Condomínios...

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Condomínios...

Mensagem por jfr2006 » 24 jul 2017, 17:14

hmendes Escreveu:[

Nope, queria dizer mesmo "optimista", tendo em conta a distãncia e a dificuldade (em geral) em fazer passar cabos desde garagens a habituações em prédios já construídos e sem canais/estrutura para tal.
Mais uma vez e a título de exemplo, no meu caso o orçamento que o mesmo electricista me deu, para levar o cabo do meu lugar de garagem até ao quadro de minha casa num 2º andar, numa distancia de aproximadamente 130 mts, ultrapassava os 1000 € + iva.
Tens de dizer ao teu electricista para ir roubar para outro lado :evil:

Eu passei 46x3 metros de cabo (2 de 6mm^2 e 1 de 2.5mm^2) por um tubo que já existia (retirando o anterior), que obrigou a partir uma parte de parede e reparar e ficou tudo por uns 120€, se tanto.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 18:20

jfr2006 Escreveu:
hmendes Escreveu:[

Nope, queria dizer mesmo "optimista", tendo em conta a distãncia e a dificuldade (em geral) em fazer passar cabos desde garagens a habituações em prédios já construídos e sem canais/estrutura para tal.
Mais uma vez e a título de exemplo, no meu caso o orçamento que o mesmo electricista me deu, para levar o cabo do meu lugar de garagem até ao quadro de minha casa num 2º andar, numa distancia de aproximadamente 130 mts, ultrapassava os 1000 € + iva.
Tens de dizer ao teu electricista para ir roubar para outro lado :evil:

Eu passei 46x3 metros de cabo (2 de 6mm^2 e 1 de 2.5mm^2) por um tubo que já existia (retirando o anterior), que obrigou a partir uma parte de parede e reparar e ficou tudo por uns 120€, se tanto.
Cada caso é um caso, eu apenas personalizei e posso-te adiantar que foi o orçamento mais barato que tive.
Este cenário em particular iria passar inclusive pelo poço do elevador, para teres uma ideia da complexidade, para além de que cerca de 350 € seriam em cabo (3x6mm^2) e dois dias de trabalho seguramente, a correr muito bem! Não me parece exagerado para o cenário em causa, eu não o faria por menos certamente :D

Lá está, usaste um tubo que já existia, não estás a considerar custos de tubo vd e mão de obra necessária para a colocação destes, ainda assim esses 120 € quase que nem compram o cabo!!! Ou não estás a incluir o cabo?

Já agora porquê 2x6mm e apenas 1x2.5mm??? Se o estás a considerar para terra deveria ter a mesma secção que a fase!!!

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 18:22

hmendes Escreveu:
pancello Escreveu:Ah ok, então quando te referias a orçamento "optimista" era no sentido de estar a dizer um valor confortável... Pensei que estivesses a dizer que era optimista no sentido de "talvez seja mais".
Nope, queria dizer mesmo "optimista", tendo em conta a distãncia e a dificuldade (em geral) em fazer passar cabos desde garagens a habituações em prédios já construídos e sem canais/estrutura para tal.
Mais uma vez e a título de exemplo, no meu caso o orçamento que o mesmo electricista me deu, para levar o cabo do meu lugar de garagem até ao quadro de minha casa num 2º andar, numa distancia de aproximadamente 130 mts, ultrapassava os 1000 € + iva.
pancello Escreveu:Aqui a mão-de-obra talvez fique mais cara porque há muitas "dobras" no tubo e a coisa vai demorar mais tempo de certeza. Em todo o caso até aos 500€ acho que seria confortável porque em 3-4 anos acabava por reaver esse dinheiro através do bi-horário
Como já tinha dito anteriormente, se tens como objectivo ficar por essa habituação por pelo menos 5-8 anos, justifica sem qualquer sombra de dúvida!! Não foi o meu caso, pois a curto-médio prazo devo mudar de habitação, a família cresceu recentemente e esta já se torna pequena :D
Desculpa hmendes acho que não estou a perceber... Por 30m ele fez-te por 145€+IVA, mas por 130m foi para cima de 1000€? É que é uma diferença grande...

No meu caso era para ligar o apartamento (4o andar) à garagem, fechada, na cave. Sendo que o apartamento fica quase em cima da garagem. E não há tubos nem maneira de fazer passar o cabo sem ser por uma calha ou tubo pelas escadas abaixo...

