Condomínios...

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 20 jul 2017, 17:57

Sim, por essa razão dediquei-me a fazer uma folha excel, e pelas contas (apesar de ser folha excel, é sempre muito a olho devido aos consumos, aos kms, etc) pouparia uns 150€ por ano. Ou seja, se gastar uns 500€ na obra (uns 100m de cabo + 100m de calha + mão de obra... acham muito?) em 3 anos e qualquer coisa compensava o investimento...

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 20 jul 2017, 22:52

Erbium Escreveu:Também sou a favor de ligares ao teu quadro de casa, não ficas dependente deles para escolher o tarifário nem a potência...
Concordo, é sem dúvida a melhor opção num investimento a médio/longo prazo, de outra forma não compensa!

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 20 jul 2017, 22:55

pancello Escreveu:Sim, por essa razão dediquei-me a fazer uma folha excel, e pelas contas (apesar de ser folha excel, é sempre muito a olho devido aos consumos, aos kms, etc) pouparia uns 150€ por ano. Ou seja, se gastar uns 500€ na obra (uns 100m de cabo + 100m de calha + mão de obra... acham muito?) em 3 anos e qualquer coisa compensava o investimento...
Dependendo do calibre do cabo que vais colocar e dos locais por onde o cabo irá passar, parece-me que o orçamento está muito optimista.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 21 jul 2017, 00:01

hmendes Escreveu:
pancello Escreveu:Sim, por essa razão dediquei-me a fazer uma folha excel, e pelas contas (apesar de ser folha excel, é sempre muito a olho devido aos consumos, aos kms, etc) pouparia uns 150€ por ano. Ou seja, se gastar uns 500€ na obra (uns 100m de cabo + 100m de calha + mão de obra... acham muito?) em 3 anos e qualquer coisa compensava o investimento...
Dependendo do calibre do cabo que vais colocar e dos locais por onde o cabo irá passar, parece-me que o orçamento está muito optimista.
São três furos em paredes, e uma calha ao longo de toda a escadaria... O material é fácil calcular, mas a mão de obra é que já não sei. Achas que deve ser mais? Tipo uns 600€?

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 01:39

Alterei um pouco a carta proposta pela UVE, para poder comunicar as minhas intenções à administração do condomínio.

Que vos parece? Devo detalhar mais o que pretendo fazer? Ou crêm que é suficiente para se perceber que não vai alterar a linha arquitectónica do edifício nem pôr em risco pessoas e bens?
Ex.mos Senhores,

Venho pela presente, na qualidade de condómino da fração X do edifício sito na Rua XXXXXX , N.ºXX em Vila do Conde, informar a administração do condomínio da minha intenção em instalar um posto de carregamento para veículo elétrico no lugar de parqueamento XX, de acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014.

A instalação do referido posto de carregamento será realizado através de uma calha técnica, pela caixa das escadas, até ao piso CAVE, e será realizada por entidade habilitada para o efeito, de acordo com as regras técnicas e legislação em vigor, garantindo a efetiva segurança e proteção de pessoas e bens quer durante a instalação quer em funcionamento.

Em anexo junto documentação relevante para auxiliar a administração do condomínio a fundamentar a sua decisão.

Encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento complementar.


Cumprimentos,
Obrigado amigos por toda a ajuda que me têm dado. Espero que o assunto se resolva rapidamente, e que este tópico venha a ser de boa ajuda para outros!

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 09:58

pancello Escreveu:Alterei um pouco a carta proposta pela UVE, para poder comunicar as minhas intenções à administração do condomínio.

Que vos parece? Devo detalhar mais o que pretendo fazer? Ou crêm que é suficiente para se perceber que não vai alterar a linha arquitectónica do edifício nem pôr em risco pessoas e bens?
Ex.mos Senhores,

Venho pela presente, na qualidade de condómino da fração X do edifício sito na Rua XXXXXX , N.ºXX em Vila do Conde, informar a administração do condomínio da minha intenção em instalar um posto de carregamento para veículo elétrico no lugar de parqueamento XX, de acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014.

A instalação do referido posto de carregamento será realizado através de uma calha técnica, pela caixa das escadas, até ao piso CAVE, e será realizada por entidade habilitada para o efeito, de acordo com as regras técnicas e legislação em vigor, garantindo a efetiva segurança e proteção de pessoas e bens quer durante a instalação quer em funcionamento.

Em anexo junto documentação relevante para auxiliar a administração do condomínio a fundamentar a sua decisão.

Encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento complementar.


