Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

fredgaia
Mensagens: 1
Registado: 03 jan 2018, 11:25
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por fredgaia » 03 jan 2018, 14:21

lmmr74 Escreveu:Efectivamente parece-me que não. E é disto que a ME não precisa! Em vez de "isolacionismo", a mentalidade deveria seguir a via da concentração de forças face a um objectivo comum.

Mas como disse antes e na minha opinião, este fórum radicalizou-se demasiado pois quando o comecei a seguir, à uns atrás, as coisas eram diferentes. Nomeadamente muitos dos habituais seguidores/comentadores, nunca mais os vi por cá...talvez isso queira dizer alguma coisa.
Registei-me neste fórum apenas para deixar aqui a minha opinião, e certamente não voltarei a participar.

Tenho actualmente um A4 2.0 TDI e estava a pensar trocar de carro. O que queria era um A6, mas nos tempos que correm porquê manter um carro a gasóleo e não optar por um eléctrico ou um plug-in? Pesquisei e para o meu perfil teria que ser um plug-in com pelo menos 45km de autonomia elétrica e precisa ser um carro espaçoso.

Durante a semana andava com custo reduzido e a benece de não ter emissões. Durante o fim-de-semana fazia a utilização normal a gasolina/gasóleo.

Ao procurar na net encontrei várias comunidades dedicadas a este tipo de viaturas, o Prius-PT que é para esquecer, o utilizador "jprates" está em todos os tópicos a meter defeitos ou a deitar abaixo, o Nova Energia que quase todos os tópicos estão repletos de bosta e é preciso espremer muito para conseguir alguma informação útil, e este que até tem alguma informação e me ajudou.

Mas o ambiente aqui é terrível. Vocês são completamente fanáticos! Até me admira como nunca juntaram os Leafs ou algum avião 100% elétrico e não voaram contra as torres de Lisboa onde fica a sede da Galp.

Em todos os lados quando se fala de um plug-in é-se apedrejado. No Nova Energia ficou-me na memória o utilizador "O_volt" que chama cancro a todos os plug-ins. Aqui as discussões são semelhantes.

Já pensaram que a maioria das pessoas não pode ter mais do que um carro? Um 100% elétrico pode ser ideal para vocês, mas nem todos moram em Lisboa ou têm garagem.

Eu por exemplo vou carregar em casa apenas para ir trabalhar porque não tenho outro local de carga. E no fim-de-semana se for a Viana do Castelo não quero parar para carregar o carro a cada 100km nem ter que andar a 80km/h para ter mais autonomia. Isso é para mim contra-natura. Quero ter um carro que faça a viagem sem paragens como o faço agora e que em 5 minutos esteja abastecido para fazer mais 400 ou 500km.

Mas sinceramente depois de ler o que se escreve nestas comunidades fiquei indeciso se compro um A6 a gasóleo ou se compro um Passat GTE e não carrego em postos públicos para não me encontrar com este tipo de gente de mentes pequenas que não interessa a ninguém.

Reflitam sobre isto, porque como eu, outras pessoas lêm o que aqui se escreve sem estarem registados e com a má impressão que ficam se calhar também preferem continuar a circular a gasóleo do que se conotado como terrorista dos electrões.

Bem hajam!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jfr2006 » 03 jan 2018, 21:54

sobre este assunto venho expor a minha experiência com 2 situações:

1ª - Um dia destes cheguei ao PCR de da área de serviço de Pombal, onde encontrei um Mercedes EV classe B a carregar. O dono estava por lá e como ainda não estava na meia-hora de utilização racional (e conforme aviso do posto), tudo OK. Entretanto a uns 5 minutos dessa meia-hora, o dono ausenta-se dizendo que voltava já em 2 minutos. Os 2 minutos passaram.. O tempo de carregamento atingiu os 30 minutos e dono nada...31, nada, 32, nada, 33, nada.. daí não passou...botão vermelho e toca a andar. Passado uns 10 minutos depois de ter carregado no botão vermelho lá apareceu o dono. Ficou chateado de eu ter carregado no botão e foi-se embora...eu cá fiquei na minha..

