Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por HellMaster » 01 ago 2016, 23:49

Olá.

Tenho algumas dúvidas com o material requerido para a instalação de um ponto de carga na garagem (parqueamento comum do condomínio) e queria pedir o vosso auxílio, pois em algumas áreas tenho dúvidas quanto à interpretação das especificações do material a utilizar.

Eu vou utilizar a electricidade do condomínio, por isso vou ligar a minha instalação ao quadro do piso de estacionamento.

Nesse quadro, o disjuntor principal é um diferencial de 25A, por isso por aí acho que estou tranquilo.

Desse quadro, vou passar cerca de 20m de cabo (estou a pensar 6mm2 x3) para que no futuro possa aumentar a potência à vontade sem ter de trocar o cabo.

No meu lugar de estacionamento, vai ficar um ChargeMaster de 16A, e uma tomada Schuko de 16A que só vai servir para carregar a bike.

A idéia, quanto aos componentes, seria:

1 disjuntor diferencial de 25A, (de 30mA) à chegada do cabo que vem do quadro, e depois dois disjuntores "normais", 1 de 20A para o ChargeMaster e um de 16A para a Schuko. Estou a pensar bem?

Entre o diferencial e estes 2 disjuntores, e por imposição do condomínio, terei de colocar um medidor de energia, e um temporizador que irá fazer com que a electricidade só fique disponível (ligada) durante os períodos de vazio contratualizados com o fornecedor de energia. (sim, condomínios... quem não os tem, não sabe a sorte que tem :))

Esses 2 equipamentos são o que me está a deixar mais "preocupado", devido às suas especificações... Estive a ver estes, por exemplo:

Medidor
O Medidor indica que a potência é 5(40)A. Eu posso usar algo assim, numa linha que vai ter 16A de débito quase em contínuo, durante horas?

Temporizador
O Temporizador ainda é pior... dizem 16(4)A, no caso do que tenho no exemplo, mas depois começam a colocar valores muito abaixo dos 16A para vários tipos de lâmpadas, etc., e eu fico sem saber se aquilo suporta mesmo os 16A.
E isto para não falar que os que indicam ser capazes de ir a 16A são carissimos.
Estranho, quando depois se vêem os de tomada Schuko, semanais, a dizer 3680W, e a custar 15 ou 20€...
Mas por deliberação do condomínio, e até fui eu que sugeri pois pensei ser uma maneira de me salvaguardar no futuro, o contador e o temporizador têm de ficar em calha din, para ficarem fechados numa caixa sem acesso por parte dos condóminos, sem autorização da administração, para prevenir adulterações, o que quer dizer que não posso usar um desses.

Se tiverem instalado algo do género, ou tenham conhecimentos na área e me possam dar umas dicas ou sugestões de equipamentos alternativos, se for o caso, agradeço.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 02 ago 2016, 00:39

Precisas de um disjuntor térmico bipolar para proteger o cabo que liga os 2 quadros (isto no quadro do condomínio). Para cabo de 6mm^2 podes usar um disjuntor de 32A ou superior.
Dentro do quadro junto às tomadas térmicos simples (um pólo a cortar a fase) chegam.

Em relação ao medidor, também já tive essa questão. Eis aqui o que querem dizer esses números entre parêntesis
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p70558
margarett Escreveu:http://ww.homedistiller.org/forum/viewt ... 0#p7319685
What does the current value mean? (the 5/10 bit)
5(65)A, 5(30)A, 10(40)A, 5(60)A or other as required
5(65) means the Ib=5A and the Imax=65A
The IEC1036 standard specifies accuracy over a range of 5% Ib to IMAX [..]The basic current [Ib] is defined in IEC1036 (1996–09) section 3.5.1.1 as the value of current in accordance with which the relevant performance of a direct connection meter is fixed. I MAX is the maximum current at which accuracy is maintained.
Em relação ao temporizador, o meu conselho é que uses um contactor com bobine 230VAC. Também andei para fazer isso (antes de saber que o Leaf tem temporizador :oops: :oops: :oops: ), comprei o temporizador mas não cheguei a comprar o contactor, descobri a tempo :P Encontram-se baratuchos usados
https://olx.pt/anuncio/contactor-ge-ctx ... ypgf1.html
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por HellMaster » 02 ago 2016, 20:28

:) Obrigado pela resposta.
Mas já agora, o que é o contactor, para que serve? :oops:
Desculpa, mas embora eu me desenrasque bem a mexer e a instalar, etc., mas não pesco muito de electricidade e componentes da mesma...

