Instalação de Postos em Empresas Privadas

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por rimsilva » 21 out 2016, 14:24

Boa Tarde a todos,

Gostaria de saber a opinião dos mais entendidos na melhor abordagem para este tema numa empresa.

Partindo da necessidade em instalar 4 ou 5 postos para uns plug-in híbridos, fui abordado para dar a minha opinião em relação a este assunto, nomeadamente melhores preços e fornecedores para carregamentos lentos. Não estou por dentro dos preços, sobretudo num ambiente mais empresarial.

Falaram-me em trifásico, ainda não fui verificar as características dos carros, sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.

Mas a minha questão vai um pouco mais além, ou seja, visto ser uma empresa muito grande, não faria mais sentido fazer uma abordagem diferente e possibilitar carregamento aos funcionários, no caso de não ser para já significativo, pode ser um incentivo e ajuda para o crescimento da ME.

As minhas questões/duvidas são mais ou menos as seguintes:

- Teria a empresa alguma possibilidade em conseguir incentivos do estado na instalação dos posto?
- Quais as entidades a contactar? Mobi.e?
- Não havendo incentivos, faz sentido equacionar a instalação de wallbox?
- Será antes preferível a instalação de postos como vemos no IKEA, por exemplo)? Quais as alternativas? Efacec ou Magnum Cap/Prio?

Obrigado desde já
Última edição por rimsilva em 22 out 2016, 00:17, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por BrunoAlves » 21 out 2016, 14:32

Para carregamento lento para funcionários, julgo que se disponibilizarem tomadas para que possam ser usados os EVSE "normais" seria uma excelente abordagem e sem custos de maior. Tanto para esses 4, como para os restantes colaboradores ;)

Desculpem, não consigo resistir:
rimsilva Escreveu:sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.
Utilitários, portanto :roll:
Devia ser proibido existirem incentivos fiscais para carros destes. Carros desenhados exclusivamente para terem benefícios fiscais e fazerem 30kms eléctricos para depois passearem os motores V6 ou mais a gasolina. :snooty:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por rimsilva » 21 out 2016, 14:54

margarett Escreveu:Para carregamento lento para funcionários, julgo que se disponibilizarem tomadas para que possam ser usados os EVSE "normais" seria uma excelente abordagem e sem custos de maior. Tanto para esses 4, como para os restantes colaboradores ;)
Estes 4 carros são da empresa, mas é uma possibilidade.

Pessoalmente acho que a abordagem deveria ser diferente, é uma grande empresa com politica ambiental, um edifício "inteligente" e tem um parque enorme, com centenas de lugares de estacionamento para deficientes, grávidas e outros reservados para os carros da empresa. Ficariam muito bem lugares específicos para carregamento.

Off TOPIC
margarett Escreveu:Desculpem, não consigo resistir:
rimsilva Escreveu:sei que são Serie7, C350e e 330e, julgo que sejam carregamentos até 11kW.
Utilitários, portanto :roll:
Devia ser proibido existirem incentivos fiscais para carros destes. Carros desenhados exclusivamente para terem benefícios fiscais e fazerem 30kms eléctricos para depois passearem os motores V6 ou mais a gasolina. :snooty:
Sem duvida, sou um defensor dessa ideia.

Sou amigo da pessoa que está a analisar esta questão.
Quando me falou no Mercedes C350e, o meu comentário foi " esse carro é uma vergonha..." :) A BMW foi atrás da Mercedes, sempre tem um pouco mais de autonomia, mas mesmo assim é pouco.

Não é aceitável ser possível deduzir o IVA não compra destes carros!

Depois o que se vê (de acordo com informação no site da UVE) o Mercedes foi o carro mais vendido em Junho e Agosto (pelo menos).