2ª - Hoje no PCR de Coimbra, cheguei lá e encontrei um Smart a carregar. Estava lá à 30 minutos e nada de dono. Fui perguntar dentro da estação de serviço se sabia de quem era, mas não sabiam. Cheguei de novo ao pé do smart, 33 minutos e 2.55kWh carregados. Não estive com meias medidas: botão vermelho de novo. Coloquei o meu à carga, estive lá 15 minutos.. Acham que o dono apareceu nesses 15 minutos? Nem por sombras... :twisted:

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Orlando » 03 jan 2018, 22:46

Será que esses 2 irão tb querer carregar no SUC de Fátima??? :D :D :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Apr » 03 jan 2018, 23:14

Sosimple chamado ao topico para ajudar a ligar os carros aos superchargers :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 03 jan 2018, 23:36

fredgaia Escreveu: Registei-me neste fórum apenas para deixar aqui a minha opinião, e certamente não voltarei a participar.

Tenho actualmente um A4 2.0 TDI e estava a pensar trocar de carro. O que queria era um A6, mas nos tempos que correm porquê manter um carro a gasóleo e não optar por um eléctrico ou um plug-in? Pesquisei e para o meu perfil teria que ser um plug-in com pelo menos 45km de autonomia elétrica e precisa ser um carro espaçoso.

Durante a semana andava com custo reduzido e a benece de não ter emissões. Durante o fim-de-semana fazia a utilização normal a gasolina/gasóleo.

Ao procurar na net encontrei várias comunidades dedicadas a este tipo de viaturas, o Prius-PT que é para esquecer, o utilizador "jprates" está em todos os tópicos a meter defeitos ou a deitar abaixo, o Nova Energia que quase todos os tópicos estão repletos de bosta e é preciso espremer muito para conseguir alguma informação útil, e este que até tem alguma informação e me ajudou.

Mas o ambiente aqui é terrível. Vocês são completamente fanáticos! Até me admira como nunca juntaram os Leafs ou algum avião 100% elétrico e não voaram contra as torres de Lisboa onde fica a sede da Galp.

Em todos os lados quando se fala de um plug-in é-se apedrejado. No Nova Energia ficou-me na memória o utilizador "O_volt" que chama cancro a todos os plug-ins. Aqui as discussões são semelhantes.

Já pensaram que a maioria das pessoas não pode ter mais do que um carro? Um 100% elétrico pode ser ideal para vocês, mas nem todos moram em Lisboa ou têm garagem.

Eu por exemplo vou carregar em casa apenas para ir trabalhar porque não tenho outro local de carga. E no fim-de-semana se for a Viana do Castelo não quero parar para carregar o carro a cada 100km nem ter que andar a 80km/h para ter mais autonomia. Isso é para mim contra-natura. Quero ter um carro que faça a viagem sem paragens como o faço agora e que em 5 minutos esteja abastecido para fazer mais 400 ou 500km.

Mas sinceramente depois de ler o que se escreve nestas comunidades fiquei indeciso se compro um A6 a gasóleo ou se compro um Passat GTE e não carrego em postos públicos para não me encontrar com este tipo de gente de mentes pequenas que não interessa a ninguém.

Reflitam sobre isto, porque como eu, outras pessoas lêm o que aqui se escreve sem estarem registados e com a má impressão que ficam se calhar também preferem continuar a circular a gasóleo do que se conotado como terrorista dos electrões.

Bem hajam!
Bem vindo Fredgaia!

Espero que possa em breve ter um VE, independentemente de ser um PHEV ou um BEV. Cada um deve comprar o VE que se adequa às suas necessidades do dia a dia.

Discordo da opinião de que aqui as pessoas são fanáticas e que só os BEV são legítimos e que podem carregar nos postos públicos. A questão deste tópico é se os PHEV (e BEV sem carga rápida, claro) devem poder carregar nos PCRs (Postos de Carga Rápida), uma vez que, como o nome indica, são de carga rápida e se forem ocupados por veículos sem carga rápida (como a maioria dos PHEV e alguns BEV) não estarão a ser usados para a sua função.

Na grande maioria dos pontos de carga, os PCN (Posto de carga Normal), não há qualquer dúvida de que os podem e devem usar. Aqui a questão é se nos PCRs, que são menos de 10% da totalidade dos pontos de carga, deve ser permitida a carga a veículos que carregam lentamente, podendo ficar horas a ocupar um posto que durante esse tempo poderia fornecer vários veículos com carga rápida. Para ter uma noção, um veículo com carga rápida pode carregar nesses postos em 4 minutos o que os veículos sem carga rápida demoram 1 hora a carregar!

Há 2 anos atrás, ainda antes de este conjunto de PCRs que entretanto foram instalados, alertei numa mesa redonda no Porto a Mobie e também a EDP MOP, que estavam presentes, da necessidade de ter um PCN juntos aos PCRs para evitar que estes pudessem ficar desaproveitados e sem servir vários clientes em detrimento de 1. A resposta é que nunca tinham pensado nisso, pois achavam que quem tem um PHEV não iria querer ficar horas a fio parado numa área de serviço a carregar o seu veículo. Como se tem visto por vários exemplos colocados no FB, foi mesmo isso que aconteceu.

