Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por psi20 » 05 mai 2017, 11:18

Bom dia a todos.

Tenho visto e seguido esta discussão à distancia aqui no forum, e no FB.
Creio que estamos a radicalizar um pouco a situação. Como todo o ser humano todos os utilizadores dos PCR possuem o principio do bom senso (pelo menos uma grande % deles).
Ora posto isto e sendo um um utilizador de um PHEV com capacidade de realizar CR (20~22kw) utilizo sempre que posso os PCR existentes.
Nunca me aconteceu, mas perante a chegada de um EV enquanto eu carregava podia acontecer um de dois cenários.

1º o utilizador do EV mostra-se cordial como grande parte dos users e eu agindo de boa fé cederia facilmente o lugar para ele carregar.

2º o utilizador do EV entra a matar referindo o que PCR não é para PHEV etc etc etc... neste caso amigo... O Outlander e os seus 1.900kg de tara não iriam sair da frente do PCR enquanto nºao chegasse aos 80%.

Resumindo, esta discussão já leva a meu ver demasiadas paginas. Concordo com a insatisfação do Orlando no outro dia no FB que encontrou um Passat GTE aparcado no PCR, eu teria o mesmo discurso.

Deixem chegar o pagamento pelas cargas certamente muitos abusos irão desaparecer.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmlr » 05 mai 2017, 12:05

psi20 Escreveu:Deixem chegar o pagamento pelas cargas certamente muitos abusos irão desaparecer.
Exatamente.

Até digo mais, sendo a pagar, ninguém pode dizer nada de estar um híbrido ou VE sem carga rápida a utilizar (e não ocupar) um PCR. Posso não gostar, mas não posso dizer nada evidentemente.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 05 mai 2017, 13:50

sparrow Escreveu:Não sei como esta discussão ainda se alonga...

É tão simples!

PCR - Ponto de Carga Rápida

Pelo que é para ser usado por carros com carga rápida. Não interessa se são elétricos ou híbridos... Interessa apenas que tenham carga rápida.

Por exemplo... O Mercedes B ED é 100% elétrico mas não tem carga rápida por isso não deve usar o PCR.

O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug in e tem porta chademo permitindo carga rápida, por isso pode usar o PCR.

É isto!
É o que tenho referido sempre que falo sobre este tema... Infelizmente para alguns parece que custa a interiorizar a finalidade do PCR e insistem, achando que mesmo não tendo CR, estão no direito de usar o PCR.

Mesmo sendo de senso comum, tendo ouvindo ou lido as declarações dos representantes do Estado sobre a rede de CR e sua finalidade (carregar 80% da bateria em 80%), ainda há quem ache que mesmo pagando está no direito de usar um PCR.
Como já referi anteriormente, enquanto este esclarecimento não passar para a legislação, estas situações não vão terminar (mesmo a pagar).
mjr Escreveu:Infelizmente a distinção é complicada. Apesar de o Outlander ter Chademo, em meia hora de carga carrega o mesmo que o Mercedes B ED. A distinção não pode ser por ter uma determinada interface de carga mas antes pela potência de carga instantânea em tempo real.

Vejo que este é um tema muito polémico, e peço que façam a discussão dentro dos limites da cordialidade.


Tem de existir um critério, sendo um PCR para CR, acho que faz todo o sentido que seja o critério do carro ter a capacidade para suportar a CR ou não, a quantidade de kW acaba por estar influênciada por outros fatores, como por exemplo o tamanho da bateria.
psi20 Escreveu:Bom dia a todos.

Tenho visto e seguido esta discussão à distancia aqui no forum, e no FB.
Creio que estamos a radicalizar um pouco a situação. Como todo o ser humano todos os utilizadores dos PCR possuem o principio do bom senso (pelo menos uma grande % deles).
Ora posto isto e sendo um um utilizador de um PHEV com capacidade de realizar CR (20~22kw) utilizo sempre que posso os PCR existentes.
Nunca me aconteceu, mas perante a chegada de um EV enquanto eu carregava podia acontecer um de dois cenários.