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 20:48

pancello Escreveu: Desculpa hmendes acho que não estou a perceber... Por 30m ele fez-te por 145€+IVA, mas por 130m foi para cima de 1000€? É que é uma diferença grande...
Yep, o valor acrescido era maioritariamente mão de obra e a diferença e preço do cabo 3x4mm p/ 3x6mm. O cabo iria correr a garagem toda, entrar pelo poço do elevador, subir por este e posteriormente fazer um caminho pelo hall comum até entrar dentro de minha casa, aí dentro ainda teria de percorrer o hall interno pelo tecto falso, por forma a conseguir contornar a escada interior (duplex) e chegar ao quadro, é um caso complexo :-)
pancello Escreveu: No meu caso era para ligar o apartamento (4o andar) à garagem, fechada, na cave. Sendo que o apartamento fica quase em cima da garagem. E não há tubos nem maneira de fazer passar o cabo sem ser por uma calha ou tubo pelas escadas abaixo...
Lá está, terás o custo do cabo (que poderás ter de alterar de secção devido ao comprimento, se quiseres manter a eficácia), o custo da calha técnica, e a mão de obra de instalação. O custo de mão de obra depende do número de homens que trabalharem (à partida 2 chegam) e o tempo que gastarão no processo de colocação da calha e passagem de cabo. Não devo estar enganado que irá certamente ultrapassar os 600 € (mas posso estar). Seja como for, continuo a achar que vale a pena o investimento a médio prazo, podendo assim carregar em horas de vazio, que fica substancialmente mais barato, mas é fazer as contas!

Vai dando novidades!

Abraço!

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 22:47

hmendes Escreveu:
pancello Escreveu: Desculpa hmendes acho que não estou a perceber... Por 30m ele fez-te por 145€+IVA, mas por 130m foi para cima de 1000€? É que é uma diferença grande...
Yep, o valor acrescido era maioritariamente mão de obra e a diferença e preço do cabo 3x4mm p/ 3x6mm. O cabo iria correr a garagem toda, entrar pelo poço do elevador, subir por este e posteriormente fazer um caminho pelo hall comum até entrar dentro de minha casa, aí dentro ainda teria de percorrer o hall interno pelo tecto falso, por forma a conseguir contornar a escada interior (duplex) e chegar ao quadro, é um caso complexo :-)
pancello Escreveu: No meu caso era para ligar o apartamento (4o andar) à garagem, fechada, na cave. Sendo que o apartamento fica quase em cima da garagem. E não há tubos nem maneira de fazer passar o cabo sem ser por uma calha ou tubo pelas escadas abaixo...
Lá está, terás o custo do cabo (que poderás ter de alterar de secção devido ao comprimento, se quiseres manter a eficácia), o custo da calha técnica, e a mão de obra de instalação. O custo de mão de obra depende do número de homens que trabalharem (à partida 2 chegam) e o tempo que gastarão no processo de colocação da calha e passagem de cabo. Não devo estar enganado que irá certamente ultrapassar os 600 € (mas posso estar). Seja como for, continuo a achar que vale a pena o investimento a médio prazo, podendo assim carregar em horas de vazio, que fica substancialmente mais barato, mas é fazer as contas!

Vai dando novidades!

Abraço!
Ah, agora percebi :) No teu caso tinhas também muitas agravantes, por exemplo a do tecto falso, o poço do elevador, etc. Acredito que aqui seja mais simples, porque a garagem fechada está quase em cima do apartamento (apesar de ser preciso furar duas paredes), e o quadro está mesmo à porta de casa (talvez não seja preciso furar sequer). A quantidade de cabo é difícil prever, até porque não sei se ele teria de descer as escadas pelo canto superior, ou se pode passar ao lado dos degraus, fazendo um percurso mais tortuoso mas muito mais curto.

Só o electricista me saberá dizer...

Entretanto a cartinha para o condomínio já seguiu, e amanhã vou chatear o electricista para vir cá fazer o orçamento. Ainda vou pedir a mais dois ou três, para ter como comparar.

Vou dando novidades. Muito obrigado amigo hmendes! A tua ajuda tem sido preciosissima!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Condomínios...

