Condomínios...

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Condomínios...

Mensagem por RNM » 05 jul 2017, 15:19

Excelente resumo Pemifer, my thoughts exactly!

Sim, ouro sobre azul será a energia vir do próprio apartamento, ninguém discute isso.
Mas o óptimo é inimigo do bom.

Desejo muita sorte e muita calma e assertividade quando comunicar com o condominio.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 05 jul 2017, 19:45

pemifer Escreveu:Caro
O meu cabo tem 110m do quadro da garagem à tomada... esse pessoal que fala em quedas de tensão e mais não sei o quê pode pegar no multímetro e vir à minha garagem comprovar as teorias...
A melhor coisa é ignorar isso!
Eh pá, isso é que é respeitar a opinião de outros!!! Tudo o que foi dito aqui sobre a secção do cabo tem fundamento, não é apenas "porque alguém acha"! Inclusive o mjr apresentou valores exactos calculados. Ninguém te obriga a aceitar conselhos ou opiniões, mas o comentário foi desnecessário...

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Condomínios...

Mensagem por Filipe » 06 jul 2017, 00:18

Não estará a haver confusão de 1,5 mm de diâmetro, com 1,5 mm2 de secção. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por mjr » 06 jul 2017, 10:28

Por acaso vai dar quase ao mesmo Filipe. 1,5mm de diâmetro são 1,7mm2 de secção.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Condomínios...

Mensagem por Apr » 06 jul 2017, 10:32

Pemifer tens um potencial problema, qual o disjuntor que tens a proteger esse circuito, quantos amperes carregas e qual a queda de tensão no carro quando estás a carregar?

Há coisas dificeis de medir, se não sabes não inventes, mas pede a alguém que te ajude.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 20 jul 2017, 11:58

Bom, há novidades... Mas não boas novidades.

Reuni hoje com a administração, na esperança que eles tivessem contactado o jurista deles. O que não aconteceu. O senhor voltou a insistir que não dava, que a administração não pode tomar essa decisão sozinha, e eu lá me passei e li em voz alta a lei. E ele embirrou porque diz que a instalação prejudica a linha arquitetónica do edifício (???).

De resto, insiste que podemos tentar marcar uma assembleia extraordinária e mesmo que não tenhamos os 2/3 da malta necessária podemos inserir na acta que foi tomada essa decisão e depois esperar que ninguém impugne a acta, bla bla bla.

Estava a pensar por isso contactar primeiro um jurista, e ao enviar a carta que está no site da UVE, juntar também um parecer desse jurista. Assim, se o jurista da administração ler a lei de outra maneira, vai ter de justificar muito bem... Para não ir contra o seu colega.

Perguntava por isso se alguém conhece um bom jurista na zona Norte do país?

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 20 jul 2017, 12:16

pancello Escreveu:Bom, há novidades... Mas não boas novidades.

Reuni hoje com a administração, na esperança que eles tivessem contactado o jurista deles. O que não aconteceu. O senhor voltou a insistir que não dava, que a administração não pode tomar essa decisão sozinha, e eu lá me passei e li em voz alta a lei. E ele embirrou porque diz que a instalação prejudica a linha arquitetónica do edifício (???).

De resto, insiste que podemos tentar marcar uma assembleia extraordinária e mesmo que não tenhamos os 2/3 da malta necessária podemos inserir na acta que foi tomada essa decisão e depois esperar que ninguém impugne a acta, bla bla bla.

Estava a pensar por isso contactar primeiro um jurista, e ao enviar a carta que está no site da UVE, juntar também um parecer desse jurista. Assim, se o jurista da administração ler a lei de outra maneira, vai ter de justificar muito bem... Para não ir contra o seu colega.

Perguntava por isso se alguém conhece um bom jurista na zona Norte do país?
Amigo Pancello, estás a fazer as coisas de forma errada.
O que tens a fazer é comunicar (e não pedir autorização) ao condomínio a intenção de instalação e invocares o decreto (se precisares envio-te o documento que enviei ao meu condomínio) por escrito, enviado por carta com aviso de recepção.
Eles têm 30 dias para se oporem sobre uma das 3 alíneas seguintes, justificando por escrito!!!
a) Quando, após comunicação da intenção de instalação
por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal,
procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto
de carregamento de baterias de veículos elétricos para uso
partilhado que permita assegurar os mesmos serviços,
a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus
potenciais utilizadores;

b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carre-
gamento de baterias de veículos elétricos ou tomada elé-
trica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos
serviços e a mesma tecnologia;

c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou
tomada elétrica coloque em risco efetivo a segurança de
pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitetónica do
edifício.
Caso não haja resposta no prazo indicado, é deferimento tácito. Havendo, tal como disse têm de justificar o motivo e partir daí podes tomar ações.
No caso em concreto em que afirma que prejudica a linha arquitectónica, tem que fundamentar, não basta afirmar.

Não desistas, a lei está do teu lado... eu também estive para desistir e só quando apertei com o advogado é que se resolveu.

Abraço!

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Condomínios...

Mensagem por Erbium » 20 jul 2017, 14:23

hmendes Escreveu:Amigo Pancello, estás a fazer as coisas de forma errada.
O que tens a fazer é comunicar (e não pedir autorização) ao condomínio a intenção de instalação e invocares o decreto (se precisares envio-te o documento que enviei ao meu condomínio) por escrito, enviado por carta com aviso de recepção.
Eles têm 30 dias para se oporem sobre uma das 3 alíneas seguintes, justificando por escrito!!!
Também me parece que estás a ir ao contrário, a lei diz que podes exceto se... ou seja, a dificuldade está do lado deles para conseguirem justificar porque não!

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 20 jul 2017, 16:07

Obrigado amigos. Sim, eu inclusive disse na reunião que não estava ali para resolver coisa alguma, mas sim a ver se ele entretanto tinha lido a lei, se se tinha informado (como é seu dever), ou se havia alguma solução mais simples.

Entretanto já falei com um advogado, e ele diz que a lei não é muito clara no que diz respeito à ligação ao quadro do condomínio, e que o melhor seria seguir à risca a lei, que é mais clara no sentido de defender que se faça passar uma calha ao longo da escadaria toda até lá abaixo (aí uns 100m de cabo), e ligar ao quadro cá em cima. E se for feito assim, é mais certo de eles não poderem alegar nada.

Coloca-se é a questão do orçamento da coisa, mas por outro lado se ligar ao quadro cá em cima posso poupar dinheiro pedindo um tarifário bi-horário (que não poderia fazer caso utilizasse a luz do condomínio).

Também disse para mandar a carta e avançar logo que passem os 30 dias, e "o último que feche a porta". Ou seja é mais fácil depois estar à defesa ("já está feito, e agora?") do que ao ataque.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Condomínios...

Mensagem por Erbium » 20 jul 2017, 16:14

Também sou a favor de ligares ao teu quadro de casa, não ficas dependente deles para escolher o tarifário nem a potência...

Responder

Voltar para “Carregamento”