Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 04 mai 2017, 23:47

Não tenho que estar enganado, como referi, é-me completamente indiferente. Nem me interessa, nem tem relevância para o fórum.

O tempo útil é relativo. Se reparar o meu registo neste fórum é de 2012, no tempo em que praticamente não haviam PCR (quase como agora). Provavelmente deve ter lido outros DB. Há foristas que deram a volta ao país sem CR. Há foristas que fizeram a viagem que refere, e pasme-se, sobreviveram.

Se aquele comentário não foi achincalhar o veículo Nissan Leaf, no fórum Nissan Leaf, devo estar com problemas cognitivos e peço desculpa.

O Ampera tem um motor de combustão interna, é um híbrido, ponto final. Foi o que referi, e vejo com agrado que concorda comigo e com as finanças.

A postura improdutiva teve-a quem "apedrejou" um proprietário de VE por reclamar, e bem, de haverem híbridos a a ocupar PCR.

Já vi que a discussão, mais uma vez, não vai a lado nenhum. O melhor será a moderação ter a mesma atitude que já teve e bloquear o tópico. Também penso que seria interessante a moderação se pronunciar.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 05 mai 2017, 00:02

lmlr Escreveu:Se aquele comentário não foi achincalhar o veículo Nissan Leaf, no fórum Nissan Leaf, devo estar com problemas cognitivos e peço desculpa.
Desculpas aceites.
lmlr Escreveu:O Ampera tem um motor de combustão interna, é um híbrido, ponto final. Foi o que referi, e vejo com agrado que concorda comigo e com as finanças.
Ponto 1 do Artigo 3º - DL 90/2014:
Consideram-se «veículos elétricos» o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa, e que se destinem, pela sua função, a transitar na via pública, sem sujeição a carris.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 05 mai 2017, 00:09

Até pode citar a Bíblia, para mim e para a maioria das pessoas, tem um motor de combustão interna, é um híbrido. Tanto que fiscalmente (e bem), penso ser tratado como tal.

O que interessa é que esteja feliz com o que tem, se o estiver, óptimo.

Pela minha parte, encerro a discussão. Não há nenhum facto que me faça mudar de ideias.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 05 mai 2017, 00:18

lmlr Escreveu:Até pode citar a Bíblia, para mim e para a maioria das pessoas, tem um motor de combustão interna, é um híbrido. Tanto que fiscalmente (e bem), penso ser tratado como tal. O que interessa é que esteja feliz com o que tem, se o estiver, óptimo.
Muito satisfeito, obrigado.
lmlr Escreveu:Pela minha parte, encerro a discussão.
Também não faço questão de fazer como Santo António e pregar aos peixes.
lmlr Escreveu:Não há nenhum facto que me faça mudar de ideias.
É pena. É para isso que servem as conversas. Pessoalmente adoro quando me demonstram, com factos, que estou errado. Vejo-o como uma oportunidade de enriquecimento enquanto pessoa.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 05 mai 2017, 00:46

Mas os factos o meu amigo já os tem. Não é evidente o IUC que paga? O ISV? As revisões? Etc., estes factos não o levam a concluir que tem um híbrido?

Qualquer carro que tenha propulsão eléctrica a circular nas nossas estradas, é excelente, e quantos mais melhor, mas se tem MCI é híbrido.

É uma opção válida, cada um sabe da sua vida e toma as opções que acha serem as melhores, e ninguém tem nada que criticar, nem me passava isso pela cabeça. Fui inclusivamente, como à altura era cliente Opel, convidado para a apresentação do Ampera, e fiquei agradado, já não me recordo o ano mas deve ter sido por volta de 2012.

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sosimple » 05 mai 2017, 00:57

Está complicado. :)

Um híbrido plug-in é um VE. Um híbrido "convencional" não o é.

Não é evidente que tem dois motores eléctricos? Que a propulsão é eléctrica? Que a autonomia em modo eléctrico é de cerca de 80 km? Que carrega as baterias ligado à rede eléctrica? Que tem o selo VE do IMT no pára-brisas?

Estes factos não o levam a concluir que tenho um VE?

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por sparrow » 05 mai 2017, 07:51

Não sei como esta discussão ainda se alonga...

É tão simples!

PCR - Ponto de Carga Rápida

Pelo que é para ser usado por carros com carga rápida. Não interessa se são elétricos ou híbridos... Interessa apenas que tenham carga rápida.

Por exemplo... O Mercedes B ED é 100% elétrico mas não tem carga rápida por isso não deve usar o PCR.

O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug in e tem porta chademo permitindo carga rápida, por isso pode usar o PCR.

É isto!

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmmr74 » 05 mai 2017, 08:37

Apr Escreveu:Nao concordo com nada disso, somos tão poucos e não nos conseguimos entender??
Efectivamente parece-me que não. E é disto que a ME não precisa! Em vez de "isolacionismo", a mentalidade deveria seguir a via da concentração de forças face a um objectivo comum.

Mas como disse antes e na minha opinião, este fórum radicalizou-se demasiado pois quando o comecei a seguir, à uns atrás, as coisas eram diferentes. Nomeadamente muitos dos habituais seguidores/comentadores, nunca mais os vi por cá...talvez isso queira dizer alguma coisa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 05 mai 2017, 08:39

Infelizmente a distinção é complicada. Apesar de o Outlander ter Chademo, em meia hora de carga carrega o mesmo que o Mercedes B ED. A distinção não pode ser por ter uma determinada interface de carga mas antes pela potência de carga instantânea em tempo real.

Vejo que este é um tema muito polémico, e peço que façam a discussão dentro dos limites da cordialidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 05 mai 2017, 09:14

sosimple Escreveu:Está complicado. :)

Um híbrido plug-in é um VE. Um híbrido "convencional" não o é.

Não é evidente que tem dois motores eléctricos? Que a propulsão é eléctrica? Que a autonomia em modo eléctrico é de cerca de 80 km? Que carrega as baterias ligado à rede eléctrica? Que tem o selo VE do IMT no pára-brisas?

Estes factos não o levam a concluir que tenho um VE?
Penso ter sido claro, o facto de ter um motor de combustão interna, que em alguma parte intervém na locomoção do veículo, torna-o a meu ver num veículo híbrido. Só veículos que não utilizem motor de combustão interna, para mim, são VE. Mais claro que isto é impossível. Não percebo a ideia de não tendo um VE,

Relativamente aos PCR, já o referi anteriormente, o pagamento irá disciplinar alguma coisa, que venha rapidamente. Mas é urgente também o pagamento nos PCL, igualmente para disciplinar.

Para mim os PCR e o PCL devem ser priorizados para as grandes deslocações.

Responder

Voltar para “Carregamento”