Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Responder
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Mensagem por mafgod » 24 nov 2017, 14:54

Viva,

ainda não vi por aqui discutida a questão da localização dos postos PCN e PCR face a utilizadores de VE com mobilidade reduzida.
Se eu por vezes tenho dificuldade em colocar o meu carro em carga num PC, imagino como seria se tivesse reduzida.

Para quem tenha mobildidade reduzida e um CI, basta escolher um posto de combustivel onde tenha um serviço personalizado (ainda há alguns) mas se fosse um VE estaria.... digamos.... :think:

Visto que há uma regra/norma/lei que diz que os espaços públicos devem estar acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, os postos de carga (principalmente os PCR) não deveriam de estar abrangidos também?

Qual a vossa opinião?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Mensagem por mjr » 24 nov 2017, 15:03

Pois... isso é sempre um problema. Nas AE os postos são sempre Self-Service (e são os mais caros!), pelo que limita logo bastante as pessoas com MR. Não vejo solução simples para estes casos, deverá prevalecer a entre-ajuda das pessoas nas redondezas para iniciar e terminar a carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Mensagem por mafgod » 24 nov 2017, 15:12

mjr Escreveu:Pois... isso é sempre um problema. Nas AE os postos são sempre Self-Service (e são os mais caros!), pelo que limita logo bastante as pessoas com MR. Não vejo solução simples para estes casos, deverá prevalecer a entre-ajuda das pessoas nas redondezas para iniciar e terminar a carga.
O problema é chegares a um posto de carga com mobilidade reduzida, não dar para o por a carregar e não haver viva'lma nas redondezas.
Numa AS, ainda pode ir de cadeiras de rodas e pedir a quem lá esteja de serviço para o ajudar.... e para isoo é preciso que a pessoa possa ausentar-se,
Entretanto o ir e vir, já passaram alguns minutos que seriam os necessários para carregar o carro....

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Mensagem por RJSC » 24 nov 2017, 18:57

Para pessoas de mobilidade reduzida só quando houver carregamento por indução é que fica resolvido.
Mas nunca vai ser um carregamento muito rápido.

Com cabo são necessários lugares de carregamento muito mais largos para a cadeira circular à volta do veículo e os postos de carregamento terão que ter um cabo mais comprido.
Isto já para não falar na altura do ecrã.

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga e utilizadores com mobilidade reduzida

Mensagem por pnunes » 24 nov 2017, 21:42

Na Alemanha a legislação é mais apertada, uma percentagem de PCR já tem o HMI mais baixo assim como a posição das fichas de carga, também o espaço em redor é significativamente maior.
Mas isso é Alemanha, aqui nem os pcr instalam ;)
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Responder

Voltar para “Carregamento”