Mensagem por jfr2006 » 25 jul 2017, 10:07

hmendes Escreveu:
Lá está, usaste um tubo que já existia, não estás a considerar custos de tubo vd e mão de obra necessária para a colocação destes, ainda assim esses 120 € quase que nem compram o cabo!!! Ou não estás a incluir o cabo?

Já agora porquê 2x6mm e apenas 1x2.5mm??? Se o estás a considerar para terra deveria ter a mesma secção que a fase!!!
Estou a incluir o preço do cabo, que foi comprado por mim. O terra teve de ser de 2,5mm^2, porque 3 cabos de 6mm^2 não cabiam no tubo..e já assim foi um "bico" de obra passar o cabo desde o 4º andar até à garagem.

No entanto, por questões de protecção e para prevenir, coloquei um diferencial no quadro na garagem ;)

O preço também foi mais baixo, porque fomos os 2 a trabalhar em conjunto.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 26 jul 2017, 23:18

pancello Escreveu: Ah, agora percebi :) No teu caso tinhas também muitas agravantes, por exemplo a do tecto falso, o poço do elevador, etc. Acredito que aqui seja mais simples, porque a garagem fechada está quase em cima do apartamento (apesar de ser preciso furar duas paredes), e o quadro está mesmo à porta de casa (talvez não seja preciso furar sequer). A quantidade de cabo é difícil prever, até porque não sei se ele teria de descer as escadas pelo canto superior, ou se pode passar ao lado dos degraus, fazendo um percurso mais tortuoso mas muito mais curto.
Yep, normalmente as coisas difíceis vêm todas ter comigo :lol:
Tal como eu disse, cada caso é um caso e no teu caso, a ser assim tão directo, eventualmente terá custos mais reduzidos.
pancello Escreveu: Só o electricista me saberá dizer...

Entretanto a cartinha para o condomínio já seguiu, e amanhã vou chatear o electricista para vir cá fazer o orçamento. Ainda vou pedir a mais dois ou três, para ter como comparar.
Pede sempre mais do que um orçamento, vais ver que há sempre diferenças.
pancello Escreveu: Vou dando novidades. Muito obrigado amigo hmendes! A tua ajuda tem sido preciosissima!
Sempre ao dispôr, no que souber e puder estou aqui para ajudar, essa é uma das mais valias desta fantástica comunidade, sempre alguém disposto a ajudar e nós sempre a aprender.

Abraço!

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 26 jul 2017, 23:29

jfr2006 Escreveu: Estou a incluir o preço do cabo, que foi comprado por mim. O terra teve de ser de 2,5mm^2, porque 3 cabos de 6mm^2 não cabiam no tubo..e já assim foi um "bico" de obra passar o cabo desde o 4º andar até à garagem.
Se tudo correr bem não haverá problema, só achei estranho porque as regras dizem que o terra deve ter a mesma secção da fase, para casos extremos, calculo...
jfr2006 Escreveu: O preço também foi mais baixo, porque fomos os 2 a trabalhar em conjunto.
Ora, essa é a grande diferença, meteste mãos à obra :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por mjr » 29 jul 2017, 10:52

A razão da terra ter a mesma secção da fase é porque no caso de uma ligação da fase à terra a corrente será igual nos dois condutores e é possível que a corrente não seja suficiente para disparar o disjuntor térmico mas ser acima da corrente maxima do condutor de terra caso este tenha uma menor secção. Claro que com um diferencial a funcionar corretamente ele irá disparar muito antes de haver algum sobre aquecimento no condutor de terra por ter uma menor secção. Mas se o diferencial falhar...

Neste caso particular eu não me preocupava muito, até porque normalmente há vários diferenciais pelo caminho.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 31 jul 2017, 14:59

mjr Escreveu:A razão da terra ter a mesma secção da fase é porque no caso de uma ligação da fase à terra a corrente será igual nos dois condutores e é possível que a corrente não seja suficiente para disparar o disjuntor térmico mas ser acima da corrente maxima do condutor de terra caso este tenha uma menor secção. Claro que com um diferencial a funcionar corretamente ele irá disparar muito antes de haver algum sobre aquecimento no condutor de terra por ter uma menor secção. Mas se o diferencial falhar...

Neste caso particular eu não me preocupava muito, até porque normalmente há vários diferenciais pelo caminho.
Tinha lido qualquer coisa nesse sentido, mas não há nada como a explicação de quem sabe. Obrigado mais uma vez MJR :)

Responder

Voltar para “Carregamento”