É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1772?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por Apr » 08 jun 2017, 11:51

Bebee Escreveu: Imaginemos que tenho duas viaturas e ligo o cabo a cada uma delas
Não podes. 2 carros, 2 EVSE's !

Bebee
Mensagens: 209
Registado: 17 out 2016, 15:41

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por Bebee » 08 jun 2017, 13:02

Apr Escreveu:
Bebee Escreveu: Imaginemos que tenho duas viaturas e ligo o cabo a cada uma delas
Não podes. 2 carros, 2 EVSE's !
Mas o cabo era ligado apenas a uma viatura, não às duas em simultâneo... (coloquei logo essa opção de parte com as respostas obtidas)
Tipo o PCR que tem três tipos de ligação...
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

Avatar do Utilizador
sosimple
Mensagens: 318
Registado: 15 ago 2016, 14:16
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por sosimple » 08 jun 2017, 13:16

Bebee Escreveu:
Apr Escreveu:
Bebee Escreveu: Imaginemos que tenho duas viaturas e ligo o cabo a cada uma delas
Não podes. 2 carros, 2 EVSE's !
Mas o cabo era ligado apenas a uma viatura, não às duas em simultâneo... (coloquei logo essa opção de parte com as respostas obtidas)
Tipo o PCR que tem três tipos de ligação...
Isso é possível, mas qual é a vantagem em relação a usar o adaptador indicado?

Bebee
Mensagens: 209
Registado: 17 out 2016, 15:41

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por Bebee » 08 jun 2017, 13:27

Utilizar um ou outro sem ter que andar com adaptadores, tipo PCR, mas o adaptador também poderá ser opção, por isso disse que já conhecia.

Quando me lembrei desta possibilidade, e como gosto de perceber, e já agora obrigado pelo link Wikipedia que efectivamente foi esclarecedor, queria entender o funcionamento porque, do meu ponto de vista, e sem qualquer tipo de conhecimento na matéria, parecia-me possível juntar as duas extensões.

O colocar duas boxs fichou logo afastado porque para a instalação do fixo que tenho foram precisos cerca de 65 mt de 3G6 rígido que deu um trabalhão... no máximo colocava uma tomada schuko de 16A.

Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por RJSC » 08 jun 2017, 15:16

Bebee Escreveu: O colocar duas boxs fichou logo afastado porque para a instalação do fixo que tenho foram precisos cerca de 65 mt de 3G6 rígido que deu um trabalhão... no máximo colocava uma tomada schuko de 16A.
Com cabo de 6mm2 pode puxar mais de 32A em segurança... Dá para 2 EVSEs configurados para 16A.
Agora fazer um sistema que distribua a potência disponível por 2 veículos automaticamente só com 2 EVSEs colaborativos ou colocar a seguinte placa
https://www.tindie.com/products/nsayer/j1772-hydra/
dentro do EVSE, que foi concebida especificamente para a patilha de estações de carga entre 2 veículos.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: É possível ter Wallbox com duas extensões: Mennekes e J1

Mensagem por Erbium » 08 jun 2017, 15:57

Se for uma wallbox "homemade" pelos preços que estamos a falar acho que o ideal é ter 2 "boards" na wallbox, 1 para cada tomada/cabo. Se já tem os cabos/tomadas as boards não é o que encarece o "projeto" e tendo cablagem capaz pode passar 16A (ou mais) para cada board e inclusive carregar simultaneamente se for necessário.

Responder

Voltar para “Carregamento”