Guia de atuação para as autoridades competentes

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por labutess » 16 ago 2017, 23:59

Como eu e mts daqui do fórum, já devem estar fartos dos abusos por parte de certos condutores, de suas manias e caprichos,devemos reclamar nas entidades devidas pelos nossos direitos.
Mas o que acontece é vamos reclamar e do outro lado parece que estamos a falar da lua e afins.Resultado,a maior parte dos polícias Não Sabe nada de carregamentos ,sinalização, etc.
O que eu propunha era que fizéssemos um guia,do tipo como a UVE fez para o estacionamento, mas agora para deixarmos nos postos da GNR,PSP e câmaras a explicar estes assuntos.por exemplo um leaf a carregar acende 3 luzes a piscar quando acaba ficam 3 luzes acesas que depois apagam -apartir deQui acabou a carga,o condutor deve retirar a viatura ao fim de x tempo.Passado este tempo deve ser Multado.
Eu penso se nós passarmos esta mensagem de forma contrutiva, podemos em pouco tempo ter mais aliados na mobilidade eléctrica.
Propunha que este guia tivesse;
Um formato A4 onde todos nós podessem os imprimir
Os respetivos sinais e suas designações .
Os vários tipos de carregamento.
As várias marcas de VEs com o seu tipo de identificação de carga.
Outras,opinem

Totta
Mensagens: 32
Registado: 20 abr 2017, 22:55
Data de fabrico: 01 fev 2011

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por Totta » 17 ago 2017, 03:45

Parece boa ideia

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por Erbium » 17 ago 2017, 09:14

Na minha opinião:
- especificar os indicadores de carga para cada veiculo é (e esperemos que seja cada vez mais) extenso e, consequentemente, pouco eficaz (não vão ler)
- sinais não, não vais ensinar a missa ao padre!
- interessante é "explicar" o funcionamento dos postos, são menos variados que os carros e mais eficaz de concluir se está à carga ou não

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por rnlcarlov » 17 ago 2017, 11:34

Erbium Escreveu:Na minha opinião:
- especificar os indicadores de carga para cada veiculo é (e esperemos que seja cada vez mais) extenso e, consequentemente, pouco eficaz (não vão ler)
Até porque em alguns carros não é extremamente difícil ver se está a carregar ou não sem entrar dentro da viatura (como nos clones).

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por pedromgs » 17 ago 2017, 12:06

Bom dia,
Concordo, mas seria mais fácil explicar como saber se o posto está a enviar energia ou não, e não os formatos dos automóveis.
Sugeria era em termos de câmaras e afins a colocação dos postos à limitar o tempo de carga principalmente nos rápidos.
Nissan Leaf 03/2017

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por migle » 26 out 2017, 12:09

O problema é: consegue-se ver em todos os carros? Ou aqueles em que não se consegue ver se estão a carregar saem com o benefício da dúvida?
Eu sou um bocado novo nisto, mas farto-me de ver carros nos postos de carregamento sem luzes a piscar. E o meu demora sempre menos tempo a carregar do que diz inicialmente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por Erbium » 26 out 2017, 14:29

Podia a indicação visual no posto do estado de carregamento ser obrigatório por lei/exigido em concurso, tinhamos o problema resolvido, as autoridades para efeitos de controle/fiscalização não precisavam de conhecer todos os VE's para perceber se estavam ou não a carregar! :roll:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por hmendes » 26 out 2017, 14:37

Erbium Escreveu:Podia a indicação visual no posto do estado de carregamento ser obrigatório por lei/exigido em concurso, tinhamos o problema resolvido, as autoridades para efeitos de controle/fiscalização não precisavam de conhecer todos os VE's para perceber se estavam ou não a carregar! :roll:
Ora, tá tudo dito!!!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Guia de atuação para as autoridades competentes

Mensagem por migle » 27 out 2017, 12:17

Então e os carros que permitem configurar (reduzir) a potência de carregamento? O Ioniq permite (isto é, se o firmware funcionar).

"Só duas horas para carregar? Hum... Deixa-me pôr isto em reduzido, ou em mínimo, que preciso de lugar para o dia inteiro."

Só penalizava os esquecidos em relação aos verdadeiramente espertinhos.
Em última análise, um Tesla num PCL pode sempre estacionar o dia inteiro.

Não dá. Só pagando, mesmo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Carregamento”