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por Erbium » 21 out 2016, 15:24

rimsilva Escreveu:- Quais as entidades a contactar? Mobi.e?
Também estava interessado em instalar uns pontos onde trabalho.
Contactei a Mobi.e, disseram para contactar os distribuidores que são eles que instalam. Contactei a EDP, responderam-me que iam encaminhar internamente e blá blá e até hoje...

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por t3lmo » 21 out 2016, 15:32

Não existe qualquer incentivo (por cá) :(

Esquece Mobi.e, as tomadas e os EVSE a andarem pelo chão (poderão servir de contingência se houver). Os utilizadores pouco se vão dar ao trabalho de abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo (experiência de quem já viu frotas phev).
Do ponto de vista de utilização diária fará todo o sentido instalar 1 ou 2 wallbox de preferência com dupla porta tipo 2 (mennekes) e se possível já com cabos conectados e enrolados em suporte na parede.

Algo deste género, seja MagnumCap ou outro fornecedor:

Imagem

Depois é pedir orçamentos, podes começar com:

MagnumCap - http://www.magnumcap.com/index.php/solu ... lity?id=28
LugEnergy - http://www.lugenergy.pt/carregador-de-parede-wall-box/
R-EVC - https://r-evc.com/en/15-wallbox
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por rimsilva » 22 out 2016, 00:38

Obrigado a todos pelo feedback.

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por jrochate » 22 out 2016, 09:02

t3lmo Escreveu: Esquece Mobi.e, as tomadas e os EVSE a andarem pelo chão (poderão servir de contingência se houver). Os utilizadores pouco se vão dar ao trabalho de abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo (experiência de quem já viu frotas phev).
Do ponto de vista de utilização diária fará todo o sentido instalar 1 ou 2 wallbox de preferência com dupla porta tipo 2 (mennekes) e se possível já com cabos conectados e enrolados em suporte na parede.
Só um reparo: com essa sugestão (imagem da wallbox) os utilizadores vão continuar a precisar de "abrir o porta bagagens todos os dias e tirar um cabo" conforme referes.

Se tiver cabo, possivelmente cada box dupla + cabo são 1000 EUR.

Para isso ser eficiente em termos de custos, temos:

100km combustível fóssil: 10 EUR (média para os motores exemplificados pelo OP)
100km eletricidade: 4 EUR (média para o peso das viaturas exemplificadas pelo OP)

diferença: 10 - 4 = 6 EUR, poupança por fazer 100km elétrico

1000 / 6 = 167 x 100km = 16700 km

Só depois de 16700 km ELETRICOS é que se paga a box.

Sabendo que a relação entre KM elétricos e KM fóssivel deverá ser algo do tipo 1:5, então:

16700 x 5 = 83500 KM totais

A box só estará paga após 83500 km totais na viatura.
Isto, se realmente andarem 20% do tempo a elétrico. Pode ser mais, pode ser menos...

Conclusão 1: Pode ser prático, mas é uma solução cara e com retorno lento, em vez de simples tomadas (custo próximo de 0).

Conclusão 2: Nas mãos errada, de facto os PHEV podem ser um flop. Nas minhas, está com 2.5 L/100 há 40 mil km.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por marcopns » 22 out 2016, 10:55

A wallbox não deve ter cabo. Deve ser igual aos actuais postos públicos lentos para que haja compatibilidade com todos os carros do mercado.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por t3lmo » 04 nov 2016, 12:03

t3lmo Escreveu: Depois é pedir orçamentos, podes começar com:
...
R-EVC - https://r-evc.com/en/15-wallbox
Só este fim de semana aplica-se um código PHEV15 de desconto de 15% (e portes grátis) sobre os produtos da loja R-EVC. Quem quiser que aproveite :)
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Instalação de Postos em Empresas Privadas

Mensagem por Filipe » 12 fev 2017, 03:02

Para não estar a fazer um novo tópico, aqui coloco esta notícia como um exemplo a seguir por outras empresas. :)

http://forococheselectricos.com/2017/02 ... ctricos%29
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Carregamento”