custo instalação carregador e mensalidade

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por lifo » 21 jun 2017, 09:37

Estou a ponderar a instalação de um carregador e contador. (Prédio com parqueamento mas com um contador único comum para o parqueamento todo. Sou para ja o unico interessado que tem EV)
Conseguem indicar-me qual o custo provável de instalação de um carregador (pode ser simples, com potencias 3k, igual ao dos postos normais do mobi.e)?
Depois seria necessário efetuar um novo contrado de eletricidade, só para esse posto, qual será uma mensalidade provavel, sem ter em conta o consumo?
obg

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por RJSC » 21 jun 2017, 10:31

Provavelmente é mais barato passar um cabo do quadro de casa pela coluna do prédio até ao estacionamento.
Evita novo processo de certificação da instalação pela Certiel (custo burocrático necessário para pedir um contador novo) e o pagamento de uma taxa audio-visual e potência contratada em duplicado.
Já vários utilizadores aqui passaram um cabo do apartamento para a cave até ao seu lugar de estacionamento.
Depois de lá estar o cabo é só comprar um EVSE qualquer a partir de uns 300€ pelos mais fraquinhos.
Se for do tipo de pessoa que faz bricolage, o custo é o do cabo e acessórios, senão, é perguntar a electricistas quanto levam para passar o cabo, mas será sempre menos que para fazer uma instalação nova com contador independente e pagar a taxa à Certiel.

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por lifo » 21 jun 2017, 10:38

essa ideia ficaria mais economica sem duvida, mas nao sei se tenho condicoes de passar ou pedir a alguem para passar o cabo, vai atravessar partes comuns do prédio, provavelmente deveria envolver o condominio (tb nao tenho plantas do prédio) e isso tambem deve implicar que nunca irá ser aprovado (ou vai demorar tanto tempo que nem vale a pena).
Fico com a ideia que se quiser fazer a coisa pela via burocrática vai ser tao trabalhoso e dispendioso que deixa de compensar o EV, tambem nao faço muitos kms. :(

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por RJSC » 21 jun 2017, 10:46

Depende do prédio, mas normalmente basta enfiar um cabo do quadro para trás por onde vem o cabo do fornecimento e depois devem existir uns tubos que correm o prédio de alto a baixo e é só descer até à garagem.
Em vários casos nem foi preciso furar paredes.

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por lifo » 22 jun 2017, 17:01

Em termos técnicos ate pode ser pouco complexo mas fazer isso parece ser uma boa forma de comprar uma guerra com o condomínio, não me parece que valha o risco. a instalação tem, forçosamente, de passar por partes comuns e ficará sempre visível.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por RJSC » 22 jun 2017, 17:12

Só fica visível na garagem. De casa à garagem, é por dentro de tubos.
Não há aí ninguém com conhecimentos de eletricidade para ver?
Uma guerra com o condomínio será instalar outro contador, já que isso implica partir parede para colocar outra caixa de contador.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por beme83 » 22 jun 2017, 17:13

porque não opta pela solução de alguns colegas do fórum? aplicar um contador de KWh antes do carregador e pagar o valor dos mesmos ao condomínio?

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por lifo » 22 jun 2017, 17:22

é uma hipotese, mas que tambem carece de aprovacao do condominio, que é capaz de levantar questões sobre o contrato da edp original, penso que isso nao deve ser suportado no contrato original. alem disso nao sei se a potência contratada poderá comportar o carregamento e o uso normal e nao faria sentido pedir ao condominio para contratar uma potencia superior.

parece-me que o caso com maior probabilidade de sucesso é mesmo fazer tudo de forma burocrática e oficial, porque nesse caso o condominio é quase obrigado a aceitar e aprovar. só que fica bem mais dispendioso

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por beme83 » 22 jun 2017, 17:25

lifo Escreveu:é uma hipotese, mas que tambem carece de aprovacao do condominio, que é capaz de levantar questões sobre o contrato da edp original, penso que isso nao deve ser suportado no contrato original. alem disso nao sei se a potência contratada poderá comportar o carregamento e o uso normal e nao faria sentido pedir ao condominio para contratar uma potencia superior.

parece-me que o caso com maior probabilidade de sucesso é mesmo fazer tudo de forma burocrática e oficial, porque nesse caso o condominio é quase obrigado a aceitar e aprovar. só que fica bem mais dispendioso
Penso que seria mais fácil e menos custoso até assumir o custo da diferença de Potência e ir para este método. É possível tal solução ao abrigo da legislação atual.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: custo instalação carregador e mensalidade

Mensagem por hmendes » 22 jun 2017, 22:15

lifo Escreveu:é uma hipotese, mas que também carece de aprovação do condomínio, que é capaz de levantar questões sobre o contrato da edp original, penso que isso nao deve ser suportado no contrato original. alem disso nao sei se a potência contratada poderá comportar o carregamento e o uso normal e nao faria sentido pedir ao condomínio para contratar uma potencia superior.

parece-me que o caso com maior probabilidade de sucesso é mesmo fazer tudo de forma burocrática e oficial, porque nesse caso o condomínio é quase obrigado a aceitar e aprovar. só que fica bem mais dispendioso
Boas, a aprovação do condomínio nem sequer tem de passar pelos condóminos, eu tive um problema semelhante e resolveu-se num mês, tendo a empresa que gere o condomínio autorizado a instalação (sem consulta aos condóminos) após consulta de um advogado sobre o caso... Numa reunião de condóminos a posterior, dois elementos questionaram a empresa como autorizaram sem consultar, a empresa invocou o decreto e a falta de argumentos validos que permitissem negar a autorização. Para concluir ainda questionou aos condóminos qual seria o motivo para não autorizar, ao que os mesmos responderam com um enorme silencio.

Concluindo, terás sempre que lidar com o complicadinho do prédio, mas a verdade e que não tem como não autorizar e vai ter que comer e calar.

Responder

Voltar para “Carregamento”