Mas isso não é exclusivo dos PHEV. Por exemplo, em Aveiro há um i3 (BEV) que costuma estar horas a fio a ocupar o PCR porque é dos raros i3 sem carga rápida. No entanto tem um PCN a poucos metros que carregaria à mesma potência que consegue carregar no PCR (quem limita a potência de carga neste caso é o carro). É justo para os utentes que necessitam de usar o PCR?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 04 jan 2018, 00:54

Apr Escreveu:Sosimple chamado ao topico para ajudar a ligar os carros aos superchargers :lol:
:lol:
Feliz ano novo!

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Gameiro101 » 04 jan 2018, 13:03

mjr Escreveu:(...)

Mas isso não é exclusivo dos PHEV. Por exemplo, em Aveiro há um i3 (BEV) que costuma estar horas a fio a ocupar o PCR porque é dos raros i3 sem carga rápida. No entanto tem um PCN a poucos metros que carregaria à mesma potência que consegue carregar no PCR (quem limita a potência de carga neste caso é o carro). É justo para os utentes que necessitam de usar o PCR?

Concordo como restante post, aqui deixo uma achega, e problema pode nem estar no dono do carro , mas em desconhecimento, a uns messes apanhei um Passat GTE a carregar no PCR de Coimbra o senhor já com alguma idade estava a carregar lá pois disseram lhe que era mais rápido carregar lá, depois de explicar a mostrar por A + B que nã tinha vantagens acabou por perceber que não faz sentido ir ao PCR.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 04 jan 2018, 13:28

É um misto de desconhecimento e conveniência. Exemplos:
- Ainda há 2 dias no FB apareceu um dono recente de um 330e a perguntar como é que podia carregar o carro nos postos públicos. Como é que é possível o concessionário não o ter informado pelo menos do cartão MobiE?! Eu ainda antes de ter recebido o carro já tinha a ensaboadela toda do Jasmim e sei que o Orlando presta outro excelente serviço de formação aos respectivos clientes.
- Há uns meses apanhei em Guimarães outro 330e a carregar no PCR, mas este senhor estava junto ao carro, ainda expliquei ao senhor que carregava à mesma velocidade no PCN ali ao lado mas ele dizia que não, que na BMW lhe tinham dito que naqueles postos rápidos o carro carregava mais depressa. :doh: E como naquele não tinha de estar a desenrolar e enrolar o cabo, preferia usar aquele :doh: (desconhecimento e conveniência 2 em 1)
- Os PCR das cidades, no geral, estão em locais demasiado cómodos. É muito tentador deixar ali o carro pregado enquanto se vai almoçar, às compras, onde for. Devem obviamente ter alguma coisa ao lado para ajudar a passar o tempo (cafetaria, etc), mas deviam estar em locais de passagem e não onde se encontram. Os da Prio enfim, são nas respectivas bombas e aí não se pode escolher muito. Mas os outros...

Podemos discutir isto quanto quisermos. Se e quando for a pagar, esta discussão torna-se imediatamente obsoleta. É certo que os PCR deviam ter um PCN ao lado, mas acredito piamente que a malta desinformada e mais comodista ia continuar a agarrar-se à mennekes.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jasmim » 04 jan 2018, 13:41

Pois, muito se tem falado em pagar. Está certo que enquanto só forem os PCR's a pagar, muitos irão utilizar os postos normais enquanto forem gratuitos, libertando os PCR's.
No futuro quando todos os postos forem a pagar, como será?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 04 jan 2018, 13:47

jasmim Escreveu:Pois, muito se tem falado em pagar. Está certo que enquanto só forem os PCR's a pagar, muitos irão utilizar os postos normais enquanto forem gratuitos, libertando os PCR's.
No futuro quando todos os postos forem a pagar, como será?
Partindo do principio que as cargas nos PCN's serão mais baratas que nos PCR's, a tendência será mantida, ou seja, muitos deixarão de carregar nos PCR's para passar a carregar de borla nos PCN's e posteriormente deixarão de carregar nos PCN's porque deixou de ser de borla.

Em sentido contrário teremos o crescente aumento de VE's na estrada e dessa espera-se que seja o mercado a ajustar o numero de postos ao numero de utilizadores.

Responder

Voltar para “Carregamento”