Obrigado de novo e desculpa a nova pergunta :oops:

EDIT: Ok, já estive a ver o que é. Nem sabia que existia. O que vale é que a Internet tem tudo, lol. Parece ser mesmo a solução para o meu problema, e ainda me permite comprar um programador horário mais barato, porque não tenho de me preocupar com a potência.
Obrigado! :clap:
Última edição por HellMaster em 02 ago 2016, 22:37, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 02 ago 2016, 20:43

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por jrochate » 03 ago 2016, 07:35

Atenção a um pormenor importante:

- é preciso ver qual a potência contratada ao fornecedor de eletricidade

Quando o LEAF estiver a carregar a 3,3kWh, significa que estará a colocar sobre uma fase cerca de 16A.

Ora isso significa que o condomínio tem que ter uma potência de "sobra" de cerca de 45A (3x15).

Claro que existe sempre uma margem por causa dos picos do elevador, luzes, etc. mas 45A de margem pode não existir.

Isso significa que, quando o LEAF estiver a carregar e em simultâneo alguém utilizador o elevador e as luzes do prédio, o disjuntor da EDP poderá disparar e as pessoas ficam presas sem luz no elevador. Isso poderá causar mau estar no condomínio e proibirem o carregamento.

Fica o alerta. Tenho experiência própria nesse cenário :)

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por lmlr » 03 ago 2016, 08:42

Mais vale carregar a 10A, ou menos com um EVSE ajustável. Já que é para carregar durante a noite, não há grande pressa. Isto claro, se a potência contratada for baixa.

HellMaster
Proprietário Leaf
Mensagens: 237
Registado: 19 abr 2016, 13:55
Data de fabrico: 12 jul 2016
Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por HellMaster » 03 ago 2016, 23:29

Olá.

Obrigado pelas dicas e ajudas. Acho que tenho mesmo de estudar isto com mais calma, até porque com os orçamentos que me fazem, mais vale telefonar pra EDP ou pra Efacec e meter um posto de carga deles... 2 orçamentos, o mais barato foi de 570 + IVA, e isto tendo em conta que o ChargeMaster de 16A já eu o tenho...

Andei a ver na net e a PVP, o material não chega a 200€. E isto antes de saber do contactor que decerto permite poupar no programador horário e reduzir ainda mais este valor...

Enfim... é o que dá um tipo não perceber muito da coisa, lol.~

Quanto à potência contratada, eu a 10A, mais luzes, portão da garagem e elevador já fiz o teste. a 16 ainda não... acho que vou meter uma ficha schuko no Chargemaster e ligá-lo à tomada, só para fazer o teste...
Depois digo qq coisa. só devo testar de sábado a 8.

Até lá, continua a carregar nos mobi-e, que também é bom. O problema é que está ao sol o dia todo, e a carregar... mas ainda não passou das 6 barras... também quando estaciono o lugar ainda está à sombra, o que ajuda e muito... só a partir das 10~11 é que bate o sol.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 03 ago 2016, 23:38

Qual é a distância do quadro do condomínio até onde queres colocar os pontos de carga?

Se vires a instalação que eu fiz, andei 2 dias e trocos a fazer o trabalho que fiz. Se pagasse a um electricista teria com certeza de ir para valores dessa ordem de grandeza.

A EDP ou a Efacec de alguma forma "certificam" a instalação? (se for te todo possível certificá-la porque não tem projecto) Isto porque se fores tu a fazê-lo e houver um problema qualquer no futuro, provavelmente os seguros põem-se ao fresco, tem isso em atenção...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Ajuda com a instalação eléctrica para carga em garagem

Mensagem por jrochate » 04 ago 2016, 14:37

HellMaster Escreveu:Olá.
Quanto à potência contratada, eu a 10A, mais luzes, portão da garagem e elevador já fiz o teste. a 16 ainda não... acho que vou meter uma ficha schuko no Chargemaster e ligá-lo à tomada, só para fazer o teste...
Depois digo qq coisa. só devo testar de sábado a 8.
Atenção a esses testes: a potência consumida pelo elevador varia significativamente de acordo com o peso dentro do mesmo.

Fazer o teste com o elevador vazio não é o mesmo que com o elevador cheio.

Sugiro colocares N+1 pessoas dentro do elevador, onde N é o limite anunciado no elevador, e a viatura a 10 e depois as 16A.

Não convém é seres tu, caso seja necessário ir ao disjuntor da EDP voltar a ligá-lo. E convém saber onde está, de antemão :)

No meu caso, 10A dá sempre, 14A já dispara com 2 pessoas no elevador.

Responder

Voltar para “Carregamento”