Cumprimentos,
Obrigado amigos por toda a ajuda que me têm dado. Espero que o assunto se resolva rapidamente, e que este tópico venha a ser de boa ajuda para outros!
É mesmo isso, não te esqueças de enviar o decreto. Eu sublinhei com caneta fluorescente os pontos chave do artigo 29º ;)

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 10:26

Sim eu imprimi o decreto todo, mais aquela documentação da certiel... Eles documentação com que se entreterem vão ter, isso é certo! Hehe. No total é aí uma centena de páginas que vou mandar pelo correio.

Entretanto hoje ou amanhã devo conseguir orçamentos para fazer esta obra... Espero que não fique a um preço exorbitante...

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 11:18

pancello Escreveu:Sim eu imprimi o decreto todo, mais aquela documentação da certiel... Eles documentação com que se entreterem vão ter, isso é certo! Hehe. No total é aí uma centena de páginas que vou mandar pelo correio.

Entretanto hoje ou amanhã devo conseguir orçamentos para fazer esta obra... Espero que não fique a um preço exorbitante...
O valor vai sempre depender do calibre do cabo e do trabalho em fazer chegar o mesmo ao teu quadro.
A título de exemplo posso-te indicar que o eletricista que me fez a ligação ao quadro cobrou 1,5 + IVA pelo metro de cabo XV 3x4mm (45 €) e 90 € pelo serviço (30 mts, com tubo vd e respectivas abraçadeiras) que durou cerca de 3h. Ou seja, se eu me ficasse apenas pela ligação ao quadro, ter-me-ia ficado por 135 € + IVA.

pancello
Mensagens: 157
Registado: 04 nov 2016, 16:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Condomínios...

Mensagem por pancello » 24 jul 2017, 13:20

hmendes Escreveu:
pancello Escreveu:Sim eu imprimi o decreto todo, mais aquela documentação da certiel... Eles documentação com que se entreterem vão ter, isso é certo! Hehe. No total é aí uma centena de páginas que vou mandar pelo correio.

Entretanto hoje ou amanhã devo conseguir orçamentos para fazer esta obra... Espero que não fique a um preço exorbitante...
O valor vai sempre depender do calibre do cabo e do trabalho em fazer chegar o mesmo ao teu quadro.
A título de exemplo posso-te indicar que o eletricista que me fez a ligação ao quadro cobrou 1,5 + IVA pelo metro de cabo XV 3x4mm (45 €) e 90 € pelo serviço (30 mts, com tubo vd e respectivas abraçadeiras) que durou cerca de 3h. Ou seja, se eu me ficasse apenas pela ligação ao quadro, ter-me-ia ficado por 135 € + IVA.
Ah ok, então quando te referias a orçamento "optimista" era no sentido de estar a dizer um valor confortável... Pensei que estivesses a dizer que era optimista no sentido de "talvez seja mais".

Aqui a mão-de-obra talvez fique mais cara porque há muitas "dobras" no tubo e a coisa vai demorar mais tempo de certeza. Em todo o caso até aos 500€ acho que seria confortável porque em 3-4 anos acabava por reaver esse dinheiro através do bi-horário

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Condomínios...

Mensagem por hmendes » 24 jul 2017, 16:05

pancello Escreveu:Ah ok, então quando te referias a orçamento "optimista" era no sentido de estar a dizer um valor confortável... Pensei que estivesses a dizer que era optimista no sentido de "talvez seja mais".
Nope, queria dizer mesmo "optimista", tendo em conta a distãncia e a dificuldade (em geral) em fazer passar cabos desde garagens a habituações em prédios já construídos e sem canais/estrutura para tal.
Mais uma vez e a título de exemplo, no meu caso o orçamento que o mesmo electricista me deu, para levar o cabo do meu lugar de garagem até ao quadro de minha casa num 2º andar, numa distancia de aproximadamente 130 mts, ultrapassava os 1000 € + iva.
pancello Escreveu:Aqui a mão-de-obra talvez fique mais cara porque há muitas "dobras" no tubo e a coisa vai demorar mais tempo de certeza. Em todo o caso até aos 500€ acho que seria confortável porque em 3-4 anos acabava por reaver esse dinheiro através do bi-horário
Como já tinha dito anteriormente, se tens como objectivo ficar por essa habituação por pelo menos 5-8 anos, justifica sem qualquer sombra de dúvida!! Não foi o meu caso, pois a curto-médio prazo devo mudar de habitação, a família cresceu recentemente e esta já se torna pequena :D

Responder

Voltar para “Carregamento”