1º o utilizador do EV mostra-se cordial como grande parte dos users e eu agindo de boa fé cederia facilmente o lugar para ele carregar.

2º o utilizador do EV entra a matar referindo o que PCR não é para PHEV etc etc etc... neste caso amigo... O Outlander e os seus 1.900kg de tara não iriam sair da frente do PCR enquanto nºao chegasse aos 80%.
Perfeitamente de acordo.

No inicio da medida dos 30min, interrompi a minha carga para que um Outlander pudesse carregar, se fosse um VE que não suportasse a CR não o teria feito seguramente....

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rimsilva » 05 mai 2017, 13:59

FullElectric Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:Como é que sabes que o carro é da Baviera? Não vejo letras em lado nenhum :think:
E o carro acampou aí ou esteve pouco tempo?
Sei porque o carro estava identificado como sendo da Caetano Baviera Aveiro

Imagem

O tempo que lá ficou acampado não sei.
Sei que lá estive à espera do dono mais de meia hora e condutor nem vê-lo. Entretanto chegou outro Leaf de um casal que ía para Viseu, ainda fizemos um pouco de conversa mas como eu estava com pressa cedi-lhe a posição na fila e fui carregar a outro lado.
O Carro é efectivamente da Baviera.
Já tive oportunidade de falar nesta situação na Baviera de Gaia (porque se são as próprias marcas a dar este exemplo, vamos no mau caminho...), pediram-me que se alguém verificasse um caso do género, para enviar um email para a Baviera com essa informação, de forma a que chamem a atenção do responsável, de acordo com a pessoa que eu falei, os técnicos (excluindo os de Gaia) ainda não estarão totalmente sensibilizados para as questões da ME.
Última edição por rimsilva em 05 mai 2017, 15:58, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por RJSC » 05 mai 2017, 15:30

Não sei se esta polémica já passou pelos olhos de uma audiência mais alargada que o fórum mas o que é facto é que neste momento estou a carregar 15 minutos no PCR de Aveiro, que estava completamente livre e está um Volvo PHEV corretamente estacionado no posto normal.
Assim dá gosto ver PHEVs!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Orlando » 05 mai 2017, 23:10

RJSC Escreveu:Não sei se esta polémica já passou pelos olhos de uma audiência mais alargada que o fórum mas o que é facto é que neste momento estou a carregar 15 minutos no PCR de Aveiro, que estava completamente livre e está um Volvo PHEV corretamente estacionado no posto normal.
Assim dá gosto ver PHEVs!
Ah, assim está bem.
Vê lá se conversas com o homem mas é para ele jogar fora o cano de escape!
Obrigado psi-20 pela referência. o meu propósito foi mesmo esse: sinalizar posturas incorretas.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Gameiro101 » 17 mai 2017, 21:13

Pelo que vi em França nas auto-estradas o preço do carregamento é de 1€ - 5minutos, duvido que os carros sem carregamento rápido carreguem lá...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 18 mai 2017, 01:35

6€ meia hora. Eu pagava isso.
É caríssimo para o preço da energia que esses operadores pagam (e está muitíssimo longe do valor anunciado pelo Secretário de Estado), mas a minha poupança é no carregamento do dia a dia. Em viagem de vez em quando, pago esse valor se isso garantir disponibilidade dos postos :idea:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jasmim » 18 mai 2017, 06:50

...e fiabilidade.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por rnlcarlov » 18 mai 2017, 11:40

BrunoAlves Escreveu:6€ meia hora. Eu pagava isso.
É caríssimo para o preço da energia que esses operadores pagam (e está muitíssimo longe do valor anunciado pelo Secretário de Estado), mas a minha poupança é no carregamento do dia a dia. Em viagem de vez em quando, pago esse valor se isso garantir disponibilidade dos postos :idea:
Sendo ao tempo não estou para pagar isso. Um clone ou outro carro que só carrega pouco tempo aos 50kW de pico sai muito prejudicado. Já os leafs mais novos que carregam quase até aos 80% sempre a bombar já será menos doloroso.

Responder

Voltar para “Carregamento”