Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
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rimsilva
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 18 mai 2017, 11:47

rnlcarlov Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:6€ meia hora. Eu pagava isso.
É caríssimo para o preço da energia que esses operadores pagam (e está muitíssimo longe do valor anunciado pelo Secretário de Estado), mas a minha poupança é no carregamento do dia a dia. Em viagem de vez em quando, pago esse valor se isso garantir disponibilidade dos postos :idea:
Sendo ao tempo não estou para pagar isso. Um clone ou outro carro que só carrega pouco tempo aos 50kW de pico sai muito prejudicado. Já os leafs mais novos que carregam quase até aos 80% sempre a bombar já será menos doloroso.
Se for ao tempo vamos ter de andar com a "calculadora" atrás... porque se carregarmos nos postos da Mobiletric e Prio vamos pagar mais para obter os mesmos KWh que num postos da Galp (por exemplo), o que a meu ver não faz muito sentido..

Sou da opinião que o tempo deverá ser pago a partir de um determinado periodo (máximo 30min) como factor penalizador.
Última edição por rimsilva em 19 mai 2017, 00:03, editado 1 vez no total.

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Batotinha
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Batotinha » 18 mai 2017, 16:23

:mrgreen:
Penso que o ponto da discussão anda em volta do "ocupar" PCR para fazer carga lenta... e aí, parece que estamos todos de acordo que só preço exageradamente elevado vai "banir" as idiotices. :oops: Portanto qqer formula de calculo terá de passar pela penalização :doh: ... intensiva. E se mesmo assim o "dito" ainda quiser lá ficar, até porque tem "tusto" ou nem é ele k paga :whistle: ou pensa k precisa mesmo(?) :liar: ... que seja de modo a k o investimento seja rentável para o operador! Que pague mesmo a sério!

Já a questão do preço justo para uma CR é outra discussão... :cry:

É normal e saudável que nos preocupemos com o custo "das coisas" que consumimos ou necessitamos naquele momento. E aí o preço da "nossa" necessidade irá ditar a nossa aceitação ou não(?)! Convém k haja igualmente razoabilidade da parte do legislador/regulador/operador. E imagino k não será fácil ter uma formula justa.
;) Se um VE com CR é muito lento a fazer a CR, quando comparado com os outros, fazer o quê? Normalmente arcamos com as consequências das nossas escolhas, (será?)!
Determinar um valor mínimo de carga, (p.e: 10kW) e depois em função do tempo gasto? Será? :)

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mjr
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 18 mai 2017, 16:33

Batotinha Escreveu: Determinar um valor mínimo de carga, (p.e: 10kW) e depois em função do tempo gasto? Será? :)
Essa é a solução que para mim fazia mais sentido, mas com um valor de potência mínima a cobrar superior, tipo 25kW. 10kW é muito lento.
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por fernandinand » 23 mai 2017, 10:28

Venho 'resgatar' este tópico, porque ontem pela primeira vez carreguei no botão de emergência de um PCR.
Ontem ao final da tarde estava a necessitar de uma pequena carga rápida (5 minutos 'à benfica') apenas para regressar a casa a velocidades decentes...cheguei ao PCR de Coimbra e estava lá um Smart EV a carregar em AC, há 55 minutos.
Tentei passar o cartão e não deu para desbloquear o posto...dirigi-me à caixa da bomba Prio e preguntei se o dono do smart se encontrava ali ou se tinha deixado algum recado...nada.
Bom, quando voltei ao PCR, o carro já levava 1h de carregamento, pelo que decidi experimentar o célebre botão vermelho...já tinha aqui lido no fórum sobre ele mas nunca tinha utilizado.
Após o procedimento, o posto ficou livre para aceitar cartão e lá consegui carregar o meu Leaf 'rápidamente'...como é suposto num PCR.
Entretanto já estava a entrar no carro para ir embora e chegou o dono do smart....apenas lhe perguntei se ele sabia que o carro não tinha 'carga rápida' e que não devia ocupar este tipo de postos...ele pareceu-me algo surpreso e penso que acenou com a cabeça a dizer que não...bom tive de me ir embora..não podia dar mais formação naquele momento.

Em suma, é legítimo tomar este tipo de atitude num PCR em casos de necessidade maior?

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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 23 mai 2017, 10:51

É uma zona cinzenta... Eu pessoalmente acho inadmissível deixar um carro 1h abandonado num PCR, ainda mais sem ter CR, pelo que sim, faz sentido usar o red buttom.
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2017, 11:08

Era tão fácil...
- o posto desliga-se ao fim de meia hora
- papel afixado no próprio posto com essa informação (e outras que se achassem necessárias)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jfr2006 » 23 mai 2017, 15:26

Curioso que no sábado também encontrei um i3 a carregar no PCR de Coimbra. Mas neste caso o dono estava lá e disse que eram só mais 10 minutos. No entanto quando vou a espreitar, já estava lá à 44 minutos e ia em 94%.. Lá lhe estive a explicar que a partir dos 80% a carga deixa de ser carga rápida, pois ele não sabia. Aceitou a minha explicação de bom grado e seguiu viagem (se calhar também porque estava com pressa :lol:)

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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por beme83 » 23 mai 2017, 15:43

O pcr de Coimbra também por defeito é um semi PCR ou 2/3 de PCR por isso se num PCR falamos em 30 minutos num 2/3 PCR podemos dar uma margem de mais 10 minutos para compensar 8-) que dizem?
Em relação ao botão vermelho em situações como a apresentada faz todo o sentido para carros abandonados em PCR

jart
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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jart » 23 mai 2017, 16:02

O PCR de combra deixou de aparecer no eletromaps...
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jfr2006 » 23 mai 2017, 16:16

jart Escreveu:O PCR de combra deixou de aparecer no eletromaps...
Acho que estás é a confundir com o antigo PCR na Nissan Coimbra, que foi removido... Estão a contribuir para a mobilidade eléctrica à sua maneira :roll: :roll:

Quanto ao PCR de Coimbra, está bem vivinho da silva, felizmente:

https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... cr-coimbra

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