizerem a rede fica mais alargada, ou estarei enganado?
x2

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por beme83 » 13 mai 2019, 23:19

Desenterando o meu post parece que alguém decidiu avançar com o que tinha aqui proposto...

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -eletricos

funcionalidades idênticas- 3 anos depois :lol:

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por anolsi » 13 mai 2019, 23:30

beme83 Escreveu:
13 mai 2019, 23:19
Desenterando o meu post parece que alguém decidiu avançar com o que tinha aqui proposto...

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -eletricos

funcionalidades idênticas- 3 anos depois :lol:
Já tinha lido isso, e foi algo que não compreendia. Mas então afinal eu posso cobrar pela energia, mas não estou a vendê-la? Estou só a repassá-la, porque cobro o valor de custo (sem nenhuma margem)? E isso significa que já não preciso de ter "licença para vender eletricidade"? Cheira-me que isto não vai ser assim tão simples de avançar... Mas antes vingasse bem, porque ia ser pelo menos competição para os PCNs...

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por beme83 » 14 mai 2019, 00:04

anolsi Escreveu:
13 mai 2019, 23:30
beme83 Escreveu:
13 mai 2019, 23:19
Desenterando o meu post parece que alguém decidiu avançar com o que tinha aqui proposto...

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilid ... -eletricos

funcionalidades idênticas- 3 anos depois :lol:
Já tinha lido isso, e foi algo que não compreendia. Mas então afinal eu posso cobrar pela energia, mas não estou a vendê-la? Estou só a repassá-la, porque cobro o valor de custo (sem nenhuma margem)? E isso significa que já não preciso de ter "licença para vender eletricidade"? Cheira-me que isto não vai ser assim tão simples de avançar... Mas antes vingasse bem, porque ia ser pelo menos competição para os PCNs...
Vamos a ver no que dá. Mas penso que para isto ir em frente tem de existir legislação tipo Uber

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Rede partilhada de Pontos de Carregamento (Ideia)

Mensagem por caz » 14 mai 2019, 09:17

Filipe Escreveu:
28 jul 2016, 02:18
E porque não começar por usar a mCell 5G :D

https://www.youtube.com/watch?v=BfTAGbpgKl0
Este modelo não funciona na mobilidade elétrica. Primeiro é que ainda não existem carregadores que carreguem sem fios (com as distâncias necessárias para fazer uma rede dessas). Depois se tiveres uma garagem ou vivenda como fazes para abrir a porta para estacionarem no teu lugar e carregar ??? Se chegares ao teu lugar de estacionamente e estiver lá um carro a carregar o que fazes ???

Responder

Voltar para “Carregamento”