Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jart » 23 mai 2017, 16:20

jfr2006 Escreveu:
jart Escreveu:O PCR de combra deixou de aparecer no eletromaps...
Acho que estás é a confundir com o antigo PCR na Nissan Coimbra, que foi removido... Estão a contribuir para a mobilidade eléctrica à sua maneira :roll: :roll:

Quanto ao PCR de Coimbra, está bem vivinho da silva, felizmente:

https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... cr-coimbra
Ok. Tem razão...

Deve ser do meu PC então, mas no mapa ao planear rotas não me aparece!
EDIT:
Tinha filtrado apenas para carros. Ao tirar o filtro já aparece.
Dá ideia que quem inseriu colocou que oposto é só para motas...
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Apr » 26 ago 2017, 20:54

[img]https://lh3.googleusercontent.com/g8eqU ... 40-h979-no[/img]


Hoje em Aveiro, sequencia de ações:

1- cheguei eu, não estava ninguém
2- chegou o segundo, a passat, sairam do carro, montaram a cadeirinha dos bebes e foram embora
3- Estive no parque e passados uns minutos voltei ao carro e por curiosidade passei um cartão mobi-e que tenho a mais e espantem-se: a tomada AC estava disponivel!
4- chegou um Sr com um Zoe. Ainda tentámos retirar a ficha do passat mas estava trancada do lado do carro
5- Ficou o Sr do Zoe a fazer contas de cabeça à autonomia para tentar chegar a casa, tinha vindo de outro PCR que estava avariado.


Quando o Passat chegou pensei nesta discussão e disse cá para mim: "se realmente se está disponivel o posto, que mal tem encostar o carro ao PCR por uns instantes?". Ora lá está a facilidade com que na prática estas situações tendem para dar asneira da grossa. Se tivesse visto o individuo a prender a ficha do carro sem ir ao PCR passar o cartão não o tinha deixado ir. Não sei se ele sabe ou não o que está a fazer, mas aprendeu a faze-la como deve de ser.

Ironia das ironias, ao lado a Policia esteve lá a espantar os CI's destes lugares de carregamento e sem fazer ideia que o Passat para além de não estar a carregar estava a simular a situação que no meu entender é bem pior.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por santanamos » 27 ago 2017, 00:13

O passat deve ter uma autonomia tão ridicula que até aposto que o proprio dono nem dê grande importância à vertente plugin.. deve ser um capricho que lhe ensinaram, estacionar e ligar o cabo! Nem deve saber se carregou ou não.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 27 ago 2017, 08:05

Ou não pagar estacionamento.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por hmendes » 27 ago 2017, 10:07

lmlr Escreveu:Ou não pagar estacionamento.
Logicamente que este é o objectivo, é um pequeno"custo" ter que se sobrar para ligar o cabo e em troca tirar partido do estacionamento grátis.
E continua a chico espertice, borrifando-se completamente para o objectivo para o PCR ali foi colocado, prejudicando sem qualquer ressentimento quem do PCR necessita.
Comigo tinha levado com um testamento no parabrisas.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por hmendes » 27 ago 2017, 10:10

Apr Escreveu: Ironia das ironias, ao lado a Policia esteve lá a espantar os CI's destes lugares de carregamento e sem fazer ideia que o Passat para além de não estar a carregar estava a simular a situação que no meu entender é bem pior.
O problema é que, mesmo que polícia conseguisse constatar que na realidade o carregamento era simulado, não conseguia efectuar o reboque pois o cabo está agarrado ao carro....

Alguma coisa tem que ser feita pelas entidades competentes e penalizar estes utilizadores é na minha opinião a única solução.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por labutess » 27 ago 2017, 11:25

O problema é que, mesmo que polícia conseguisse constatar que na realidade o carregamento era simulado, não conseguia efectuar o reboque pois o cabo está agarrado ao carro....

Alguma coisa tem que ser feita pelas entidades competentes e penalizar estes utilizadores é na minha opinião a única solução.[/quote]

No outro dia fiquei lixado com uma situação parecida e fui a um posto da GNR e constatei que eles não estão dentro do assunto,estou a preparar um guia viewtopic.php?f=29&t=6861#p95855
Até já apanhei um polícia a estacionar o seu ci num ponto de carga devidamente sinalizado,que falta de vergonha

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por fernandinand » 28 ago 2017, 10:22

Apr Escreveu: 2- chegou o segundo, a passat, sairam do carro, montaram a cadeirinha dos bebes e foram embora
O que mais me chateia nesta história é que estes animais já são progenitores e já passaram os seus genes... :shock:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 28 ago 2017, 11:03

Provavelmente será um problema de (má) educação e não genético.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 10 nov 2017, 10:27

Queria reavivar este tópico porque têm havido algumas discussões sobre isto pelo FB fora, mas lá as coisas são muito voláteis e perdem-se rapidamente.

Ontem, PCR de Pombal, um 530e:
bmw_530e.jpg
Além da utilização ridícula de um PCR para a potência em jogo, quem é que fica tanto tempo numa AS? :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”