Electromaps - utilidade e atualização

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por Apr » 27 mai 2018, 23:48

Da ultima vez que entrei no electromaps anda era patrocinado pela VW :oops:


Esta realmente muito diferente, tem opções de pagamento e reserva de postos... será uma plataforma para gerir uma rede alternativa?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por RJSC » 28 mai 2018, 00:15

Há mais de 6 meses que não carrego fora de casa e portanto não atualizei nenhum posto no eletromaps.
Fiquei a saber dessas novas restrições por aqui.
Eu passo para o Open Charge Maps, o difícil é levar o resto das pessoas para outra plataforma.
O eletromaps durante algum tempo foi a única plataforma a ser utilizada em Portugal com alguma dimensão e acho que tem a maioria dos utilizadores. Agora com várias plataformas vai ser muito difícil alguma ganhar massa crítica para que as informações estejam minimamente atualizadas.
Um agregador de dados de todas as plataformas é que era impecável.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por migle » 28 mai 2018, 09:49

Apr Escreveu:Esta realmente muito diferente, tem opções de pagamento e reserva de postos... será uma plataforma para gerir uma rede alternativa?
Eu acho que é, tanto mais que há postos que são activáveis pelo electromaps (app e cartão RFID). E a verdade, é que em Espanha eles bem precisam, porque as que existem são de bradar aos céus. Eu ainda estou à espera há semanas da resposta do Ayuntamiento de Barcelona acerca da possibilidade de obter um cartão.

Também é verdade que uma plataforma dessas também é útil para nós, para podermos pagar a electricidade de restaurantes, etc, postos privados.

Mas um sistema informativo, um OpenStreetMap dos postos (onde todos os outros vão buscar a informação à pala) também faz falta.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2018, 10:07

Já o disse no FB: para mim o electromaps está muito pior.
Antes era um sistema simples de usar e muito adaptado à nossa (triste) realidade. Depois veio a moda do check in e modificaram aquilo tudo, para pior.
Tem várias coisas piores, mas o maior problema é sem dúvida obrigar estar junto ao posto para fazer check in. Sem nexo... A consequência inevitável é menor actualização do estado dos postos.

Enfim, continuo a usar para planear as viagens, mas no terreno é o mapa da MobiE e o mobiechecker do grande Renato.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rnlcarlov » 28 mai 2018, 14:23

BrunoAlves Escreveu:Já o disse no FB: para mim o electromaps está muito pior.
Antes era um sistema simples de usar e muito adaptado à nossa (triste) realidade. Depois veio a moda do check in e modificaram aquilo tudo, para pior.
Tem várias coisas piores, mas o maior problema é sem dúvida obrigar estar junto ao posto para fazer check in. Sem nexo... A consequência inevitável é menor actualização do estado dos postos.
Concordo, por isso é que só tenho instalada a versão 3.1.8. Asssim continuo a poder atualizar info dos postos à vontade. Quando tive de instalar noutro telemóvel tirei apenas a apk com essa versão.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por Erbium » 28 mai 2018, 14:33

rnlcarlov Escreveu:Concordo, por isso é que só tenho instalada a versão 3.1.8. Asssim continuo a poder atualizar info dos postos à vontade. Quando tive de instalar noutro telemóvel tirei apenas a apk com essa versão.
Boa ideia. :lol:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2018, 14:35

Boa. Nunca me tinha ocorrido :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rimsilva » 28 mai 2018, 15:11

Eu pessoalmente não estou totalmente de acordo com alguns dos aspectos referidos.

Na versão antiga o que é que faziam quando uma tomada funcionava e outra não? No campo de comentário escolhiam a opção "some sockets do not work" e explicavam o problema, na versão actual fazemos check-in na tomada que está a funcionar e no final o Electromaps regista essa tomada como funcional (porque a gestão é tomada a tomada) e podemos desde logo indicar no comentário o status de todas as tomadas (como sempre fizemos), se quisermos ser mais rigorosos podemos fazer check-in na outra tomada, escolher a opção que não foi possível carregar, seleccionar a opção "some sockets do not work" e reportar a avaria...

Na versão actual os comentários continuam a ser possíveis de realizar, são não dá para escolher o estado do posto.

Como principio faz sentido que os postos sejam actualizados quando o utilizador está lá comprovando o estado do mesmo, mas para isso a função que liga ao GPS do telemóvel deve funcionar como deve ser, coisa que não estava a acontecer. Eu fui um dos utilizadores que reportei o problema e parece-me que já foi resolvido porque já usei umas 2 ou 3 vezes sem problemas.

As pessoas têm tendência a comparar o sistema de check-in do Electromaps com o do Plugshare, mas a meu ver é misturar alhos com bugalhos, porque o Plugshare é muito mais básico, sem qualquer gestão dos postos tomada a tomada, que hoje pode não parecer nada relevante, mas mais tarde quando se começar a pensar em integrar estas aplicações com os pagamentos, será a única forma de a aplicação poder funcionar.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por rnlcarlov » 28 mai 2018, 15:15

Só por uma pessoa estar no local do posto não implica necessariamente que tenha ligação à internet.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Electromaps - utilidade e atualização

Mensagem por BrunoAlves » 28 mai 2018, 15:24

Ou quando não apanhas GPS, ou quando o telemóvel demora minutos a apanhar o GPS, ou porque pura e simplesmente te esqueceste e podias fazê-lo 5min depois...
Uma solução de compromisso seria deixar de obrigar a estar junto do posto. Até agora isso não era necessário e as actualizações e comentários funcionavam bem e sem abusos que se conheçam, não percebo porque é que agora implementam isso e com um raio minúsculo...
As pessoas têm tendência a comparar o sistema de check-in do Electromaps com o do Plugshare,
Parte do meu desagrado com esta actualização é exactamente por não reconhecer nenhuma valia a este sistema, quer numa quer noutra aplicação. "Estragaram" uma aplicação que funcionava perfeitamente bem para implementar uma funcionalidade que, do meu ponto de vista, tem pouca ou nenhuma mais valia. Nunca fiz nenhum check in num posto que tivesse outro check in feito há menos de um mês.
Na versão antiga o que é que faziam quando uma tomada funcionava e outra não? No campo de comentário escolhiam a opção "some sockets do not work" e explicavam o problema, na versão actual fazemos check-in na tomada que está a funcionar e no final o Electromaps regista essa tomada como funcional (porque a gestão é tomada a tomada) e podemos desde logo indicar no comentário o status de todas as tomadas (como sempre fizemos), se quisermos ser mais rigorosos podemos fazer check-in na outra tomada, escolher a opção que não foi possível carregar, seleccionar a opção "some sockets do not work" e reportar a avaria...
Esta funcionalidade de facto é uma melhoria. Não compensa o resto, mas aceito que no futuro quando houverem mais tomadas a funcionar do que não seja importante que as pessoas tenham criado o hábito de registar tomada a tomada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”